A transversalidade currícular nos projetos pedagógicos: O caso de «el Ced, el Motorista Bogotá»
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v2i1.66Palavras-chave:
Transversalidade, currículo, diálogo de saberes, participação, projetos pedagógicos, educação, sistema educativo colombianoResumo
O presente artigo busca demonstrar aspectos gerais das relações entre currículos, projetos, participação e transversalidade para finalmente estabelecer as possibilidades de construção de diálogos do saber entre os membros de toda uma comunidade educativa. Mostra-se a partir de então, como a coexistência de projetos pedagógicos no currículo por assinaturas faz com que o docente se vincule a uma série de propostas e atividades que vão além das horas passadas na sala de aula, com o objetivo de consolidar nos estudantes, saberes que transcendem o meio acadêmico e se desenvolvem nos mais diversos contextos de grupos sociais a que pertencem.
Downloads
Referências
BALBÍN, J. (1990). El diálogo de saberes: una búsqueda. Aportes (33), 41-49.
BALL, S. (1991). La gestión como tecnología moral, un análisis ludista de . En S. Ball, Foucault y la educación. Disciplinas y Saber (págs. 155 - 168). Morata: Madrid.
BOLÍVAR, A. (1996). Límites y problemas de la transversalidad. Revista de educación , 23-63.
BONILLA E, R. P. (1997). Más allá del dilema de los métodos. Bogotá D.C: Norma.
CASTELLANO, A. M. (2004). La construccion de la planificación popular: diálogo de saberes. Espacio Abierto , 75-96.
DA SILVA, T. T. (2001). Espacios de identidad. España: Octaedro.
FREIRE, P. (1970). La pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra Nueva.
GÓMEZ MENDOZA, M. A. (Mayo de 2000). Análisis de contenido cualitativo y cuantitativo: Definición, clasificación y metodología. Recuperado el 10 de Enero de 2010, de Universidad Tecnológica de Pereira: http://www.utp.edu.co/~chumanas/revistas/revistas/rev20/index.htm
GRUPO L.A.C.E. (1999). Introducción al estudio de caso en Educación. Cádiz: Universidad de Cádiz.
KRIPPENDORFF, K. (1990). Metodología de análisis de contenido: teoría y práctica. Barcelona: Ediciones Paidos.
LENOIR, I. (2004). La interdisciplinariedad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón. Revista Iberoamericana de educación .
LÓPEZ ARANGUREN, E. (1986). El análisis de contenido. En García, F. El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de investigación (págs. 365-396). Madrid: Alianza Editorial.
MAGENDZO, A. (2003). Transversalidad y Currículum. Bogotá D.C: Magisterio.
MAGENDZO, A. (2004). Formación ciudadana. Bogotá D.C: Magisterio.
MAGENDZO, A. (2005). Currículum y transversalidad: una reflexión desde la práctica. Revista Internacional Magisterio. Educación y pedagogía, 28-33.
MIÑANA, C. (2000). Interdisciplinariedad y currículo. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
PEREZ LUNA, E. & Alfonzo Moya, N. (2008). Diálogo de saberes y proyectos de investigación en la escuela. Educere, 455-460.
PICAZO LAHIGUERA, C.; ZORNOZA ABAD, A. & PEIRÓ SILLA, J. M. (2009). Los procesos de participación social y participación orientada a la tarea y el aprendizaje como antecedentes de la cohesión grupal. Una perspectiva longitudinal. Psicothema, 274-279.
POSADA ESCOBAR, J. J. (2001). Notas sobre comunidad educativa y cotidianidad escolar. Bogotá D.C.: Universidad Nacional de Colombia.
POSADA ESCOBAR, J. J. (1997). Participación comunitaria e interculturalidad en la escuela pública. Pedagogía y Saberes (10), 15-24.
POSADA ESCOBAR, J. J. (s.f.). Propuesta de programa del curso una metodología de proyectos.
QUIROGA RAMÍREZ, J. P. (2010). La transversalidad curricular como espacio para el diálogo de saberes en las instituciones educativas de Bogotá D.C. Bogotá D.C.: Universidad Pedagógica Nacional.
TAYLOR, S. & BOGDAN, R. (1990). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona: Editorial Paidós.
TEDESCO, J. C. (1996). Los desafíos de la transversalidad en la educación. Revista de educación, 7-21.
TORRES, J. (1994). Globalización e interdisciplinariedad: el currículo integrado. Madrid: Morata.
TRAVÉ GONZÁLEZ, G. (1999). Superar la disciplinariedad y la transversalidad simple: hacia un enfoque basado en la educación global. Investigación en la escuela, 5-13.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.