Mediações e Competências Cidadãs na Juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v6i3.746

Palavras-chave:

Modelo educacional, Competências, Prática Pedagógica, Representações Sociais, Coexistência, paz, cidadania

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os discursos que os professores demonstram na sua prática de ensino para o desenvolvimento de competências de cidadania nos alunos da educação básica primária Calasanz College, como o campo de pesquisa que mostra durante os intervalos, o A agressividade se manifesta nas discussões cotidianas dos estudantes, evidenciando a falta de controle emocional por parte de crianças e jovens que reagem com violência a qualquer situação que ameace seus interesses. Pesquisa adota uma qualitativa, com foco em uma metodologia hermenêutica que permite perguntar sobre comportamentos estudantis contra certas problémicas e convivência dentro das situações escolares. As seguintes categorias foram adotadas: Padrões de Competências Cidadãs formuladas pelo Ministério da Educação Nacional: Coexistência e Paz; Participação e responsabilidade democrática e pluralidade, identidade e avaliação das diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Blanca Mery Rolón, Institución Educativa Calasanz

    Degree in Primary and Social Education. Specialist in Democracy and Social Development. Master in Pedagogical Practices (Student).

  • Luisa Stella Paz Montes, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctor in Education.

  • Mawency Vergel Ortega, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctor in Education. Postdoctoral Imaginary and social representations.

Referências

Barragán, D., Gamboa, A. y Urbina, J. (2012). La práctica pedagógica: pensar más allá de las técnicas. Bogotá: Ecoe.

Contreras Álvarez, Á. (2013). El fenómeno de bullying en Colombia. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 4 (2), 100-114.

Chaux, E. (2004). Competencias ciudadanas: ¿Qué son las competencias ciudadanas? Recuperado de: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/home/1592/article-96635.html.

Chaux, E., Lleras J. y Velásquez, A. (2004). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula. Una propuesta de integración a las áreas académicas. Bogotá: MEN Ediciones Uniandes.

Fernández, B. (2010). La competencia comunicativa como base del desarrollo de la competencia social y ciudadana en el aula. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 10, (2), 1-24.

García Cívico, J. (2010). La integración social de la persona inmigrante en España: Norma y realidad. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 2(1), 25-39. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v2i1.65

Huertas Díaz, O., Esmeral Ariza, S., & Sánchez Fontalvo, I. (2014). La Educación en Comunidades Indígenas; Frente a su proyecto de vida en un mundo globalizado. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(2), 232-243. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v5i2.112

Laverde Rodríguez, C. (2014). Aportaciones desde una perspectiva socio-jurídica al debate del trabajo sexual femenino en Colombia. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(2), 244-262. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v5i2.124

Martínez, T. (2009). Ciudad, localidad y escuela. Bogotá: Secretaria de Educación.

Martínez, M. (2010). ¿En qué ciudadanía creen los jóvenes? Creencias, aspiraciones de ciudadanía y motivaciones para la participación sociopolítica. Revista Psykhe, 19, (2), 25-37. Recuperado de: http://www.scielo.cl/pdf/psykhe/v19n2/art04.pdf.

Ministerio de Educación Nacional. (2004). Estándares básicos de competencias ciudadanas. Bogotá: El Ministerio.

Reyes Ruiz, L., & Castañeda Carranza, E., & Pabón Castro, D. (2012). “Causas psicosociales de la deserción universitaria”. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 4 (1), 164-168.

Roncancio Parra, N., & Espinosa, H. (2010). Un breve acercamiento a la formación de los semilleros de investigación. Precisiones acerca de algunas diferencias entre la formación investigativa y la investigación formativa. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 2 (1), 152-157.

Vergel, M., Gallardo, H. & Martínez, J. (2014). Factores asociados al rendimiento académico en estadística de estudiantes de administración pública. Bogotá: Colección Pedagogía Iberoamericana.

Vivas Barrera, T., & Pulido Ortiz, F., & Cubides Cárdenas, J. (2013). Perspectivas actuales para el estudio de los derechos humanos desde sus dimensiones. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 5 (1), 97-118.

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Mediações e Competências Cidadãs na Juventude. (2015). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 6(3), 105-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v6i3.746