Competências Cidadãs pela Paz no treinamento de patrulheiros da Polícia Nacional da Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.521Palavras-chave:
treinamento, competições, cidadão, paz, policíaResumo
O objetivo da pesquisa foi criar um mecanismo que permita medir o nível de conhecimento em competências cidadãs das patrulhas policiais colombianas durante o processo de treinamento, além de identificar fraquezas, fortalezas e melhorias no treinamento. A população foi conformada por estudantes aspirantes a praticar como patrulheiros de uma escola de treinamento policial. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa correlacional, onde foram analisadas variáveis de convivência e paz pacífica, participação democrática e responsabilidade, pluralidade, multiculturalidade e avaliação de diferenças, associadas a competências cidadãs. Entre os principais achados foi o alto senso de cidadania e o reconhecimento de direitos, deveres, bem como os conceitos de sociedade e a importância para a construção da paz na Colômbia. Também é necessário fortalecer o conhecimento sobre direitos fundamentais sob o estudo da Constituição Política da Colômbia. A investigação concluiu que, na formação de patrulhas, o estudo das competências dos cidadãos é de grande importância, ainda mais devido aos caminhos de paz que o país está buscando atualmente. Isso tem uma implicação e é que, uma vez que se formam como profissionais, eles devem aplicar todo o conhecimento das competências de conhecimento para o contributo da paz da Colômbia.
Downloads
Referências
Almazan, A., Arribas, J., Camarero,L., Mañas, B. & Vallejos A. (2013). Estadística para la investigación social. Bogotá D.C., Colombia: Editorial Alfaomega.
Alvarado, S. & Mieles, M. (2012). Ciudadanía y competencias ciudadanas. Estudios políticos. (40), pp. 53-75.
Arbués, E. (2014). Presente y futuro de La educación para la ciudadanía en europa/present And Future Of The Citizenship Education In Europe. Teoría De La Educación; Educación y Cultura En La Sociedad De La Información, 15(4), 85-106. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/1750330568?accountid=143348
Baptista, P., Fernández, C., & Hernández, S. (2010). Metodología de la Investigación. 5ta ed. México D.F., México: Mac Graw Hill
Bulla, P.& Guarín, S. (2016). Formación policial y seguridad ciudadana ¿Cómo mejorar el servicio de Policía? En: Retos y desafíos de la policía en contextos de transición hacia la paz. Bogotá D.C., Colombia: Fescol.
Chaux, E. (2012). Competencias ciudadanas y estrategias pedagógicas. En: Educación convivencia y agresión escolar, (pp. 63-83). Bogotá D.C., Colombia: Ediciones Uniandes.
Chaux, E., Lleras, J. & Velasquez, A. (2012). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula. Una propuesta de integración de las áreas académicas. Bogotá D.C., Colombia: Ediciones Uniandes.
Congreso de la República de Colombia. (2014). Por la cual se establece la cátedra para la paz en todas las instituciones educativas del país. Bogotá D.C., Colombia: el autor
Dirección Nacional de Escuelas. (2015). Proyecto educativo del programa “Tecnica Profesional en Servicio de Policía. Bogotá D.C., Colombia: autor.
Dirección Nacional de Escuelas. (2014, octubre). Interpretación de resultados de las pruebas saber pro presentadas por un personal de estudiantes de los diferentes programas formales desarrollados en el primer semestre de 2014. Bogotá D.C., Colombia: Autor.
Dirección Nacional de Escuelas. (2015, agosto). Interpretación de resultados de las pruebas saber pro presentadas por un personal de estudiantes de los diferentes programas formales desarrollados en el primer semestre de 2015. Bogotá D.C., Colombia: Autor.
Escuela de Postgrados de Policía. (2014). Rol de la Policía Nacional en el posconflicto. Investigación Institucional. Serie 3. Bogotá D.C., Colombia: Imprenta Nacional.
Fernández, f., Rivera, A., Zambrano, E. & Zapata, E. (2014). Construcción y validación de instrumento medir para las competencias ciudadanas en estudiantes universitarios. (Español). Zona Próxima, (21), 78-97.
Gómez, B. R. (2013). Fundamentos teóricos de la evaluación por competencias: Trazabilidad histórica del concepto/. Uni-pluri/versidad, 13(2), 14-23. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/1495407097?accountid=143348
Gómez, S. (2015). Constitución Política de Colombia. Básica. Bogotá D.C., Colombia: Editorial Leyer
Jaramillo, R. (2014). Programa de competencias ciudadanas. Neutemberg. Recuperdo de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/docentes/1596/fo-article-58616.pdf
Londoño, C. (2011). Esbozo de una teoría general de la ciencia de policía. Bogotá D.C., Colombia: Escuela de Postgrados de Policía.
Londoño, C. (2011). Analectas para una filosofía policiaca. Bogotá D.C., Colombia: Escuela de Postgrados de Policía.
Ministerio de Educación Nacional. (2004). Estándares básicos de competencias ciudadanas. Bogotá D.C., Colombia: Imprenta Nacional.
Ministerio de Educación Nacional. (2011). Orientaciones para la Institucionalización de las competencias ciudadanas. Cartilla Brujula 1: Programa de competencias ciudadanas. Bogotá. D.C., Colombia: Amado Impresiones S.A.S.
Ministerio de Educación Nacional. (2015). Decreto por medio del cual se reglamenta la cátedra para paz: Bogotá. D.C., Colombia: el autor
Ochman, M., & Escalante, J. C. (2013). Sistematización y Evaluación de las competencias Ciudadanas Para Sociedades Democráticas. Revista Mexicana De Investigación Educativa, 18(56), 63-89. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/1370804627?accountid=143348
Patiño Álvarez, J., & Cano Cadavid, D. (2015). El régimen especial de la Dirección Nacional de Escuelas en el marco de las normas de educación superior en Colombia.. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 7(1), 77-80. Recuperado de http://revistalogos.policia.edu.co/index.php/rlct/article/view/213
Policía Nacional de Colombia. (2013). Potenciación del Conocimiento y formación policial, proyecto educativo institucional. Bogotá D.C., Colombia: Imprenta Nacional.
Policía Nacional de Colombia. (2015). Cartilla Plan Estratégico Institucional 2015-2018, comunidades seguras y en paz. . Bogotá D.C., Colombia: Imprenta Nacional.
Sánchez, M. (2015). Educación para la paz. Una aproximación piscopedagógica. Bogotá D.C.,Colombia: Ediciones USTA.
Sánchez, B. (2016). Desmontando los derechos fundamentales. En: Constitución democracia y movimiento. Bogotá D.C., Colombia: Editorial Uniandes.
Tobón S. (2006). Competencias en la educación superior. Políticas hacia la calidad. Bogotá D.C., Colombia: Ecoe Ediciones.
Tobón. S. (2013). Formación basada en competencias. Bogotá D.C., Colombia: Ecoe Ediciones.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.