Consciência fonológica e alfabetização de alunos do terceiro ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v11i1.763Palavras-chave:
Consciência Fonológica, Escrita, LeituraResumo
O presente estudo buscou determinar a relação entre consciência fonológica e alfabetização de estudantes de terceiro grau da E.B.P. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Processamento Fonológico para medir a variável consciência fonológica e as baterias PROLEC e PROESC para medir leitura e escrita. A amostra foi composta por 55 estudantes (8 a 10 anos), resultado de avaliações prévias auditivas, visuais e cognitivas. Os dados foram processados através de uma análise utilizando o pacote IBM SPSS Statistics package 23.0.0.0 (2015), tomando como nível de significância os testes de correlação de Kolgomorov-Smirnov e Pearson. Os resultados mostram uma relação altamente significativa entre consciência fonológica e desempenho em leitura e escrita.
Downloads
Referências
Bizama, M., Arancibia, B y Sáez, K. (2013). Intervenção Psicopedagógica precoce na Consciência Fonológica como processo metalinguistico para a base da leitura em crianças de 5 e 6 anos e socialmente vulneráveis. Estudios pedagógicos (Valdivia), 39(2), 25-39.
Bravo L., y Pinto A. (2004). PFL-Pruebas de Procesamiento Fonológico y de Lectura Inicial (E/C). Madrid, España: Projective Way Editorial.
Bravo, L. (3ª. Ed.) (2003). Lectura Inicial y Psicología Cognitiva. Santiago, Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile.
Bravo-Valdivieso, L., y Escobar, J. P. (2014). How transparent is Spanish orthography?/¿ Cuán transparente es nuestra ortografía castellana? Estudios de Psicología, 35(3), 442-449.
Cannock, I., y Suárez, B. (2014). Phonological Awareness and Lexical Processes in Reading in Five Year Old Kindergarten and Second Grade Students from a School in the City of Lima. Journal of Educational Psychology-Propósitos y Representaciones, 2(1), 29-48
Cardoza Herrera, C. A.; Zafra Tristancho, S.L. & Vergel Ortega, M. (2017). Comunidades de aprendizaje. Bogotá: Uniediciones-Editorial Ibañez
Cuetos, F. (7ª. Ed.). (2014). Psicología de la escritura (Diagnóstico y tratamiento de los trastornos de la escritura). Madrid, España: Wolters Kluwer Educación.
Cuetos, F. (8ª. Ed.). (2009). Psicología de la escritura. Madrid, España: Wolters Kluwer Educación.
Cuetos, F., Ramos, J.L., y Ruano, E. (2004). Evaluación de los procesos de escritura PROESC. Madrid, España: TEA, ediciones S.A.
Cuetos, F., Rodríguez, B., y Ruano, E. (2000). Batería de evaluación de los procesos lectores de los niños de educación primaria. Madrid, España: TEA, ediciones S.A.
De la Calle, M., Aguilar, M., y Navarro, I. (2016). Desarrollo evolutivo de la conciencia fonológica: ¿Cómo se relaciona con la competencia lectora posterior? Revista de investigación en logopedia, (1).
Ferroni, M. V., & Diuk, B. G. (2014). Recodificación fonológica y formación de representaciones ortográficas en español. Psykhe (Santiago), 23(2), 1-11. González, M., Cuetos, F., Vilar, J., y Uceira, E. (2014). Efectos de la intervención en conciencia fonológica y velocidad de denominación sobre el aprendizaje de la escritura. Aula abierta, 43(1), 1-8.
Galicia, Robles y Sánchez (2015). Efectos de actividades fonológicas en el vocabulario, las habilidades psicolingüísticas y los procesos lectores de niños de primer grado. Acta Colombiana de Psicología, 18(2), 29-40.
Gutiérrez, R. y Díez, A. (2015). Aprendizaje de la escritura y habilidades de conciencia fonológica en las primeras edades. Bordon, Revista de pedagogía 67(4).
doi:10.13042/Bordon.2015.67405
Gutiérrez, R. y Díez, A. (2017). Efectos de un programa de conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectura y la escritura//Effects of a program of phonological consciencie in the learning of the reading and the writing. REOP-Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 28(2), 30-45.
Jiménez, J., y Ortiz, M. (2000). Conciencia fonológica y aprendizaje de la lectura: Teoría, evaluación e intervención. Madrid, España: Síntesis.
Muñoz , Y. y Melenge, J. (2017). La conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectura convencional en un grupo de niños de 5 a 8 años. Revista de Investigaciones UCM, 17(29), 16-31.
Núñez, P. y Sancho, S. (2014). Prerrequisitos para el proceso de aprendizaje de la lectura y la escritura: conciencia fonológica y destrezas orales de la lengua. Lengua y habla, (18), 72-92.
Pellés, N. y Martínez, M. (2014). Secuencia evolutiva del conocimiento fonológico en niños prelectores. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 34(3), 118-128.
Suárez, P., García., M y Cuetos, F. (2013) Predictors of reading and writing in Spanish, Infancia y Aprendizaje, 36:1, 77-89, DOI: 10.1174/021037013804826537
Torres, P. y Granados, D. E. (2014). Procesos cognoscitivos implicados en la comprensión lectora en tercer grado de educación primaria. Psicogente, 17(32), 452-459.
Vieiro, P., y Gómez, I. (2004). Psicología de la lectura: Procesos, teorías y aplicaciones instrucciones. Madrid, España: Pearson Educación S.A
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.