Photography, pedagogical tool to strengthen competences
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v10i4.609Palavras-chave:
Fotografia, TIC, habilidades, leitura, escrita, aprendizado significativo, colaboração, descobertaResumo
A finalidade da presente pesquisa foi: Para reforçar as competências de leitura e escritor de estudantes na nona série da Escola Municipal María Concepción Loperena através da implementação de oficinas com textos fotográficas meados de TIC através de um modelo de ensino baseado na aprendizagem, sob a abordagem cognitiva cujos expoentes mais importante para este estudo foram Ausubel, Vygotsky e Bruner, também a partir do conceito de literacia visual dirigida por Arheim e Gardner, uma metodologia enfatizando o âmbito de competências. A pesquisa foi do tipo qualitativa, pesquisa-ação, aplicado a uma amostra de 36 estudantes que foram operados através da implementação de oito oficinas fotografias mediadas pelas TIC, incluindo plataformas de imagens fotográficas livres: Pinterest e Pixabay que permitiram processos de transformação na sala de aula, tornando as aulas mais participativas e ativas no desenvolvimento da alfabetização visual com todos os processos cognitivos de percepção, atenção, memória, linguagem e pensamento, potencializando o âmbito das habilidades de leitura e escrita. Por sua vez, as fotografias utilizadas como uma ferramenta de ensino permitiu a realização dos objectivos propostos, uma melhoria no desempenho acadêmico e um alto grau de motivação para o trabalho de classe na área de linguagem e levou a autonomia, responsabilidade e senso crítico do aluno.
Downloads
Referências
Arnheim, R. (1969). Pensamiento Visual. Berkeley: Prensa de la Universidad de California.
Ausubel, D., Novak, J. y Hanesian, H. (1983) Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas. Traducción al español de Mario Sandoval P., de la segunda edición de Educational psychology: a cognitive view.
Ballet folclórico de Antioquia. (2014). Danza folklórica. [Fotografía] Recuperado de https://co.pinterest.com/pin/431360470533730120/
Bruner, J. (1963). El proceso de la educación. México: UTEHA.
Bruner, J. (1984). Acción, pensamiento y lenguaje. Madrid: Alianza.
Bruner, J. (2005). Cultural Psychology and its Functions. Constructivism in the Human Sciences, 10, 53-63.
Bruner, J. (2008). Culture and Mind: Their Fruitful Incommensurability. Ethos, 36, 29-45.
Cardozo, C., Vergel, M., Zafra, L. (2016) Comunidades de Aprendizaje: Su impacto desde el lenguaje para la construcción de conocimiento matemático. Bogotá: Grupo Editorial Ibáñez S.A.S
Colorado, O. (2016). ¿De qué trata la fotografía? Oscar en Fotos. Recuperado de https://oscarenfotos.com/
Colorado, O. (3 de mayo de 2014). Elementos del lenguaje fotográfico [mensaje en un blog] Recuperado de https://oscarenfotos.com/2014/05/03/elementos-del-lenguaje-fotografico/
Colorado, O. (3 de mayo de 2014). Cómo leer una fotografía sin morir en el intento [mensaje de blog] Recuperado de https://oscarenfotos.com/2013/10/07/lectura-fotografica/
Colorado, O. Fotografía y apariencia, disponible en https://oscarenfotos.com/2014/04/26/fotografia-y-apariencia/ Consultada el 3 de mayo de 2014
Colorado, O. Fotografía y semiótica: una introducción mínima, disponible en https://oscarenfotos.com/2013/03/15/fotografia_y_semiotica_una_introduccio/ Consultada el 3 de mayo de 2014
Gardner, H. (1990). Educación artística y desarrollo humano. Los Ángeles: El Instituto de Educación Getty para las Artes.
Gardner, H. (1990). Marcos de la mente: la teoría de las inteligencias múltiples. Nueva York: Harper Collins.
Gardner, H. (1999). Inteligencia reformulada: inteligencias múltiples para el siglo 21. Nueva York: Libros Básicos.
Guilar, Moisés Esteban. (2009). Las ideas de Bruner: "de la revolución cognitiva" a la "revolución cultural" Educere, vol. 13, núm. 44, enero-marzo, 2009, pp. 235-241 Universidad de los Andes Mérida, Venezuela Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35614571028
Marzal, F. (Sin fecha). Proyecto: Análisis de la imagen fotográfica. [Mensaje en un blog] Recuperado de http://www.culturavisual.uji.es/analisis-de-la-imagen-fotografica/
Marzal, F. (Sin fecha). Metodología. [Mensaje en un blog] Recuperado de http://www.analisisfotografia.uji.es/root2/meto.html
Marzal, J. (2007). Cómo se lee una fotografía, Edit. Cátedra, Madrid, 2007
Marzal, J. Propuesta de Modelo de Análisis de la imagen fotográfica, análisis de modelos contemplados. Recuperado de http://www.analisisfotografia.uji.es/root2/METODOLOGIA%20ANALISIS%20FOTO%2023-11-2007.pdf
Marzal Felici Javier, Una propuesta metodológica para el análisis de la imagen fotográfica. Recuperada de: http://apolo.uji.es/fjgt/TyF%20foto.PDF, Consultada el 3 de mayo de 2014
Marzal Felici Javier, Aproximaciones metodológicas en el estudio de la fotografía, Recuperada de http://www.portalcomunicacion.com/uploads/pdf/45_esp.pdf, Consultada el 3 de mayo de 2014.
Vygotsky, L. (1977). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: La Pléyade.
Vygotsky, L. (1979). Desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, España: Grijalbo-Crítica.
Way, C. (2006). Focus on Photography: A Curriculum Guide. [PDF file] Nueva York. International Center of Photography. Recuperado de https://www.icp.org/files/icp_curriculum_guide_part1_0.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.