Criatividade e Memória Visual em Estudantes de Modalidade Virtual na Universidade Colombiana
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.513Palavras-chave:
tecnologias da informação e da comunicação, criatividade, memóriaResumo
A finalidade deste artigo é apresentar os resultados descritivo-qualitativos feitos aos estudantes entre 16 a 35 anos que estudam a modalidade virtual na faculdade dos estudos à distância da Universidade militar nova de Granada de Colômbia (FAEDIS); O objetivo principal é investigar a relação entre criatividade e memória visual na modalidade virtual. Uma vez que os estudos semelhantes não são conhecidos; Esta correlação foi efectuadas a uma amostra de 1009 estudante. Eles foram avaliados usando dois questionários, teste de tartaruga e estilos de aprendizagem. Os resultados mostraram que os alunos a entrar nesta modalidade devem ter altos níveis de criatividade e uma boa memória visual, que é usada quando se pensa em imagens.
Downloads
Referências
Acuña, H. (2014). El perfil del estudiante de pregrado de la Facultad de Ciencias económicas. Revista Educación y Desarrollo Social, 8(2), 146-167.
Alvarado, M. & Calderón, I. (2013). Diagnóstico Estadístico y tendencias de la Educación Superior a Distancia en Colombia. En La educación Superior a Distancia y Virtual en Colombia: Nuevas realidades (pp. 31-47). Bogotá, Colombia: ACESAD/VIRTUAL EDUCA.
Álvarez-Suárez, P., Cepero-Espinosa, S., Arce, C., & Perales-Palacios, F. J. (2013). Possibilities of subjective scaling as an analitical tool of preservice science teachers spontaneous thinking. Profesorado, 17(2), 347-368.
Boden, M. (1994). La mente creativa. Mitos y mecanismos. Barcelona: Editorial Gedisa.
Bowden, E. M., Jung-Beeman, M., Fleck, J. & Kounious, J. (2005). New approaches to demystifying insight. Trends in Cognitive Sciences, 9(1), 322-328.
Carlsson, I., Wendt, P. & Risberg, J. (2000). On the neurobiology of creativity. Differences in frontal activity between high and low creative subjects. Neuropsychology, 38(1), 873-885.
Carter, V. (1996). Do media influence learning? Revisting the debate in the context of distance education. Open Learning, 11(1), 31-40.
Carrillo, P. (2010). Sistemas de memoria: reseña histórica, clasificación y conceptos actuales. Primera parte: Historia, taxonomía de la memoria, sistemas de memoria de largo plazo: la memoria semántica. Salud Mental, 33(1).
Chávez, R. A., Graff-Guerrero, A., García-Reyna, J. C., Vaugier, V. & Cruz-Fuentes, C. (2004). Neurobiología de la creatividad: resultados preliminares de un estudio de activación cerebral. Salud Mental, 27(3).
Chávez, R. A., Graff-Guerrero, A., García-Reyna, J. C., Vaugier, V. &Cruz-Fuentes, C. (2007). Cerebral blood flow associated with creative performance: A comparative study. Neuroimage, 38(1), 519-528.
De la Torre, Saturnino. (2003). Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad paradójica. Barcelona, España: Octaedro Ediciones.
De la Torre, Saturnino, & Violant, V. (2006) Comprender y evaluar la creatividad, Vol. 1. Málaga, España: Ediciones Aljibe. B
Dennis, C. (2002). Psicología. Exploración y Aplicaciones. México: Thomson.
Domínguez, J. (2015). ¿Eres una persona creativa? Recuperado de: http://www.sura.com/blogs/calidad-de-vida/creatividad-felices.aspx
Fink, A., Grabner, R. H. & Benedek, M. (2009). The creative brain: Investigation of brain activity during creative problem solving by means of EEG and fMRI. Human Brain Mapping, 30(1), 734-748.
González Valdés, A. (1990). Como propiciar la creatividad. La Habana, Cuba: Ciencias Sociales, Serie Psicología Social.
Henao, O. & Zapata, D. (2002). La enseñanza virtual en la educación superior, Bogotá, Colombia: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES).
Kerlinger, F. (1979). Investigación experimental y no experimental. En F. Kerlinger (Ed.), Enfoque conceptual de la investigación del comportamiento. México, D.F.: Nueva Editorial Interamericana.
Ministerio Educación Nacional (2010). Deserción estudiantil en la educación superior en Colombia: Metodología de seguimiento. Diagnóstico y elementos para su prevención. Revolución Colombia Aprende. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio Educación Nacional (2015). Colombia le está apostando a la educación virtual http://www.mineducacion.gov.co/1759/1621/articles-103622_archivo_pdf. Recuperado de: http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/educacion/educacion-superior-virtual-en-colombia/16417604
Ministerio de Educación Nacional (2015). ¿Qué es la educación virtual? Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-196492.html
Quevedo, A. (2000). Proyectos de educación a distancia en Venezuela. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Recuperado dehttp://publicaciones.urbe.edu/index.php/telematique/article/view/843/2067
Rama, C. (2003). Economía de las industrias culturales en la globalización digital. Buenos Aires, Argentina: Eudeba.
Rama, C. (2013). La educación Superior a Distancia Virtual en Colombia: Nuevas Realidades. Bogotá, Colombia: ACESAD/ VIRTUAL EDUCA.
Reyes, N. (2011). Motivación del estudiante y los entornos virtuales de aprendizaje, in Conferencia Internacional ICDE 2011, Buenos Aires, Argentina.
Ríos, J. (2015). ¿Cómo evitar la deserción estudiantil en la Educación Virtual? p.1 Recuperado de: http://polivirtual.co/como-evitar-la-desercion-estudiantil-en-la-virtualidad/
Rugarcía T., A. (1993). Desarrollo de La creatividad por La docencia. En Perspectivas docentes. (10), 41-46. México: Universidad Juárez Autónoma de Tabasco.
Vergel-Ortega, M., Martínez Lozano, J., & Nieto, J.F., M. (2016). Validez de instrumento para medir el aprendizaje creativo. Revista comunicaciones en Estadística. 9, 2, pp. 239–254. Recuperado de: http://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/estadistica/article/view/2669/3126
Vernia, A. & Gustems, J. (2016). Creatividad y educación musical en adultos. Creatividad y Sociedad · nº26 · diciembre 2016 C/ Salud, 15 - 5ºD Madrid. ISSN: 1887-7370. Recuperado de: http://www.creatividadysociedad.com/articulos/26/15.%20Creatividad%20y%20educacion%20musical%20en%20adultos.pdf
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.