Perfil do aprendiz estratégico para o estudo de Cálculo Diferencial mediado pelas TIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v11i3.864

Palavras-chave:

Aprendizagem estratégica, Cálculo Diferencial, habilidades meta cognitivas, tecnologias da informação e comunicação (TIC)

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma aproximação à caracterização do perfil de estudante estratégico para o estudo da assinatura Cálculo Diferencial. De acordo com o problema e os objetivos que se propuseram, considerou-se uma pesquisa com alcance exploratório descritivo, com um projeto de tipo não experimental. Os resultados desta pesquisa ajudaram a propor, para o futuro, o desenvolvimento de outros estudos vinculados à implementação da proposta de modelo pedagógico e didático mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) que permitam promover o papel dinâmico do estudante em seu processo de aprendizagem, assim como uma nova configuração do papel docente a partir da postura pedagógica emoldurada no ensino e aprendizagem estratégica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graciela Morantes Moncada, Universidad Pontificia Bolivariana, seccional Bucaramanga

    Docente del departamento de Ciencias Básicas.

  • Jhobana Herrera Díaz, Institución Universitaria Pascual Bravo

    Diseñadora Instruccional y Pedagoga.

  • Edwin Dugarte Peña, Universidad Pontificia Bolivariana, seccional Bucaramanga

    Decano de la Escuela de Ingenierías.

Referências

Bausela, E. (2010). El aprendizaje autónomo en educación superior. Revista Española de Pedagogía, (247), 582-584. Recuperado de http://web.a.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=9ea2058e-7a9e-416d-ba9a-cc8689d63723%40sessionmgr4007.

Cabero, J. (2013). El aprendizaje autorregulado como marco teórico para la aplicación educativa de las comunidades virtuales y los entornos personales de aprendizaje. Teoría de la Educación, Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 14(2), 133-156. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/2010/201028055006.pdf.

Camarero, F., Martín del Buey, F. M., & Herrero, J. (2000). Estilos y estrategias de aprendizaje en estudiantes universitarios. Psicothema, 12(4), 615-622. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/380.pdf.

Cipriano, M. E., & Barba, M. N. (2014). Consideraciones didácticas acerca del desarrollo del aprendizaje autónomo de la matemática en el séptimo grado de la Escuela Teresiana Santo Henrique de Ossó de la ciudad de Huambo, Angola. Didasc@Lia: Didáctica y Educación, 5(5), 1-13. Recuperado de http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=fua&AN=97078730&lang=es&site=ehost-live.

De Gouveia, L. (2012). Comunidades virtuales y el aprendizaje estratégico de cálculo en ingeniería. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, (40), 101-113. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36823229008.

Delgado, A. M., & Oliver, R. O. (2009). Interacción entre la evaluación continua y la autoevaluación formativa: la potenciación del aprendizaje autónomo. Red-U Revista de Docencia Universitaria, (4), 1-13. Recuperado de http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=fua&AN=54296684&lang=es&site=ehost-live.

Del Mastro, C. (2005). Enseñanza estratégica en un contexto virtual: un estudio sobre la formación de tutores en educación continua (tesis de doctorado). Universidad Autónoma de Barcelona. Barcelona, España. Recuperado de http://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/4758/cmv1de1.pdf?sequence=1.

Feo, R. J. (2010). Estrategias instruccionales para promover el aprendizaje estratégico en estudiantes del Instituto Pedagógico de Miranda José Manuel Siso Martínez. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 11(2), 90-112. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/410/41028422007.pdf.

García, M. (2012). La autorregulación académica como variable explicativa de los procesos de aprendizaje universitario. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 16(1), 202-221. Recuperado de http://www.ugr.es/local/recfpro/rev161ART12.pdf.

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. Sexta edición, México, D. F.: Editorial McGraw-Hill.

Iranzo, M. A., Amérigo, E. R., & Camacho, C. I. (2009). Utilización de las TIC en el aprendizaje autónomo del estudiante: aplicación en la asignatura fisioterapia cardiocirculatoria. @Tic.Revista D’innovació Educativa, (3), 62-66. Recuperado de http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=fua&AN=47364935&lang=es&site=ehost-live.

Klimenko, O. (2009). La enseñanza de las estrategias cognitivas y metacognitivas como una vía de apoyo para el aprendizaje autónomo en los niños con déficit de atención sostenida. Virtual Universidad Católica del Norte, (27), 271-219. Recuperado de http://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/100.

Lobato, C. (2006). El estudio y trabajo autónomo del estudiante. Métodos y modalidades de enseñanza centradas en el desarrollo de competencias. Madrid: Alianza Universidad. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/279506038_VIII_EL_ESTUDIO_Y_TRABAJO_AUTONOMO_DEL_ESTUDIANTE.

Monereo, C., & Badia, A. (2013). Aprendizaje estratégico y tecnologías de la información y la comunicación: una revisión crítica. Teoría de la Educación: Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 14(2), 15-41 Recuperado de http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/revistatesi/article/view/10212/10622.

Muñoz, P., Beltrán, J. A., & López, E. T. (2009). Perfil en estrategias de aprendizaje de estudiantes de alto rendimiento en Lengua Castellana y Literatura. Revista de Altas Capacidades, 14(16), 49-75. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/FAIS/article/view/FAIS0909110049A/7684.

Paz, H. (2010). La enseñanza centrada en la resolución de problemas pone en marcha estrategias metacognitivas en la formación del estudiante de ingeniería. Revista Universidad EAFIT, 46(157), 40-54. Recuperado de http://publicaciones.eafit.edu.co/index.php/revista-universidad-eafit/article/viewFile/725/648.

Pérez de Albéniz, A., Escolano, E., Pascual, M. T., Lucas, B., & Sastre, S. (2015). Metacognición en un proceso de aprendizaje autónomo y cooperativo en el aula universitaria. Contextos Educativos, (18), 95-108. Recuperado de http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=a871f780-a3ad-4668-8cbc-76bf0900d6b2%40pdc-v-sessmgr02.

Rué, J. (2009). El aprendizaje autónomo en educación superior. Primera edición, Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones.

Sierra, I. (2012). Enfoques de mediación metacognitiva para una docencia universitaria orientada al logro del aprendizaje autónomo. Panorama, 6(11), 67-87. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4780097.

Tainta, P. (2003). Enseñanza estratégica y aprendizaje autónomo: un estudio de campo a partir de entrevistas de profesores de ESO. Estudios sobre Educación, (5), 191-209. Recuperado de http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ehh&AN=26304171&lang=es&site=ehost-live.

Valenzuela, R. (2000). Los tres autos del aprendizaje: aprendizaje estratégico en educación a distancia. Escuela de Graduados en Educación EGE, (2), 3-11. Recuperado de https://es.scribd.com/document/340568543/Los-tres-autos-del-aprendizaje-Aprendizaje-estrategico-en-educacion-a-distancia-pdf

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Perfil do aprendiz estratégico para o estudo de Cálculo Diferencial mediado pelas TIC. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(3), 152-167. https://doi.org/10.22335/rlct.v11i3.864