Interpretação das competências de ensino digital apresentadas no contexto universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.518

Palavras-chave:

competências digitais, espaços universitários, TIC

Resumo

O objetivo da pesquisa foi interpretar as realidades das competências digitais dos professores e estudantes do Norte de Santander, para contribuir para a educação de qualidade na consolidação das competências digitais, inovando e transformando a realidade universitária através do pensamento reflexivo para uma aprendizagem significativa e colaborativo com um horizonte pedagógico de parceiros críticos apoiado por teorias de complexidade e construtivismo para alcançar os três elementos básicos: Estado-Professor-Estudantes. A metodologia qualitativa seguiu, através da etnografia e com um método de análise hermenêutica, a partir de quatro fases sistemáticas para o gerenciamento correto da pesquisa, os informantes-chave foram selecionados como professores, estudantes a quem a entrevista em profundidade foi aplicada, bem como a observação participante, a análise da informação foi realizada através da categorização, emergindo resultados cruciais nos espaços acadêmicos para a consolidação das competências digitais. Os resultados mostram o domínio limitado das competências digitais pelos professores e alunos na realização de aprendizagem significativa; conclui-se que existe um distanciamento entre a realidade e o que deveria ser; isto é, entre o planejamento e a execução de ações que levam ao uso, familiarização e integração de tecnologias exigidas e práticas no atual ambiente educacional e laboral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariel Evelyn Castellanos Adarme, Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional

    Doctora en Educación. Magister en Prácticas Pedagógicas. Especialista en Gerencia de Instituciones Educativas. Licenciada en Biología y Química.

  • Zulmary Carolina Nieto Sánchez, Universidad de Santander

    Licenciada en Informática y Matemática. Magister en Gerencia. Doctora en Educación

  • Héctor Miguel Parra López, Universidad Francisco de Paula Santander

    Ingeniero de Sistemas. Master Scientarium en Administración Educativa

Referências

De la Barrera, M. y Donolo, D. (2009). "Neurociencias y su importancia en contextos de aprendizaje”. Revista Digital Universitaria [en línea]. 10 de abril 2009, 10 (4). 45.

De Zubiría, M. (2012). Aprendizaje colectivo en el uso de la tecnología como práctica en las agencias de viajes: Un abordaje etnometodológico. Estudios y perspectivas en turismo, 21(6). 33-35.

Gros, B., y Silva, J. (2005). La formación del profesorado como docentes en los espacios virtuales de aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación, 36 (1).

Guitert, M.; Guerrero, A.E.; Ornellas, A.; Romeu, T. y Romero, M. (2008). Implementación de la competencia transversal «Uso y aplicación de las TIC en el ámbito académico y profesional» en el contexto universitario de la UOC. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 7 (2), 81-89.

Martínez, J., Vergel, M. & Zafra, S. (2016). Comportamiento juvenil y desarrollo de competencias prosociales. Bogotá, Colombia: Ibáñez.

Monereo, C. (2012). Desafíos a la formación del docente inclusivo: La identitad profesional y su relación con los incidentes críticos. Revista Latinoamericana de Inclusión Educativa, 6(2), pp. 193-208.

ORGANIZACIÓN DE COOPERACIÓN Y DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). Políticas Educativas en Perspectiva 2015. México. (Documento en línea) Disponible en: http://www.fundaciontelefonica.com/arte_cultura/publicaciones-listado/pagina-item-publicaciones/itempubli/456/.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (UNESCO, 2008). Estándares de competencias TIC para docentes.. (Documento en línea). Disponible en: https://www.google.co.ve/?gws_rd=ssl#.

Pozuela, J. (2014). ¿Y si enseñamos de otra manera? Competencias digitales para el cambio metodológico. Recuperado de: http://www3.uah.es/caracciolos/index.php/caracciolos/article/view/17/36

Prada (2010). Modelo Andragógico basado en Competencias TIC para Docentes Universitarios, un Preámbulo Hacia la Ciberdidaxia. España: Printed.

Silva Quiroz, J. E. (2012). Estándares TIC para la Formación Inicial Docente: una política pública en el contexto chileno. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 20 (7). 23. Recuperado de: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/962

Torres, Y. (2014). Formación docente para la integración de las TIC en la práctica educativa. Apertura. Revista de Innovación Educativa. 4(1). 56-68.

Vergel Ortega, M., Martinez Lozano, J., y Zafra Tristancho, S.L. (2016). Factores asociados al bullying en instituciones de educación superior. Revista Criminalidad. 58 (2), 197-208.

Zúñiga, J. (2016). Las competencias digitales en el perfil universitario: El caso de la Facultad de Pedagogía de la Universidad Veracruzana. Veracruz: Universidad Veracruzana.

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Interpretação das competências de ensino digital apresentadas no contexto universitário. (2020). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 10(1), 41-51. https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.518