Photography, pedagogical tool to strengthen competences

Autores

  • Leonardo Alexis Vera Romero Universidad Autónoma de Bucaramanga http://orcid.org/0000-0003-1947-3732
  • Yolanda Villamizar de Camperos Universidad de Pamplona
  • José Julio Allende Hernández Popular Autonomous University of the State of Puebla

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v10i4.609

Palavras-chave:

Fotografia, TIC, habilidades, leitura, escrita, aprendizado significativo, colaboração, descoberta

Resumo

A finalidade da presente pesquisa foi: Para reforçar as competências de leitura e escritor de estudantes na nona série da Escola Municipal María Concepción Loperena através da implementação de oficinas com textos fotográficas meados de TIC através de um modelo de ensino baseado na aprendizagem, sob a abordagem cognitiva cujos expoentes mais importante para este estudo foram Ausubel, Vygotsky e Bruner, também a partir do conceito de literacia visual dirigida por Arheim e Gardner, uma metodologia enfatizando o âmbito de competências. A pesquisa foi do tipo qualitativa, pesquisa-ação, aplicado a uma amostra de 36 estudantes que foram operados através da implementação de oito oficinas fotografias mediadas pelas TIC, incluindo plataformas de imagens fotográficas livres: Pinterest e Pixabay que permitiram processos de transformação na sala de aula, tornando as aulas mais participativas e ativas no desenvolvimento da alfabetização visual com todos os processos cognitivos de percepção, atenção, memória, linguagem e pensamento, potencializando o âmbito das habilidades de leitura e escrita. Por sua vez, as fotografias utilizadas como uma ferramenta de ensino permitiu a realização dos objectivos propostos, uma melhoria no desempenho acadêmico e um alto grau de motivação para o trabalho de classe na área de linguagem e levou a autonomia, responsabilidade e senso crítico do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Alexis Vera Romero, Universidad Autónoma de Bucaramanga

    Master of arts. Specialist in pedagogy of language and literature

  • Yolanda Villamizar de Camperos, Universidad de Pamplona

    Master in Education with Emphasis in Cognition

  • José Julio Allende Hernández, Popular Autonomous University of the State of Puebla

    Doctor in Education

Referências

Arnheim, R. (1969). Pensamiento Visual. Berkeley: Prensa de la Universidad de California.

Ausubel, D., Novak, J. y Hanesian, H. (1983) Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas. Traducción al español de Mario Sandoval P., de la segunda edición de Educational psychology: a cognitive view.

Ballet folclórico de Antioquia. (2014). Danza folklórica. [Fotografía] Recuperado de https://co.pinterest.com/pin/431360470533730120/

Bruner, J. (1963). El proceso de la educación. México: UTEHA.

Bruner, J. (1984). Acción, pensamiento y lenguaje. Madrid: Alianza.

Bruner, J. (2005). Cultural Psychology and its Functions. Constructivism in the Human Sciences, 10, 53-63.

Bruner, J. (2008). Culture and Mind: Their Fruitful Incommensurability. Ethos, 36, 29-45.

Cardozo, C., Vergel, M., Zafra, L. (2016) Comunidades de Aprendizaje: Su impacto desde el lenguaje para la construcción de conocimiento matemático. Bogotá: Grupo Editorial Ibáñez S.A.S

Colorado, O. (2016). ¿De qué trata la fotografía? Oscar en Fotos. Recuperado de https://oscarenfotos.com/

Colorado, O. (3 de mayo de 2014). Elementos del lenguaje fotográfico [mensaje en un blog] Recuperado de https://oscarenfotos.com/2014/05/03/elementos-del-lenguaje-fotografico/

Colorado, O. (3 de mayo de 2014). Cómo leer una fotografía sin morir en el intento [mensaje de blog] Recuperado de https://oscarenfotos.com/2013/10/07/lectura-fotografica/

Colorado, O. Fotografía y apariencia, disponible en https://oscarenfotos.com/2014/04/26/fotografia-y-apariencia/ Consultada el 3 de mayo de 2014

Colorado, O. Fotografía y semiótica: una introducción mínima, disponible en https://oscarenfotos.com/2013/03/15/fotografia_y_semiotica_una_introduccio/ Consultada el 3 de mayo de 2014

Gardner, H. (1990). Educación artística y desarrollo humano. Los Ángeles: El Instituto de Educación Getty para las Artes.

Gardner, H. (1990). Marcos de la mente: la teoría de las inteligencias múltiples. Nueva York: Harper Collins.

Gardner, H. (1999). Inteligencia reformulada: inteligencias múltiples para el siglo 21. Nueva York: Libros Básicos.

Guilar, Moisés Esteban. (2009). Las ideas de Bruner: "de la revolución cognitiva" a la "revolución cultural" Educere, vol. 13, núm. 44, enero-marzo, 2009, pp. 235-241 Universidad de los Andes Mérida, Venezuela Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35614571028

Marzal, F. (Sin fecha). Proyecto: Análisis de la imagen fotográfica. [Mensaje en un blog] Recuperado de http://www.culturavisual.uji.es/analisis-de-la-imagen-fotografica/

Marzal, F. (Sin fecha). Metodología. [Mensaje en un blog] Recuperado de http://www.analisisfotografia.uji.es/root2/meto.html

Marzal, J. (2007). Cómo se lee una fotografía, Edit. Cátedra, Madrid, 2007

Marzal, J. Propuesta de Modelo de Análisis de la imagen fotográfica, análisis de modelos contemplados. Recuperado de http://www.analisisfotografia.uji.es/root2/METODOLOGIA%20ANALISIS%20FOTO%2023-11-2007.pdf

Marzal Felici Javier, Una propuesta metodológica para el análisis de la imagen fotográfica. Recuperada de: http://apolo.uji.es/fjgt/TyF%20foto.PDF, Consultada el 3 de mayo de 2014

Marzal Felici Javier, Aproximaciones metodológicas en el estudio de la fotografía, Recuperada de http://www.portalcomunicacion.com/uploads/pdf/45_esp.pdf, Consultada el 3 de mayo de 2014.

Vygotsky, L. (1977). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: La Pléyade.

Vygotsky, L. (1979). Desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, España: Grijalbo-Crítica.

Way, C. (2006). Focus on Photography: A Curriculum Guide. [PDF file] Nueva York. International Center of Photography. Recuperado de https://www.icp.org/files/icp_curriculum_guide_part1_0.pdf

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Photography, pedagogical tool to strengthen competences. (2018). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 10(4), 20-26. https://doi.org/10.22335/rlct.v10i4.609