Didática e desenvolvimento do pensamento lógico matemático. Uma abordagem hermenêutica a partir do cenário da educação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v11i3.991

Palavras-chave:

educação inicial, pensamento lógico matemático, ensino monótono, descontextualizados, mediação docente

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar a prática docente no desenvolvimento do pensamento lógico matemático das crianças de um centro de educação inicial de Paraguaná, Venezuela. O paradigma é qualitativo com um projeto de estudo de caso, modalidade de campo, de tipo interpretativo apoiado no método hermenêutico-dialético. Utilizou-se como técnica a entrevista em profundidade mediante uma roteiro de entrevista semiestruturado que contem 3 subtemas a explorar com 14 perguntas abertas dirigidas a 6 docentes. A informação obtida foi processada através do software Atlas TI 6.0, foi codificada, categorizada, e foram criadas redes semânticas, que facilitaram a interpretação dos achados, os quais refletem que a maioria dos docentes possui pouco conhecimento sobre os processos do pensamento lógico matemático e, portanto, aplicam estratégias de ensino monótonas e descontextualizadas onde a instrução é priorizada diante da mediação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jelly Katherine Lugo Bustillos, Núcleo de Investigación Educativa Paraguaná

    Docente e Investigadora

  • Overlys Vilchez Hurtado, Núcleo de Investigación Educativa Paraguaná

    Docente e Investigadora

  • Luis Jesús Romero Álvarez, Núcleo de Investigación Educativa Paraguaná

    Docente e Investigador

Referências

Ausubel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1998). Psicología educativa, un punto de vista cognoscitivo. Primera edición en español (1983). México: Editorial Trillas. Decimoprimera reimpresión.

Balmaceda-Vásquez, T. D. C. (2017). Estrategia metodológica que utiliza la docente en el desarrollo lógico matemático para sus alumnos de multinivel de educación inicial en el colegio público Esther Galiardys de ciudad Sandino en el segundo semestre del año 2016 (tesis doctoral). Managua, Nicaragua: Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Recuperado de http://repositorio.unan.edu.ni/id/eprint/3802.

Carrera-Cargua, A. (2017). Uso de materiales didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ámbito lógico matemático de los niños/as de educación inicial (tesis doctoral). Ecuador: PUCESE, Maestría en Ciencias de la Educación. Recuperado de https://repositorio.pucese.edu.ec/handle/123456789/1087.

Cruz-Saravia, R. E., & Quispe-Arroyo, N. M. (2017). El material lúdico en el desarrollo de las capacidades del área de matemática en los niños y niñas de 4 años de educación inicial. Recuperado de http://repositorio.unh.edu.pe/handle/UNH/1489.

Intriago, H. A. M., Giler, A. D. A., Meza, N. N. L., Sacoto, J. H. C., & Meza, E. P. L. (2017). Desarrollo del pensamiento lógico matemático, mediación y aprestamiento en la educación inicial. Revista Científica Multidisciplinaria, 1(3), 81-88. Unesum-Ciencias. Recuperado de http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/unesumciencias/article/view/2919.

Lima-Chica, F. N., & Ramírez-Borbor, M. A. (2018). Estrategias metodológicas en la iniciación del pensamiento lógico matemático en niños de educación inicial (tesis de licenciatura). Recuperado de http://repositorio.unemi.edu.ec/handle/123456789/4145.

López-Huamán, T. N. (2018). Estrategias para favorecer el desarrollo lógico matemático en niños del II ciclo de educación inicial. Recuperado de http://repositorio.une.edu.pe/handle/UNE/3002.

Ministerio de Educación y Deportes. (2005). Educación inicial. Básicos curriculares. Caracas: Torino.

Ministerio del Poder Popular para la Educación. (2007). Diseño curricular del sistema educativo bolivariano. Caracas: autor.

Morales-Parrales, P. M. (2017). Conocimiento del contenido matemático infantil en docentes de educación inicial, circuito educacional No. 2, Esmeraldas (tesis doctoral). Ecuador: PUCESE, Escuela Ciencias de la Educación-Educación Inicial). Recuperado de https://repositorio.pucese.edu.ec/handle/123456789/1281.

Piaget, J. (1975). El desarrollo del pensamiento. Buenos Aires: Paidós.

Vygotsky, L. S., & Souberman, E. (2012). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores (No. 159.92 VYG).

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Didática e desenvolvimento do pensamento lógico matemático. Uma abordagem hermenêutica a partir do cenário da educação inicial. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(3), 18-29. https://doi.org/10.22335/rlct.v11i3.991