Organização, planejamento e administração educativa. Perspectivas teóricas na escola

Autores

  • Yolanda Contreras Bello Policía Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v2i2.85

Palavras-chave:

Planejamento, administração, organização, Estado moderno, sistema econômico, instituições políticas e jurídicas

Resumo

O presente artigo de reflexão visa abordar o conceito de organização, planejamento e administração educativa como critérios que interrogam o contexto educacional, entendendo-o assim, como um conjunto de instituições políticas, económicas e jurídicas, em que cada um desses conceitos estão integrados como elementos constitutivos da prestação de serviços educacionais. Os antecedentes da administração como categoria científica movem o planejamento e a organização educativa como categorias que integram o sistema educativo no qual a administração está ligada a processos industriais próprios do sistema capitalista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yolanda Contreras Bello, Policía Nacional de Colombia
    Mg. en Docencia. Especialista en Servicio de Policía. Especialista en Seguridad. Especialista en Edumática. Psicopedagoga. Vicerrectoría de Investigación. Dirección Nacional de Escuelas.

Referências

GUTIÉRREZ GÓMEZ, R. (2001). Planeación y orientación educativa desde una visión hitorica y contextual: el caso de la UEAM. Tiempo de Educar. Revista interinstitucional de investigación educativa, 44-69.

KATZ, R. (1975). El Arte de un Administrador Efectivo. Cambidge: Harvard University.

LEMUS, L. (1975). Administración, dirección y supervición de escuelas. Buenos Aires: Kapelusz.

MÉNDEZ SÁNCHEZ, M.; OSUNA CURREA, F. y CORTÉS, J. C. (2001). ¿Cómo evaluar un PDF en gestión de calidad? En L. Tarazona de Niño, ¿Gerenciar, gestionar o dirigir instituciones educativas? Lecciones de un programa de formación permanente de directivos y docentes (pp. 21-46). Bogotá D.C.: Universidad Pedagógica Nacional.

MONTSERRAT GALCERÁN, H. (2007). Reflexiones sobre la reforma de la universidad en el capitalismo cognitivo. Nómadas, 86-97.

NACIONES UNIDAS. (2004). Los Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Manual para las instituciones nacionales de derechos humanos. Nueva York y Ginebra: Naciones Unidas.

TORT I RAVENTÓS, L. (s.f.). Supervisión y administración escolar. Universidad de Barcelona:.

Disponible en http://www.raco.cat/index.php/educar/ article/viewFile/42093/90008. Consultado el 13/02/2011.

TYLER, W. (1991). Organización escolar. Madrid: Ediciones Morata S.A.

UNESCO (2010). Gestión educativa estratégica. Módulo 2. Bueno Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación.

Publicado

2011-01-02

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

Organização, planejamento e administração educativa. Perspectivas teóricas na escola. (2011). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 2(2), 88-103. https://doi.org/10.22335/rlct.v2i2.85