Criatividade e Memória Visual em Estudantes de Modalidade Virtual na Universidade Colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.513

Palavras-chave:

tecnologias da informação e da comunicação, criatividade, memória

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar os resultados descritivo-qualitativos feitos aos estudantes entre 16 a 35 anos que estudam a modalidade virtual na faculdade dos estudos à distância da Universidade militar nova de Granada de Colômbia (FAEDIS); O objetivo principal é investigar a relação entre criatividade e memória visual na modalidade virtual. Uma vez que os estudos semelhantes não são conhecidos; Esta correlação foi efectuadas a uma amostra de 1009 estudante. Eles foram avaliados usando dois questionários, teste de tartaruga e estilos de aprendizagem. Os resultados mostraram que os alunos a entrar nesta modalidade devem ter altos níveis de criatividade e uma boa memória visual, que é usada quando se pensa em imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henry Acuña Barrantes, Universidad Militar Nueva Granada

    Economista. Especialista en Alta Gerencia. Especialista Comercio Exterior. Máster en Comercio Exterior Marketing Internacional. Doctorado in International Business. Grupo Liderazgo de la Universidad Militar Nueva Granada.

  • Fátima Llamas Salguero, Universidad Internacional de La Rioja

    Profesora e investigador de la Universidad Internacional de la Rioja (UNIR). Doctora en educación.

  • Verónica López Fernández, Universidad Internacional de La Rioja

    Profesora e investigador de la Universidad Internacional de La Rioja. Doctora en Psicología.

Referências

Acuña, H. (2014). El perfil del estudiante de pregrado de la Facultad de Ciencias económicas. Revista Educación y Desarrollo Social, 8(2), 146-167.

Alvarado, M. & Calderón, I. (2013). Diagnóstico Estadístico y tendencias de la Educación Superior a Distancia en Colombia. En La educación Superior a Distancia y Virtual en Colombia: Nuevas realidades (pp. 31-47). Bogotá, Colombia: ACESAD/VIRTUAL EDUCA.

Álvarez-Suárez, P., Cepero-Espinosa, S., Arce, C., & Perales-Palacios, F. J. (2013). Possibilities of subjective scaling as an analitical tool of preservice science teachers spontaneous thinking. Profesorado, 17(2), 347-368.

Boden, M. (1994). La mente creativa. Mitos y mecanismos. Barcelona: Editorial Gedisa.

Bowden, E. M., Jung-Beeman, M., Fleck, J. & Kounious, J. (2005). New approaches to demystifying insight. Trends in Cognitive Sciences, 9(1), 322-328.

Carlsson, I., Wendt, P. & Risberg, J. (2000). On the neurobiology of creativity. Differences in frontal activity between high and low creative subjects. Neuropsychology, 38(1), 873-885.

Carter, V. (1996). Do media influence learning? Revisting the debate in the context of distance education. Open Learning, 11(1), 31-40.

Carrillo, P. (2010). Sistemas de memoria: reseña histórica, clasificación y conceptos actuales. Primera parte: Historia, taxonomía de la memoria, sistemas de memoria de largo plazo: la memoria semántica. Salud Mental, 33(1).

Chávez, R. A., Graff-Guerrero, A., García-Reyna, J. C., Vaugier, V. & Cruz-Fuentes, C. (2004). Neurobiología de la creatividad: resultados preliminares de un estudio de activación cerebral. Salud Mental, 27(3).

Chávez, R. A., Graff-Guerrero, A., García-Reyna, J. C., Vaugier, V. &Cruz-Fuentes, C. (2007). Cerebral blood flow associated with creative performance: A comparative study. Neuroimage, 38(1), 519-528.

De la Torre, Saturnino. (2003). Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad paradójica. Barcelona, España: Octaedro Ediciones.

De la Torre, Saturnino, & Violant, V. (2006) Comprender y evaluar la creatividad, Vol. 1. Málaga, España: Ediciones Aljibe. B

Dennis, C. (2002). Psicología. Exploración y Aplicaciones. México: Thomson.

Domínguez, J. (2015). ¿Eres una persona creativa? Recuperado de: http://www.sura.com/blogs/calidad-de-vida/creatividad-felices.aspx

Fink, A., Grabner, R. H. & Benedek, M. (2009). The creative brain: Investigation of brain activity during creative problem solving by means of EEG and fMRI. Human Brain Mapping, 30(1), 734-748.

González Valdés, A. (1990). Como propiciar la creatividad. La Habana, Cuba: Ciencias Sociales, Serie Psicología Social.

Henao, O. & Zapata, D. (2002). La enseñanza virtual en la educación superior, Bogotá, Colombia: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES).

Kerlinger, F. (1979). Investigación experimental y no experimental. En F. Kerlinger (Ed.), Enfoque conceptual de la investigación del comportamiento. México, D.F.: Nueva Editorial Interamericana.

Ministerio Educación Nacional (2010). Deserción estudiantil en la educación superior en Colombia: Metodología de seguimiento. Diagnóstico y elementos para su prevención. Revolución Colombia Aprende. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.

Ministerio Educación Nacional (2015). Colombia le está apostando a la educación virtual http://www.mineducacion.gov.co/1759/1621/articles-103622_archivo_pdf. Recuperado de: http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/educacion/educacion-superior-virtual-en-colombia/16417604

Ministerio de Educación Nacional (2015). ¿Qué es la educación virtual? Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-196492.html

Quevedo, A. (2000). Proyectos de educación a distancia en Venezuela. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Recuperado dehttp://publicaciones.urbe.edu/index.php/telematique/article/view/843/2067

Rama, C. (2003). Economía de las industrias culturales en la globalización digital. Buenos Aires, Argentina: Eudeba.

Rama, C. (2013). La educación Superior a Distancia Virtual en Colombia: Nuevas Realidades. Bogotá, Colombia: ACESAD/ VIRTUAL EDUCA.

Reyes, N. (2011). Motivación del estudiante y los entornos virtuales de aprendizaje, in Conferencia Internacional ICDE 2011, Buenos Aires, Argentina.

Ríos, J. (2015). ¿Cómo evitar la deserción estudiantil en la Educación Virtual? p.1 Recuperado de: http://polivirtual.co/como-evitar-la-desercion-estudiantil-en-la-virtualidad/

Rugarcía T., A. (1993). Desarrollo de La creatividad por La docencia. En Perspectivas docentes. (10), 41-46. México: Universidad Juárez Autónoma de Tabasco.

Vergel-Ortega, M., Martínez Lozano, J., & Nieto, J.F., M. (2016). Validez de instrumento para medir el aprendizaje creativo. Revista comunicaciones en Estadística. 9, 2, pp. 239–254. Recuperado de: http://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/estadistica/article/view/2669/3126

Vernia, A. & Gustems, J. (2016). Creatividad y educación musical en adultos. Creatividad y Sociedad · nº26 · diciembre 2016 C/ Salud, 15 - 5ºD Madrid. ISSN: 1887-7370. Recuperado de: http://www.creatividadysociedad.com/articulos/26/15.%20Creatividad%20y%20educacion%20musical%20en%20adultos.pdf

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Criatividade e Memória Visual em Estudantes de Modalidade Virtual na Universidade Colombiana. (2020). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 10(1), 14-27. https://doi.org/10.22335/rlct.v10i1.513