Transformações da educação resultantes da influência do modelo neoliberal: escola sem atributos e jurisprudência constitucional colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v11i2.879

Palavras-chave:

Neoliberalismo, educação, escola, manuais de convivência, jurisprudência constitucional

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre qual tem sido o efeito do neoliberalismo na educação e como a dinâmica da juridificação de conflitos nas escolas diminuiu ou contribuiu para esse efeito. Para cum-prir esse objetivo, foi proposta uma pesquisa teórica com abordagem hermenêutica como método de pesquisa. Com base nas categorias de análise propostas, foi pesquisado o caso específico da escola na Colômbia e a maneira como a jurisprudência constitucional se insere nessa dinâmica. Os resultados mostram que há transformações na escola como resultado do neoliberalismo, como a privatização da educação, o treinamento de habilidades e o empreendedorismo, e também existem mecanismos para contrabalançar a racionalidade econômica como resultado das tensões geradas por essas exigências, especialmente aquelas que se traduzem em manuais e regras de comportamento escolar que levaram à intervenção dos juízes. Como conclusão, temos que, apesar das críticas à jurisprudência constitucio-nal no contexto escolar, essas decisões reivindicaram os propósitos democráticos e de treinamento da autonomia que a educação deveria buscar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Patricia Pabón, Universidad Autónoma de Bucaramanga

    Doctorado en Derecho.

  • Javier Orlando Aguirre Román, Universidad Industrial de Santander

    Doctor en Filosofía.

  • Andrés Botero Bernal, Universidad Industrial de Santander
    Abogado. Licenciado en filosofía y letras. Especialista en docencia universitaria. Especialista en contextualización psico – social del crimen. Doctor en Historia del Derecho. Doctor en Derecho.

Referências

Arbeláez, R., Corredor, M., & Pérez, M. (2009). Concepciones sobre competencias. Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.

Aristizábal, M., & López, M. E. (2014) Resistencia vs. Norma: la convivencia escolar en cuestión. En Entre luces y sombras: convivencia escolar y malestar docente. Popayán: Universidad del Cauca.

Breman, J. (2013). La exclusión social en el contexto de la globalización. En P. Chaves, C. Prieto y R. Ramírez (eds.). Crisis del capitalismo neoliberal, poder constituyente y democracia real (pp. 61-104). Madrid: Traficantes de Sueños.

Brown, W. (2007). Les habits neufs de la politique mondiale. Néoliberalisme et Néoconservatisme. Paris: Les prairies ordinaires.

Brown, W. (2005). Neoliberalism and the end of liberal democracy. En W. Brown, Edgework: Critical essays on knowledge and politics (pp. 37-59). Princeton and Oxford: Princeton University Press.

Brown, W. (2016). El pueblo sin atributos. La secreta revolución del neoliberalismo. Barcelona: Malpaso Ediciones.

Calderón, O. (2018). Conflicto discursivo sobre educación: neoliberales, críticos y docentes en formación. Educación y Ciudad, 34, 167-176.

Corte Constitucional de Colombia. (1998). Sentencia SU-641/1998.

Corte Constitucional de Colombia. (1998). Sentencia T-101/1998.

Corte Constitucional de Colombia. (1998). Sentencia T-124/1998.

Corte Constitucional de Colombia. (1999). Sentencia T-551/1999.

Corte Constitucional de Colombia. (2000). Sentencia T-772/2000.

Corte Constitucional de Colombia. (2003). Sentencia T-1233/2003.

Corte Constitucional de Colombia. (2013). Sentencia T-565/2013.

Corte Constitucional de Colombia. (2015). Sentencia T-478/2015.

Corte Constitucional de Colombia. (2016). Sentencia T- 349/2016.

Denning, M. (2013). La vida sin salario tras la crisis del capitalismo y los nuevos movimientos de los trabajadores. En P. Chaves, C. Prieto y R. Ramírez (eds.). Crisis del capitalismo neoliberal, poder constituyente y democracia real (pp. 109-125). Madrid: Traficantes de Sueños.

Dieterich, H. (2004). Globalización y educación: la realidad. En N. Chomsky y H. Dieterich, La sociedad global. México: Joaquín Mortiz.

Doncel, J., & Leena, M. (2012). Las competencias básicas en la enseñanza. Fundamentación, enseñanza y evaluación. Bogotá: Ediciones de la U.

Fernández, N. (2017). La lucha simbólica por la educación en la globalización neoliberal. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-23.

Fromm, E. (1981). El miedo a la libertad. (Trad. Gino Germani). Barcelona: Paidós.

Guevara, C. (2016). Las encrucijadas del emprendimiento. Le Monde Diplomatique (pp. 9-10).

Han, B.-Ch. (2014). Psicopolítica: neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. (Trad. Alfredo Bergés). Barcelona: Herder Editorial.

Hegel, G. F. (1968). Filosofía del derecho. Introducción de Carlos Marx (1844). (Trad. Angélica Mendoza). Buenos Aires: Claridad.

Hobbes, T. (1989). Leviatán; La materia forma y poder de un estado eclesiástico y civil. Madrid: Alianza.

Hume, D. (1984). Tratado de la naturaleza humana. (Félix Duque, trad.). Buenos Aires: Orbis.

Locke, J. (2004). Segundo Tratado sobre el Gobierno Civil. Un ensayo acerca del verdadero origen, alcance y fin del Gobierno Civil. (Trad. Carlos Melliz). Madrid: Alianza.

Maldonado, C. (2017). Ciencia y tecnología para el futuro. Le Monde Diplomatique (pp. 34-35).

Marx, K. (1975). El capital: crítica de la economía política, vol. I. (Trad. Wenceslao Roces). México: Fondo de Cultura Económica.

Michéa, J. C. (2009). La escuela de la ignorancia y sus condiciones modernas [1999]. (Trad. Isabelle Marc Martínez). Madrid: Ediciones Acuarela.

Nussbaum, M. (2010). Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores.

Orozco, L. (2016). Educación superior en Iberoamérica. Informe 2016. Informe nacional: Colombia. Bogotá: Universidad de los Andes.

Pachón, D. (2017). Colciencias, la investigación y la filosofía. Le Monde Diplomatique, Colombia, p. 36.

Restrepo, M. (2012). Adaptación del modelo de Estado y del derecho nacional a la globalización económica y compatibilización con la vigencia del estado social de derecho. Opinión Jurídica, 11(21), 73-82.

Revista Semana. (07/05/1993). Cinco en tutela. Recuperado de https://www.semana.com/vida-moderna/articulo/cinco-tutela/20142-3.

Rodríguez, E. (2012). Globalización jurídica y su impacto en el derecho interno. Opinión Jurídica, 11(22), 145-160.

Stiglitz, J. (2012). El precio de la desigualdad. El 1% de la población tiene lo que el 99% necesita. (Trad. Alejandro Pradera). Bogotá: Taurus.

Taylor, J. (2016). The underground history of American education. © Copyrigth John Taylor. Available in https://cdn.greathomeschoolconventions.com/free/Underground-History-of-America-Education.pdf.

Valencia, G., & Arango, J. (1998). La educación superior: crecimiento y desarrollo. Calidad, financiamiento y eficiencia en Colombia. Lecturas de Economía, (49), 115-163.

Vásquez, F. (2009). Impacto de la globalización en el mundo jurídico. Opinión Jurídica, 8(15), 17-28.

Walzer, M. (2001). Las esferas de la justicia. México, Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2019-11-28

Edição

Seção

Artigos teóricos

Como Citar

Transformações da educação resultantes da influência do modelo neoliberal: escola sem atributos e jurisprudência constitucional colombiana. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(2), 213-226. https://doi.org/10.22335/rlct.v11i2.879