Sentido e significado do deslocamento forçado de crianças
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v2i2.83Palavras-chave:
Cognição, sentido e significado, narrativa, enomenológico, cultura, psicologia popularResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar o sentido e significado do deslocamento forçado em crianças de seis a doze anos. Método: foi utilizado o método fenomenológico. A amostragem consistiu de 23 crianças entre 6 e 12 anos, de ambos os sexos. Educação: pré-escolar, séries do ensino fundamental e médio. Lugar de origem: áreas urbanas e rurais dos departamentos de Caquetá, Tolima, Meta, Huila, Arauca, Santanderes e Caldas. O instrumento utilizado foi a técnica narrativa e entrevistas em profundidade. Resultados: os significados giram em torno das categorias emergentes, estas são principalmente do tipo de interação com o passado e presente na escola, família e comunidade. Segundo as experiências em diferentes espaços físicos: casa, escola e bairro/vila/cidade. A terceira faz alusão ao motivo e experiência da saída. Finalmente, a quarta categoria relaciona–se com a construção de mundos possíveis.
Downloads
Referências
ARIZA LONDOÑO, R. (2000). Filosofía del lenguaje y teoría crítica. Traducción y adaptación del portugués del texto de Danilo Marcondes Filho "Filosofía da linguagem e teoría crítica". En Filosofía e linguagem comunicacao. Sao Paulo: Cortés editora.
BELLO, M. N. (2001). Desplazamiento forzado y reconstrucción de identidades. Bogotá: ICFES.
BRUNER, J. S. (1998). Actos del significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza editorial.
_____________. (1990). La elaboración del sentido: la construcción del mundo por el niño. Barcelona: Ediciones Paidós.
_____________. (2001). Realidad mental y mundo posibles: los actos de la imaginación que dan sentido a la experiencia. Barcelona: Gedisa Editorial.
BERGER y LUCKMAN (2003). Construcción social de la realidad. Madrid: Alianza Editorial.
COGOLLO et ál. (S/F). Niñas y niños que desplazados ameritan consulta psiquiatrita. Cartagena: Universidad del Norte.
ERICH EICH, E. et ál. (2003). Cognición y emoción. Bilbao: Desclee de Brower S. A.
GADANER, H. (1986). La nueva ciencia de la mente: historia de la revolución cognitiva. Barcelona: Paidós
LAMUS CANAVATE, D. (2000). Relatos de la violencia: impacto en la niñez y la juventud. Reflexión Política, enero–junio, No. 5. Universidad Autónoma de Bucaramanga: Bucaramanga.
LINAZA, J. L. (1984). Jeronome Bruner: Acción, Pensamiento y Lenguaje. Compilación de Linaza J. Madrid: Alianza psicológica.
LOZANO, F. y OSORIO, F. (1999). De víctimas de la violencia a constructores de vida. IER: Bogotá D.C.
PALACIOS, J. (2002). Impacto psicológico de la violencia política en Colombia: salud mental y redes sociales en las familias desplazadas en el Caribe.
RAMÍREZ FRANCO, M. et ál. (2002). Cuadernos pedagógicos facultad de educación. Medellín: U. de Antioquia.
SANDOVAL CALIMAS, C. (1996). Investigación cualitativa. Bogotá D.C.: ICFES.
SÁNCHEZ, R. y JARAMILLO, L. E. (1997). El proceso de desplazamiento forzado: estrategias de sobre vivencia en el oriente antioqueño. Revista
Universitas Humanística. Bogotá D.C.: Pontificia Universidad Javeriana.
TORRES MARTÍNEZ, G. (2005) Intervención psicosocial con una población desplazada por la violencia. Bogotá D.C.: Unipiloto.
_____________. (1997). Desarrollo del niño en edad escolar. 3 Ed., 3 reimpresión. Bogotá D.C.: Ediciones USTA.
VYGOTSKY (1989). El desarrollo de los procesos superiores. Barcelona: Editorial Crítica.
UNIVERSIDAD DE SAN BUENAVENTURA (2003). Identidad y dinámica psicosociales en jóvenes desplazados en proceso de restablecimiento urbano, pertenecientes a la microcomunidad revivir de los campanos. Cartagena de Indias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.