Experiência escolar de um adolescente infrator associada ao consumo e venda de substâncias psicoativas em Bogotá
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v11i3.996Palavras-chave:
Eescola, adolescência, toxicomania, tráfico de narcóticos, narcóticomundoResumo
O artigo analisa a experiência escolar de um adolescente infrator a partir da teoria da sociologia da experiência social e escolar de François Dubet e Danilo Martuccelli. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os adolescentes infratores configuram sua experiência escolar; o enfoque metodológico é qualitativo, utilizando a entrevista em profundidade e a revisão documental. Como resultados, se ressalta esta experiência escolar associada ao fracasso escolar e sua relação com o início do consumo e a venda de substâncias psicoativas. Conclui-se que na experiência escolar deste adolescente infrator está presente a alienação escolar como perda de sentido do estudo, o que põe em tensão suas relações familiares, a integração com seus grupos de pares e a interrupção de seus passos acadêmicos como projeto de vida.Downloads
Referências
Cruz y Cruz, E. (2007). El concepto de menores infractores. Revista del Posgrado en Derecho de la UNAM, 354.
Delgado, J. M., & Gutiérrez Fernández, J. (1995). Métodos y técnicas cualitativas de Investigación en ciencias sociales. Madrid: Síntesis.
Departamento Nacional de Planeación. (2019). Bases del Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022. Pacto por Colombia, Pacto por la Equidad. Bogotá.
Dubet, F., & Martuccelli, D. (1996). En la escuela: sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada.
Dubet, F. (2006a). El declive de la institución: profesiones, sujetos e individuos ante la reforma del Estado. Barcelona: Gedisa.
Dubet, F. (2006b). La escuela de las oportunidades: ¿qué es una escuela justa? (M. Polo, trad.). Barcelona: Gedisa.
Dubet, F. (2010). Sociología de la experiencia. Madrid: Editorial Complutense y Centro de Investigaciones Sociológicas.
Dubet, F. (2012). Repensar la justicia social: contra el mito de la igualdad de oportunidades. Buenos Aires: Siglo XXI.
Departamento Nacional de Planeación. (2019). Bases para el Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022. Pacto por Colombia, Pacto por la Equidad.
Duverger, M. (1962). Métodos de las ciencias sociales. Barcelona: Ariel.
Fiscalía General de la Nación. (2008). Sistema de Responsabilidad Penal para Adolescentes. Bogotá: Fiscalía General de la Nación.
García Sánchez, B., & Guerrero Barón, J. (2012). Núcleos de Educación Social NES. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
García Sánchez, B. (2017). Contravenciones escolares, entornos barriales e inseguridad urbana. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
García Sánchez, B. (2018). Política de Infancia para jóvenes en conflicto con la ley penal en Colombia. En G. A. García Lara & O. Cruz Pérez, Sociedad y violencia (p. 280). Ciudad de México: Manual Moderno.
Ley 1098. (2006). Por la cual se expide el Código de Infancia y Adolescencia.
Ley 12. (1991). Por medio de la cual se aprobó la Convención sobre los Derechos del Niño. Colombia.
Ministerio de Justicia y del Derecho-Observatorio de Drogas de Colombia. (2016). Microtráfico y comercialización de sustancias psicoactivas en pequeñas cantidades en contextos urbanos. Bogotá.
Ministerio de Justicia y del Derecho-Observatorio de Drogas de Colombia, Ministerio de Educación Nacional, Ministerio de Salud y Protección Social. (2016). Estudio Nacional de Consumo de Sustancias Psicoactivas en Población Escolar Colombia 2016. Bogotá.
Ministerio de Salud. (1993). Resolución 8430.
Observatorio de Drogas de Colombia. (2015). Nuevas sustancias psicoactivas detectadas en Colombia. Recuperado de http://www.odc.gov.co/Portals/1/encuentro-regiones/docs/10-nuevas-sustancias-psicoactivas-colombia.pdf.
Palacios Mena, N. (2018). La experiencia social de la educación: un estudio de tres instituciones educativas de secundaria de Colombia.
Sautu, R. (2003). Todo es teoría: objetivos y métodos de investigación. Buenos Aires: Ediciones Lumiere.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.