La didáctica en humanidades e ciências, uma disciplina científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v9i1.455

Palavras-chave:

ciências humanas, didática, ciências básicas, universidade, curriculum, Enjambre

Resumo

O presente artigo é uma proposta de reflexão sobre a Didáctica desde o fundo profundo das experiências de aula em que é o propósito fundamental do dicente é brindar a los estudiantes espaços para a construção e reafirmação dos aprendizajes através do trabalho com problemáticas Do contexto que conduz o desenvolvimento das competências específicas da área, laborales e ciudadanas são importantes para asumir os retos do mundo reais. Empréstimos e contas em conta por conta de outrem por "uma ciência que se interessa pela produção e comunicação de conhecimentos, em que a produção e esta comunicação têm os específicos dos mesmos" (Brousseau, 1990), Por lo que esta ciência deve ser reconhecida como uma ferramenta como uma disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Angelmiro Pabón Gómez, Universidad Francisco de Paula Santander

    Licenciado en Matemáticas y Computación. Especialista en Estadística aplicada. Maestrante Educación  matemática.

  • Héctor Miguel Parra López, Universidad Francisco de Paula Santander

    Ingeniero de Sistemas.  Master Scientarium en Administración educativa.

  • Alejandra Sarahy Férnandez Nieto, Universidad Francisco de Paula Santander

    Ingeniera Agroindustrial. Magister en Educación Ambiental.

Referências

Brousseau, G. (1990). “¿Qué pueden aportar a los enseñantes los diferentes enfoques de la didáctica de las matemáticas? (Primera parte)”. Revista Enseñanza de las Ciencias. España, Institut de Ciències de l'Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona: vol: 8,3, pag: 259- 267. Traducción al español de Luis Puig.

Brousseau, G. (1990). ¿Qué pueden aportar a los enseñantes los diferentes enfoques de la didáctica de las matemáticas? (Primera parte) (L. Puig, Trad.). Enseñanza de las Ciencias, 8(3), 259-267. Recuperado de http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/51335/93083

Brousseau, G. (1997). The theory of didactical situations in mathematics. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Press.

Brousseau G. (1998): Théorie des Situations Didactiques, La Pensée Sauvage, Grenoble, Francia.

Cantoral, R. (2005). Diplomado de introducción a la enseñanza de las ciencias, Universidad Autónoma de la Ciudad de México. Recuperado el 10 de febrero de 2010 de http://www.icyt.df.gob.mx/diplomadociencia/programa3

Cardozo, C., Vergel Ortega, M. Zafra, S.L. (2016). Comunidades de aprendizaje, su impacto desde el lenguaje para la construcción de conocimiento matemático. Bogotá: Grupo editorial Ibañez, S.A.S

Comenius, J. A. (1986). Didáctica magna (Vol. 133). Ediciones AKAL.

Espinosa, A. J. (2013). Didáctica de la matemática, educación matemática e investigación. Ciências em Foco, 1(4).

Ferreiro, E. (1992). Lectoescritura y Paráfrasis. Editorial DULIA. Caracas – Venezuela. Pág. 315.

Godino, J. D. (2010). Perspectiva de la didáctica de las matemáticas como disciplina tecnocientífica. Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada. Recuperado de http://www.ugr.es/~jgodino/fundamentos_teoricos/perspectiva_ddm.pdf

Herrera, H. E. (2014). Aristóteles y carl schmitt sobre el derecho natural. Kriterion (Brazil), 55(129), 205-222. doi:10.1590/S0100-512X2014000100012

Jiménez, R. (2013).¿se Puede Enseñar a Persuadir a los Alumnos de Derecho con el Metadiscurso? Una propuesta docente. Revista De Llengua i Dret, 59, 42-58. doi:10.2436/20.8030.02.3

Kilpatrick, Jeremy, GÓMEZ; Pedro y RICO; L. Educación Matemática: Errores y dificultades de los alumnos, resolución de problemas, evaluación e historia. México: Grupo editorial Ibero América, 1995

Labbé, M. F. (2016). The children of darkness are wiser than the children of light. catholic politician and marxist thought in chile, 1960-1964. [Los hijos de las tinieblas son más sagaces que los hijos de la luz. Pensamiento político católico y marxismo en Chile, 1960-1964] Izquierdas, 28, 27-65.

León, J. J. (2013). La periferia como lugar del sujeto. Una reflexión desde el pensamiento comunicacional alternativo. Revista De Filosofia (Venezuela), 75(3), 89-104.

López, F. H. (2012). Thinking philosophically from within a global mindset: The dialogue between discourse ethics (apel) and the ethics of liberation (dussel). [Pensar filosóficamente desde un horizonte mundial: El diálogo entre la ética del discurso (APEL) y la ética de la liberación (Dussel)] Pensamiento, 68(257), 477-500.

Parra Cabrera, H., & Jiménez Bautista. F. (2016). Estilos de resolución de conflictos en estudiantes universitarios. Styles of resolution of conflicts in university students. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 8(1), 3-10. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v8i1.275

Rincón Leal, O.L., Vergel Ortega, M., y Zafra Tristancho, S.L. (2017). Modelo de calidad servqual para evaluar factores que influyen en el uso de blogs como recurso didáctico del cálculo. Bogotá: grupo editorial Ibañez S.A.S.

Romualdo Ibáñez, O., Fernando Moncada, N., & Santana, A. (2015). Disciplinary variation in the academic discourse of biology and law: A description based on coherence relations. Onomazein, 32(2), 101-131. doi:10.7764/onomazein.32.6

Vergel Ortega, M & Rincón Leal, O.L. Factores Asociados al uso de blogs educativos. Educacion y Desarrollo. Cali: Sello Editorial Redipe (95857440) Red De Pedagogía S.A.S.

Williamson, G., & Navarrete, S. (2014). Cooperación internacional y educación intercultural bilingüe en Chile: Cuatro casos en la educación superior. Revista Mexicana De Investigacion Educativa, 19(60), 19-43.

Zafra, S. Vergel, M. Martínez, J. Topología para mejorar el coeficiente intelectual de la niñez. Cali: Sello Editorial Redipe (95857440) Red De Pedagogía S.A.S.

Zafra, S. Vergel, M. Parra, H. Asertividad y resolución de conflictos en jóvenes universitarios. Diversidad, innovación, lengua y Cultura. 978-958-8967-12-7 USA: Sello Editorial Redipe (95857440) Red De Pedagogía S.A.S.

Publicado

2017-07-01

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

La didáctica en humanidades e ciências, uma disciplina científica. (2017). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 9(1), 242-248. https://doi.org/10.22335/rlct.v9i1.455