Familia y escuela construyendo convivencia y paz: Evaluación de una experiencia de intervención

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v9i2.478

Palavras-chave:

Coexistência, Família, Programa de Intervenção Escolar, Avaliação

Resumo

A investigação descreve o impacto do FAST (Family and school boards) desenvolvido com alunos, professores e pais do Kindergarten Pilot Pasto (Colômbia). Método: A reconstrução da experiência foi feita a partir da abordagem qualitativa construtivista, utilizando um método hermenêutico histórico através de entrevistas detalhadas. Resultados: melhorou o funcionamento da família, a resiliência da criança foi fortalecida e os fatores de risco foram mitigados das contribuições do desenvolvimento ecológico, sistêmico e emocional das teorias das crianças. Conclusão: o surgimento de uma nova convivência é evidente na escola para a família.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Contreras Grijalba, Institución Universitaria CESMAG

    Doctoren psicología con orientación en neurociencia cognitiva aplicada. Magister en Psicología. Magister en Docencia universitaria.

  • Liliana Calvachi Galvez, Institución Universitaria CESMAG

    Psicóloga. Especialista. Doctora

  • Adalberto Ruiz, Institución Universitaria CESMAG

    Psicólogo

  • Gerardo Restrepo Ramírez, Université de Sherbrooke

    Doctor en Educación. Magister en Epidemiología. Especialista en Neuropediatría. Especialista en Aeps Neurochirurgie. Médico

Referências

Bronfenbrenner U (1998). The ecology of developmental processes. Lerner (Eds),

Handbook of Child Psychology: Vol 1. New York: Wiley.

Coote, S.(2000). Families and schools together (FAST). Paper presented at the

Conference Reducing Criminality: Partnerships and Best Practice convened by the Australian Institute of Criminology, Perth, Australia. Retrieved from http://www.aic.gov.au/events/aic upcoming events/2000/criminality.aspx

Damacio, Antonio (2001). El error de Descartes. Editorial Paidos. Buenos Aires

Argentina

Delgado, C & Gutiérrez E (1995). Métodos y técnicas cualitativas de

investigación en ciencias sociales. Editorial Síntesis. Madrid.

Dowling, E & Osborne, E. (2003). The family and the school: A joint systems

approach to problems with children (2 ed.). UK: H. Karnac Books. London,

Dunst, C. (2002). Family-centered practices: Birth through high school. The Journal of Special Education.

Epstein, J. L. (1995). School/family/community partnerships. Phi Delta Kappan.

ICBF (2011). Informe sobre violencia y familia. Documento presentado al

Ministerio Nacional de la Protección Social de Colombia. Recuperado de

www.icbf.gov.co el 5 de mayo del 2015.

Griffith, J. (2000). School climate as group evaluation and group consensus:

Student and parent perceptions of the elementary school environment. The Elementary School Journal, 101(1).

Maturana, H & Bloch, S (1996). Biología del emocionar. Editorial Dolmen. Chile.

McWilliam, K, Maxwell, L, & Sloper, K. (1999). Beyond involvement: Are

elementary schools ready to be family-centered? School Psychology Review.

Ministerio de la Proteccion Social Colombia (2003). Un panorama de la salud y la

enfermedad mental en Colombia. Bogotá DC. Recuperado de www.minproteccionsocial.gov.co el 7 de mayo del 2015.

Morín, E. (1998). Introducción al pensamiento complejo. Editorial Gedisa

Barcelona.

Papalia, Diane y otros (2011). Psicología del Desarrollo. De la infancia a la

adolescencia. Undécima Edición. McGraw.

Piedrahita, L. (2009). Opinión de escolares de una institución educativa sobre la

presencia de la violencia en los medios de comunicación, Revista Salud Publica 11(3).

Premack D, & Woodruff G (1980). Does chimpanzee have a theory of mind?

Behav Brain Sci.

Pinzón, P (1988). Elementos para orientar el problema: televisión y violencia en

Colombia, Proyecto Francisco José de Caldas.

Sass, J. (1999). Comprehensive evaluation report for the Canadian replication of

the families and schools together (FAST) program. Paper presented at the

Annual Meeting of the American Evaluation Association, Orlando, FL.

Tellegen, A. (1997). Biología y sentimientos. México: Prentice-hall

Hispanoamericana.

Terrion, J. (2006). Building social capital in vulnerable families: Success markers

of a schoolbased intervention program. Youth Society.

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Familia y escuela construyendo convivencia y paz: Evaluación de una experiencia de intervención. (2017). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 9(2), 55-63. https://doi.org/10.22335/rlct.v9i2.478