Projeto de cenários virtuais para problemas de otimização em software de geometria dinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v10i2.571

Palavras-chave:

cenários virtuais, geometria dinâmica, problemas de otimização, registros de representação

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de tecnologias digitais, em particular, um software de geometria dinâmica, acompanhado por uma didática, servem como ferramentas de suporte para introduzir um conceito ou resolver um problema, em uma abordagem de ensino ativo, em o tema da otimização. Foi desenvolvido um trabalho com cinco professores de bacharelado, no qual um problema foi resolvido no contexto de máximos e mínimos de forma analítica e dinâmica usando o software geogebra. Os resultados indicam a necessidade de implementar sequências didáticas que orientam a concepção de otimização, a ferramenta motiva a fase de ensino, permitindo simulação, modificando heurísticas e formas de resolver um problema. Conclusão: a tecnologia digital é um fator motivador no ensino, permite a visualização de representações de objetos matemáticos de forma dinâmica, ajuda a conceituar se e somente se for apoiada por seqüências didáticas. Palavras-chave: cenários virtuais, geometria dinâmica, problemas de otimização, registros de representação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Freddy Yesid Villamizar Araque, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN

    Magister en Ciencias. Ingeniero electrónico. Candidato a Doctor en Matemática Educativa

  • Olga Lucy Rincón Leal, Universidad Francisco de Paula Santander

    Magister en Educación Matemática. Licenciada en Matemáticas y Física. Especialista en Estadística Aplicada

  • Mawency Vergel Ortega, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctora en Educación. Magister en Gerencia Educativa. Licenciada en Matemáticas y Física. Especialista en Estadística Aplicada

Referências

Arcavi, A., y Hadas, N. (2000). Computer mediated learning: An example of an approach. International journal of computers for mathematical learning, 5(1), 25-45.

Bikner, A., Knipping C., y Presmeg, N. (Eds.). (2015). Approaches to Qualitative Research in Mathematics Education. Examples of Methodology and Methods. Dordrecht Heidelberg New York London: Springer. DOI 10.1007/978-94-017-9181-6.

Cuevas, C., y Moreno, S. (2004). Interpretaciones erróneas sobre los conceptos de máximos y mínimos en el Cálculo Diferencial. Educación Matemática. Redalyc, 16(002), 93-104.

Cuevas, C.A., y Pluvinage, F. (2003). Les projets d'action practique, elements d'une ingeniere d'ensigment des mathematiques. Annales de didactique et de sciences cognitives, 8, 273-292.

Cuevas, C.A., Rodríguez, A., y González, O. (2014). Introducción al concepto de derivada de una función real con apoyo de las tecnologías digitales. Revista el Cálculo y su enseñanza. 5, 149-156. Disponible en línea: http://mattec.matedu.cinvestav.mx/el_calculo/index.php?vol=5&index_we b=11&index_mgzne.

Cuevas, C.A., y Villamizar, F. Y. (septiembre del 2015). Propuesta didáctica para la enseñanza de las cónicas mediante un entorno digital interactivo. En: J. Alba (compilador), Memorias Congreso Internacional de Didáctica de la Matemática. Una mirada epistemológica y empírica, (pp. 203-221), Santa Marta: Colombia.

Cuevas C.A., Villamizar, F.Y., y Martínez, A. (2017). Aplicaciones de la tecnología digital para actividades didácticas que promuevan una mejor comprensión del tono como cualidad del sonido para cursos tradicionales de física en el nivel básico. Enseñanza de las Ciencias, 35(3), 129-150. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2091.

Duval, R. (1998). Registros de representación semiótica y funcionamiento cognitivo del pensamiento. En F. Hitt (trad.), Investigaciones en matemática educativa II (173-201). México: Iberoamérica.

Granville, W.A. (2017). Cálculo diferencial e integral. México: Limusa.

Hohenwarter, M. (2018). GeoGebra. Disponible en: https://www.geogebra.org/.

National Council of Teachers of Mathematics (Ed.). (2000). Principles and standards for school mathematics (Vol. 1).

Purcell, E. J., Rigdon, S. E., & Varberg, D. E. (2007). Cálculo (novena edición). México: Pearson Educación.

Santos, L. M (2003). Procesos de Transformación de Artefactos Tecnológicos en Herramientas de Resolución de Problemas Matemáticos. Boletín de la Asociación Matemática Venezolana. 10(2). 195-211.

Santos, L. M. (2010). La resolución de problemas matemáticos: fundamentos cognitivos. México: Trillas.

Serres, M. (2014). Pulgarcita. México: Fondo de Cultura Económica.

Stake, R., E. (1999). Investigación con estudio de casos (segunda edición). Madrid: Morata.

Vergel Ortega, M., Rincón Leal, O y Zafra, S. (2017). Influencia del curso precálculo en ecuaciones diferenciales y desarrollo del pensamiento variacional. En: Pedagogía y construcción de ámbitos en educación. Estados Unidos: Redipe, 660p.

Villamizar, F.Y. (2017). Problema de optimización-Caja de máximo volumen. Recuperado el 21 de septiembre del 2017. Disponible en: https://www.geogebra.org/m/vETBV5bQ

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Projeto de cenários virtuais para problemas de otimização em software de geometria dinâmica. (2018). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 10(2), 67-75. https://doi.org/10.22335/rlct.v10i2.571