A educação inclusiva para os docentes é um desafio assumido na solidão
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v11i2.832Palavras-chave:
Docência, universidade, deficiência, pedagogiaelResumo
Introdução. Na Colômbia, apenas 4,9% da população com deficiência possui diploma universitário. Isso motivou a realização do estudo na Universidad Industrial de Santander e na Universidad Santo Tomás de Bucaramanga, com o objetivo de descrever as percepções da comunidade educativa de acordo com a sua interação com os alunos com deficiência. Metodologia. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória; foram realizadas 33 entrevistas com a comunidade acadêmica e foram analisadas após o processo de descoberta, codificação e relativização. Resultados. O grupo de docentes tem dificuldades no processo de ensino de alunos com deficiência, pois não possuem ferramentas de treinamento ou pedagógicas para trabalhar na sala de aula. Identifica-se sua vontade e dedicação para promover a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
Alcaín, E., & Medina, M. (2017). Hacia una educación universitaria inclusiva: realidad y retos. Revista digital de investigación en docencia universitaria, 4-19.
Álvarez, P. (2012). Los planes de tutoría de carrera: una estrategia para. Revista Educar, 247-266.
Álvarez, P., Alegre de la Rosa, O., & López, D. (2012). Las dificultades de adaptación a la enseñanza universitaria de los estudiantes con discapacidad: un análisis desde un enfoque de orientación inclusiva. Revista Electrónica de Investigación, 1-18.
Britten, N. (1995). Qualitative interviews in medical research. BMJ, 251-253.
Consejo Nacional de Política Económica y Social. (2013). Documento CONPES Social 166. Bogotá: Consejo Nacional de Política Económica y Social.
Cotán, A. (2017). Educación inclusiva en las instituciones de educación superior: narrativas de estudiantes con discapacidad. Revista Española de Discapacidad, 43-61.
DANE. (16 de Enero de 2019). DANE. Obtenido de DANE Web site: https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/demografia-y-poblacion/discapacidad
Ferreira, C., Vieira, M. J., & Vidal, J. (2014). La atención a los estudiantes con discapacidad en las instituciones de Educación Superior. El caso de Cataluña. Revista de Investigación Educativa, 139-157.
Garabal, J., Pousada, T., Espinosa, P., & Saleta, J. (2018). Las actitudes como factor clave en la inclusión universitaria. Revista española de discapacidad, 181-198.
Garzón, P., Calvo, M., & Orgaz, M. (2016). Inclusión educativa. Actitudes y estrategias del profesorado. Revista española de discapacidad, 25-45.
Molina, D., Mora, F., & Sánchez, Y. (2011). Integración de los estudiantes con discapacidad en las aulas universitarias. REMO, 33-44.
Moriña, A., López, R., Melero, N., Cortés, M., & Molina, V. (2013). El profesorado en la universidad ante el alumnado con discapacidad: ¿Tendiendo puentes o levantando muros? Revista de Docencia Universitaria, 423-442.
Naciones Unidas. (25 de Enero de 2019). United Nation Human Rights. Obtenido de United Nation Human Rights: https://www.ohchr.org/en/hrbodies/crpd/pages/gc.aspx
Omaña, E., & Alzolar, N. (2017). Estrategias pedagógicas para la inclusión del estudiante con discapacidad. Educ@ción en Contexto, 83-109.
Organización Mundial de la Salud. (2011). Informe mundial sobre la discapacidad. Malta: Organización Mundial de la Salud.
Sarmiento, A. (16 de Enero de 2019). Organización de Estados Iberoamericanos. Obtenido de Organización de Estados Iberoamericanos Web site: https://www.oei.es/historico/noticias/spip.php?article8526
Taylor, S., & Bodgan, R. (1990). Introducción a los métodos cualitativos de investigación: la búsqueda de significados. Buenos Aires: Paidos.
Tovar, K. (2015). Aproximación a las representaciones sociales de profesores universitarios sobre discapacidad visual. Revista de Investigación, 221-235.
Vargas, M., Ramos, M., Cristancho, C., & Parra, L. (2011). La Universidad Manuela Beltrán, evolucionando hacia una universidad más inclusiva. Umbral Cientifico, 39-44.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.