Deformação da participação e da democracia na eleição de representantes estudantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v11i1.615

Palavras-chave:

Eleição de representantes estudantis, governo da escola, clientelismo, democracia escolar, participação e democracia na escola

Resumo

O governo escolar é uma atividade formal realizada anualmente na educação básica da Colômbia como estratégia pedagógica de formação e convivência democrática com a participação de crianças e adolescentes. Com o objetivo central de analisar aspectos da formação e participação democrática na escola, é feita uma crítica ao processo de escolha dos representantes estudantis, atividade anual de participação democrática para toda a comunidade educativa, mostrando como as áreas de participação e formação democrática podem ser deformadas, reproduzindo práticas inadequadas da tradição política nacional e suas consequências para a formação cidadã, a partir de um objetivo qualitativo realizado nas instituições de ensino básico da cidade de Bucaramanga, Colômbia, através da análise de conteúdo e processos de observação. Destaca-se, também, a importância do envolvimento da família nos processos de formação cidadã em diálogo com o sistema escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francy Julieth Quiceno Botero, Corporación Universitaria Minuto de Dios

    Estudiante Licenciatura en Pedagogía Infantil.

  • Héctor Mauricio Rojas Betancur, Universidad Industrial de Santander

    Profesor Titular.

  • Andrea Hernández Quirama, Universidad Industrial de Santander

    Profesora Titular.

Referências

Algara-Barrera, A. (2016). Los Acuerdos Del Aula Una Estrategia De Convivencia Para Fortalecer La Democracia en La Escuela Primaria. Ra Ximhai, 12(3), 207-2013. Obtenido de http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=asn&AN=119004227&lang=es&s

Arzola, D. M., Loya, C. G., & González, A. M. (2016). El trabajo directivo en educación primaria: liderazgo, procesos participativos y democracia escolar. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 7(12), 35-41. Obtenido de https://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/ie_rie_rediech/article/view/80

Bognador, V. (. (1992). The Blackwell encyclopedia of political science. Oxford: Blackwell.

Bonilla, M., & Jaimes, S. (2017). Parches, pandillas y sistema educativo en Bucaramanga: el reto de la inclusión. Revista Eleuthera(17), 31-51. doi:10.17151/eleu.2017.17.3

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (2014). Los herederos. Los estudiantes y la cultura . Buenos Aires: Siglo XXI.

Cárcamo, H. (2015). La formación ciudadana en la escuela desde la mirada de los futuros profesores de primaria. Política y Sociedad, 52(3), 845-867. doi:10.5209/rev_POSO.2015.v52.n3.46311

Chapham, C. (1982). Private patronage and public power. London: FP.

Chaverrí, I. A. (2009). Elementos conceptuales del clientelismo político y sus repercusiones en la democracia. Revista Reflexiones, 88 (2), 27-36.

Correa, F. (2016). Cultura política y gobierno escolar en las instituciones educativas oficiales de la Comuna 1 del municipio de Socacha (Tesis). Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.

Cubides, H. ( 2001). Gobierno escolar. cultura y conflicto político en la escuela. Nómadas, (15), 10-23.

Cubillos, S. J. (1982). El fenómeno del clientelismo en la educación. (Tesis). Bogotá: Universidad de los Andes.

Davisson, D. (1884). School Government . Educational Weekly, 3 (22), 4-6.

Díaz, E. (1986). El clientelismo en Colombia. Bogotá: Ancora Editores.

Díaz, E. M., & Raimán, D. P. (2017). Clientelismo y corrupción en contextos de baja estatalidad, una relación mutualista. Revista de Sociologia e Política, 25 (64), 73-98.

Duarte, J. (2003). Educación pública y clientelismo en Colombia. Medellín: Universidad de Antioquia.

Estramiana, J. L. (2003). Fundamentos sociales del comportamiento humano. Barcelona: Editorial UOC.

French, C. W. (1898). School Government. . The School Review, 6 (1), 35-44.

Grau, R., García, L., & López, R. (2019). Percepciones sobre la escuela democrática en Argentina y España. Educação e Pesquisa, 45. doi:10.1590/s1678-4634201945188681

Greenstein, F. (1965). Chindren and politics. New Haven: Yale Univerity Press.

Herazo, L. Z., & López, H. V. (2016). Ciudadanía y democracia en Cartagena: entre la exclusión social y el clientelismo político. Reflexión Politica, 18 (36), 144-157.

Huerta, J. E. (2009). Formación ciudadana y actitudes hacia la participación política en escuelas primarias del noreste de México. Revista mexicana de investigación educativa, 14 (40), 121-145.

Kiousis, S., McDevitt, M., & Wu, X. (2005). The genesis of civic awareness: Agenda setting in political socialization. Journal of Communication, 55 (4), 756-774.

Leal, F., & Dávila, A. (1990). Clientelismo en Colombia: el sistema político y su expresión regional. Bogotá: Universidad Nacional, Tercer Mundo Editores.

Máiz, R. (2003). Jama, caleta y camello: la corrupción como mecanismo de autorrefuerzo del clientelismo político . Revista Mexicana De Sociología, (1), 3-39.

Mantilla, L. (2013). Al margen del poder y de la comunidad: la "cultura Política" del clientelismo. Espiral, 20 (56), 39-66.

Ministerio de Educación Nacional. (5 de Agosto de 1994). Decreto 1860 de 1994 (3 de Agosto). Diario Oficial No 41.473.

Mosquera, C. E., & Rodríguez, M. N. (2018). Proyecto educativo como fundamento para pensar la subjetividad política desde la cultura escolar. El Ágora USB, 18 (1), 255-267.

Munar, Y. (2016). Prácticas y saberes sobre ciudadanía en jóvenes escolares: una aproximación desde experiencias escolares y extraescolares con estudiantes de grado décimo del Colegio Francisco Javier Matiz (Tesis). Bogotá: Universidad Distrital.

Ñañez, J. J., & Capera, J. J. (2017). Participación política y gobierno escolar en las instituciones educativas de Ibagué. Espacios públicos, (48), 151-171.

Páez, R. M. (2015). Familia y escuela: una alianza necesaria en la gestión escolar. Revista Iberoamericana De Educación(67), 159-180. doi:10.35362/rie670228

Pascal, C. (1988). Democratised Primary School Government: Policy in Practice. British Educational Research Journal, (1), 17-29.

Pino, J. F., & Cárdenas, J. A. (2016). Patronage: the incessant game of politicians and customers in the construction and reproduction of subnational democracy. Reflexión Politica, 18 (35), 58-70.

Pinzón Tapias, I. (2010). Concepciones y prácticas de participación y formación ciudadana a través de la figura del personero estudiantil: la experiencia de una institución educativa oficial de San Gil, Santander (Tesis). Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.

Red de Liderazgo Educativo. (18 de 06 de 2018). http://redlideres.fundacionexe.org.co/gobierno-escolar-participacion-democracia/. Obtenido de http://redlideres.fundacionexe.org.co

Reguillo, R. (2003). Ciudadanías juveniles en América Latina. Viña del Mar.: Última Década.

Roa, B. (2012). Participación ciudadana: Una mirada desde los jóvenes. Docencia Universitaria, 13 (1), 87 -103.

Rodríguez, Á. (1988). Socialización política . En J. Seaone, & A. Rodríguez, Psicología política (págs. 133-164)). Madrid: Ediciones Pirámide.

Ruiz, L. A., Ñañez, J. J., & Capera, J. J. (2018). Experiencias locales de la formación ciudadana desde la infancia en las escuelas de Ibagué – Tolima (Colombia). El Ágora USB, 18(2), 527-543. doi:10.21500/165

Tahull, J. (2017). El fenómeno social del clientelismo en España. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, 13 (1), 93-111. doi: 10.18004/riics

Vega, F. (17 de Mayo de 2006). Gobierno escolar y mentalidad estudiantil. Desde Abajo.

Viveros, F., & Ramírez, E. (2013). Estrategias de intervención a partir del principio de autogobierno escolar: Institución Educativa Bello Oriente, Medellín. Revista Virtual Universidad Católica Del Norte, (38), 98-111.

Zapata, E. (2016). Clientelismo político. Un concepto difuso pero útil para el análisis de la política local. Estudios Políticos, (49), 167-185.

Publicado

2019-11-28

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Deformação da participação e da democracia na eleição de representantes estudantis. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(2), 78-85. https://doi.org/10.22335/rlct.v11i1.615