Pesquisa de intervenção e abordagem multimodal em Ciências Humanas e educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v9i2.458

Palavras-chave:

mentoring, apoio psico-pedagógico, interação

Resumo

O artigo visa associar a intervenção de orientação de pesquisa implementada em ciências humanas na educação matemática, bem como discutir o método multimétodo como foco de pesquisa na educação matemática. A pesquisa segue uma abordagem multi-método, a informação é analisada através da triangulação de métodos de análise fatorial e pesquisa ação-intervenção. Resultados: cognição social, interação empática, vícios, pais de apoio são fatores associados com o pensamento matemático, a intervenção através do apoio psicopedagógico melhorou o desenvolvimento do pensamento. Conclusão: A pesquisa de intervenção como método dentro da abordagem multimethod apresenta uma abordagem alternativa para a compreensão da situação educacional e dos diferentes fatores associados a ela para formular propostas que permitam ao aluno alcançar um nível competente na aprendizagem, compreensão e aplicação de Matemática que responde positivamente a sua atuação em seu mundo natural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henry de Jesús Gallardo Pérez, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctor en Educación. Profesor del Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad Francisco de Paula Santander

  • Mawency Vergel Ortega, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctora en Educación. Profesora del Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad Francisco de Paula Santander

  • Freddy Yesid Villamizar Araque, Centro de Investigación y de Estudios avanzados del I.P.N. Cinvestav

    Magister en Ciencias. Especialidad Matemática Educativa. Centro de Investigación y de Estudios avanzados del I.P.N. Cinvestav

Referências

Acosta, Y. (2010). Critical though, subject and democracy in latin america. [Pensamiento crítico, sujeto y democracia en América latina] Utopia y Praxis Latinoamericana, 15(51), 15-43.

Agis, D. F. (2015). La construcción del conocimiento científico como imperativo ético-político en el pensamiento de josé ortega y gasset. Revista De Estudios Orteguianos, (30), 111-125.

Aguilar, M. T. (2010). Descartes and the body-machine. [Descartes y el cuerpo-máquina] Pensamiento, 66(249), 755-770

Aranguren, M. (2015). Influence of previous knowledge in torrance tests of creative thinking. [Influencia del conocimiento previo sobre el test de pensamiento creativo de Torrance] International Journal of Psychological Research, 8(2), 75-89

Arango-Forero, G. (2013). Digital communication: A proposal for analysis based on complex thought. [Comunicación digital: Una propuesta de análisis desde el pensamiento complejo] Palabra Clave, 16(3), 673-697.

Barranquero, P. G. (2016). Scientific and philosophical contributions of aubrey de grey's thought. [Aportes científicos y filosóficos del pensamiento de Aubrey de Grey] Gazeta De Antropologia, 32(2)

Bericat, E. (1998). La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social. Barcelona (España): Ariel.

Calvachi, L. (2004). La investigación intervención, un paradigma emergente. Boletín de investigaciones (10). 6-10

Clemente, V., Tschimmel, K., & Vieira, R. (2016). Creative and critical thinking in product development: An educational initiative based on design thinking. Revista Lusofona De Educacao, 32(32), 75-92.

Hernández, Marisela. (2000). Apuntes sobre fenomenología y hermenéutica en investigación construccionista. Caracas, Venezuela: Universidad Simón Bolívar, Departamento de Ciencia y tecnología del comportamiento.

Hurtado de Barrera, Jacqueline. (2008). Metodología de la investigación. Una comprensión holística. Caracas: Sypal-Ediciones Quirón.

Morín, E. Introducción al Pensamiento Complejo. España. (2001) Gedisa

Morse, J. M. (2003). Principles of mixed methods and multi-methods research design. In C. Teddlie and A. Tashakkori. Handbook of mixed methods in social and behavioral research. London: Sage.

Ramos Torres, R. (1996). Jano y el ornitorrinco: aspectos de la complejidad social. En J. Pérez e I. Sánchez (eds.). Complejidad y teoría social.

Ruiz Bolívar, C. (2008). Blended-learning: Evaluación de una Experiencia de Aprendizaje en el Nivel de Postgrado. Aceptado para publicación en la Revista Investigación y Postgrado, 23(1).

Sabariego, M. y Bisquerra, R. (2004). El proceso de investigación (parte 1). En R. Bisquerra (Coord.), Metodología de la investigación educativa (pp. 89-125). Madrid: La Muralla.

Sabariego, M. (2004). El proceso de investigación (parte 2). En R. Bisquerra (Coord.), Metodología de la investigación educativa (pp. 127-163). Madrid: La Muralla.

Sabariego, M., Massot, I., y Dorio, I. (2004). Métodos de investigación cualitativa. En R. Bisquerra (Coord.), Metodología de la investigación educativa (pp. 293-328). Madrid: La Muralla.

Schavino, N y Villegas C. El Paradigma Integrador Transcomplejo. En ensayos de investigaciones. Publicación del centro de investigación de Postgrado de la Universidad Bicentenaria de Aragua. (2006) Año 1 – N 1.

Silvio, J. (2000). La virtualización de la universidad. Caracas: IESAL/UNESCO.

Sivera-Bello, S. (2016). Genius and bottles: How we teach creative thinking at the UOC. Opcion, 32 (Special Issue 12), 701-723.

Schopenhauer, A. (1987). El mundo como voluntad y representación. México: Porrúa.

Tashakkori, A., and Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. London: Sage.

Trujilo, I. (2016). A difference without as such. derrida and his difference with heidegger. [Una diferencia sin como tal. Derrida y su diferencia con Heidegger] Pensamiento, 72(270), 5-25.

UBA. Investigacion Transcompleja: De la Disimplicidad a la Transdisiciplinariedad. Decanato de Investigación, Extensión y Postgrado de la Universidad Bicentenaria de Aragua. Venezuela (2010)

Valladares, D. Y. (2013). Pensamiento pedagógico de los docentes de ciencias naturales en Educación Media. Revista De Pedagogia, 34(94), 241-260.

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Pesquisa de intervenção e abordagem multimodal em Ciências Humanas e educação matemática. (2017). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 9(2), 85-96. https://doi.org/10.22335/rlct.v9i2.458