Promoção da coexistência em instituições de ensino superior do Departamento de Acadêmico e de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.517Palavras-chave:
sistema educacional, fatores endógenos, fatores exógenos, centros de observação, psicologia comportamental, positivismo lógico, constituição políticaResumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de abordagem mista, da abordagem qualitativa com métodos de etnometodologia e teoria baseada no nível dedutivo e explicativo racionalista, com suporte em uma pesquisa de campo quantitativa, técnica de análise de fator confirmatório. O objetivo da proposta foi identificar fatores que afetam a implementação de aconselhamento acadêmico e de pesquisa na promoção da convivência, voltado para estudantes universitários e identificar percepções de professores na perspectiva da pesquisa. A população é composta por 25 professores com doutorado no Departamento de Norte de Santander e diretores de instituições de ensino superior. A entrevista, pesquisa e análise documental foram utilizadas como instrumentos. Resultados: fatores econômicos, motivacionais, psicológicos, políticos e acadêmicos, afetam a conciliação, empatia, trabalho de pesquisa e aconselhamento acadêmico de profissionais com doutorado em universidades. Conclusão: aconselhamento acadêmico e de pesquisa, melhora a interação social, a coexistência, o treinamento de pesquisa da comunidade acadêmica, oferece oportunidades de desenvolvimento de pesquisa de profissionais com doutorado.
Downloads
Referências
Acevedo, C., Flórez, E., Vergel-Ortega, M. (2011). Teoría de contacto aplicada al mecanismo leva-palpador cilíndrico. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia
Bello M., C. (2014). Desafíos y estado futuro de la convivencia en Colombia al 2025. Revista Criminalidad, 56 (2): 319-332.
Cataño, G. (2017). Intellectual history: El pensamiento colombiano en el siglo XIX (colombian thought in the 19th century). [Historia intelectual: El pensamiento colombiano en el siglo XIX] Anuario Colombiano De Historia Social y De La Cultura, 44(1), 71-83. doi:10.15446/achsc.v44n1.61216
Botero (2004). Calidad de la educación superior. [Documento en Línea]. Disponible:www.minieducacion.gov.co/info_lista_tema.asp?.id.tema=20&offsel [Consulta: 2007, Abril 15]
Casanova, C. A. (2015). The ontological nature of the categories. [El estatuto ontològico de las categorías] Pensamiento, 71(268), 803-826.
Cepeda, Z. Y. & Ruiz, J. I. (2015). Empatía: diferencias entre abusadores sexuales, delincuentes violentos y un grupo control. Revista Criminalidad, 57 (2): 209-220.
Cáceres (2005) Propuesta de creación del departamento de control de estudio y evaluación del liceo nocturno Michelena, estado Táchira. Rubio: UPEL Trabajo de grado no publicado Instituto Pedagógico Rural Gervasio Rubio.
Cañas (2002) Creación del centro de servicios en comercio exterior del instituto universitario de la frontera (IUFRONT).Rubio: Trabajo de grado no publicado Instituto Pedagógico Rural Gervasio Rubio.
Conill, J. (2016). Bodily intimacy and its neurobiological foundations. [La intimidad corporal y sus bases Neurobiológicas] Pensamiento, 72(273), 789-807.
Chiavenato. I (2005). Administración de recursos humanos. Santafé de Bogotá: Graw-Hill Interamericana S.A.
Díaz, y Gómez (2003). Formación por ciclos en educación superior. Bogotá: ICFES
Díaz, y Karín (2001). Teorías de las organizaciones. [Documento en Línea]. Disponible: www.sisbilo.unmsm.edu.pe/b.bvirtualdata/teri/Humana/díaz_gy/cap5
Gómez, M. S. (2012). Memory and education. educating front the memory of victims. [Pedagogía y memoria. Educar a partir del recuerdo de los vencidos] Pensamiento, 68(255), 107-120.
Jiménez Rodríguez, N. (2013). Mirada retrospectiva al delito de feminicidio: evolución, fundamentación, y sanción. Autores: Ómar Huertas Díaz, Gladys Isabel Ruiz, Carlos
Malagón. (2003). Planificación institucional en la educación. Bogotá: Panamericana.
Márquez, y Auccasi (s/f). Teorías de liderazgo. [Documento en Línea]. Disponible: enfermeria.peru.com/gesenfer/liderazgo/lidercap2. [Consulta: 2006, Diciembre 22].
Martínez Osorio, P. (2012). La enseñanza en arquitectura y las visiones normativas hegemónicas, desde el contexto global al local. Revista Logos Ciencia & TecnologíA, 4(1), 121-129. Recuperado dehttp://revistalogos.policia.edu.co/index.php/rlct/article/view/174/185
Niebles de las Salas, E. Oñoro, E. y Oñoro, R. (2007). Procesos gerenciales. [Documento en Línea]. Disponible: www.eumed.net/libros/2007a/226. [Consulta: 2007, Enero 29].
Ortega, M. V., Herrera, C. A. C., Vergel, C. S. G., & Cúcuta, C. C. Comunidades de aprendizaje-comunidades de maestros: Una experiencia significativa en el Cesar, Colombia.
Ortega, M. V., Martínez, J. J., & Leal, O. L. R. (2016). Validez de instrumento cala para evaluar asesorías académicas virtuales. Horizontes Pedagógicos, 18(1), 26-33.
Paredes, Piedraita, y Espinosa (2005). Prospectivas de desarrollo de la investigación a partir de modelos formativos fundados en estructuras curriculares de tipo investigativo. Cúcuta: Universidad Libre.
Ramos. (s/f).El cuadro de mando integral como herramienta de dirección en una institución dedicada a la investigación. [Documento en Línea]. Disponible: www.villaclara.cu/User Files/File/Portal%20 prov/infolegam2007no1. [Consulta: 2007, Enero 3].
Rincón y Varela. (2006). Estudio de factibilidad para apertura de la modalidad de estudios presencial en régimen nocturno. Rubio. Trabajo de ascenso no publicado. Instituto pedagógico Rural Gervasio Rubio.
Salcedo. (2000), Indicadores de gestión para las universidades venezolanas un proyecto de alcance nacional. [Documento en Línea]. Disponible: www.unmsm.edu.ve/Noticias2005/marzo/d2/indicadores_occaa_Version6.doc. [Consulta: 2007, Mayo 16].
Tamayo. (1997). Administración y evaluación de la investigación. ICESI.
Universidad de los Andes de Bogotá. (2005). Consejería académica. [Documento en Línea]. Disponible: www. uniandina.edu.co/html/nota 1/Boletines1. [Consulta: 2005. Diciembre 20].
Universidad de Burgos en España (2007). Servicio de tutoría y orientación académica. [Documento en Línea]. Disponible: www.ubu.es/orientadores/index. [Consulta: 2007. Abril 15].
Universidad Francisco de Paula Santander Facultad Ciencias de la Salud. (2006). Prevención de la deserción y retención de los estudiantes de enfermería. Cúcuta.
Universidad Javeriana de Cali. (2005). La consejería académica. [Documento en Línea].Disponible: www.puj.edu.co/banners/Directriz_Consejería. [Consulta: 2005. Diciembre 20].
Universidad Militar Nueva Granada (2007). Programa de consejería. [Documento en Línea]. Disponible: www.umng.edu.co/www/section-3767.jsp [Consulta: 2007. Abril 7].
Universidad Virtual GRACE. (2005). Consejería académica. [Documento en Línea]. Disponible: www. grace.ean.edu.co/course/view.php. [Consulta: 2005, Diciembre 20].
Vergel Ortega, M., Contreras Díaz, M., & Martínez Lozano, J., (2017). Cúcuta y su Avenida Guaimaral: Espacio público, Historia y calidad de vida de sus Habitantes. Alemania: Editorial Academica Española.
Vergel-Ortega, M., Martínez Lozano, J., & Zafra Tristancho, S. (2016). Factores asociados al rendimiento académico en adultos. Revista CientíFica, 2(25).
doi:http://dx.doi.org/10.14483//udistrital.jour.RC.2016.25.a4
Vergel Ortega, M., Martínez Lozano, J. J., & Zafra Tristancho, S. L. (2016). Factors associated with bullying in higher education institutions. Revista Criminalidad, 58(2), 197-208.
Vergel Ortega, M., Rincón Leal, O.L. y Martínez Lozano, J.J. (2016). Validez de instrumento CALA para evaluar asesorías académicas virtuales. Revista Horizontes Pedagógicos. Vol. 18(1)26-
Zabalza. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional. Madrid: Nancea, S.A.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.