Condiciones para a inclusão e a atenção a estudantes com limitação visual na Universidad del Magdalena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v11i1.590

Palavras-chave:

Recursos, condições, estratégias, inclusão, aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as condições da Universidade de Magdalena para a inclusão e atenção aos alunos com limitações visuais de Santa Marta - Colômbia, com base nos postulados do MEN (2006), Instituto Nacional de Cegos. (2011), Peña, N. (2014), Devia, V. (2015), Em relação à metodologia, a pesquisa é focada no modelo qualitativo utilizando o delineamento da pesquisa-ação. A população foi conformada por professores designados aos diferentes programas acadêmicos da Universidade de Magdalena que possuíam contrato de período integral, docentes e eventuais que tiveram contato com alunos que apresentavam limitações visuais, a fim de coletar as informações pertinentes ao diagnóstico. correspondente à investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Narlys Patricia Villalobo Ropain, Universidad del Magdalena
    Licenciada en Educación básica con énfasis en informática, investigadora del grupo GINFED.
  • Yaninis Eleidys Machado Guerra, Universidad del Magdalena
    Licenciada en Educación básica con énfasis en informática, investigadora del grupo GINFED.
  • Matilde Bolaño García, Universidad del Magdalena

    Doctorando en Ciencias de la Educación, Magíster en Informática educativa. Profesora e investigadora de la Facultad de Ciencias de la Educación. 

  • Lucía Yesenia Bustamante Meza, Universidad del Magdalena
    Doctora en Ciencias de la Educación, Profesora e investigadora de la Facultad de Ciencias de la Educación.

     

Referências

Arias, G. (2012). El Proyecto de Investigación. Introducción a la Metodología Científica. 6ta Edición. Editorial Episteme

Alcantud, F., Ávila, V. Y Asensi M. C. (2000). Integración de estudiantes con discapacidad en los estudios superiores. Valencia:. Universitat de València.

Arias, G. (2006). El Proyecto de Investigación. Introducción a la Metodología Científica. Edit. Episteme. Caracas.

Buitrago N (2011) Acceso a información. Un análisis para la población con discapacidad visual en la sociedad de las comunicaciones. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/5663/tesis730.pdf?

Cochran-Smith, M. (1998). Teacher Development and Education Reform. En A. Heargreaves y otros (eds). International Handbook of Education Change (pp. 916-951). Amsterdam: Kluwer.

Devia, V. (2015). Estrategias pedagógicas tecnológicas utilizadas por los docentes universitarios para la atención de estudiantes en situación de discapacidad visual en las universidades bogotanas. Bogotá.

Elliott, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación-acción, Madrid: Morata

Martínez, J. Zafra, S. Vergel, M Inclúyeme en la U. Bogotá: Uniediciones editorial Ibañez.

Ministerio de Educación Nacional (2006). Orientaciones Pedagógicas Para La Atención Educativa A Estudiantes ciegos. Recuperado de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/micrositios/1752/articles-320691_archivo_7.pdf

Peña, N. (2014). La diversidad en la enseñanza universitaria. España.

Piaget, J. (1987).Introducción a Piaget: Pensamiento, Aprendizaje y Enseñanza. España : Editorial Addison-Weley.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Condiciones para a inclusão e a atenção a estudantes com limitação visual na Universidad del Magdalena. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(1), 30-37. https://doi.org/10.22335/rlct.v11i1.590