Bioética social: uma solução para a erosãodos valores éticos na sociedade de hoje

Autores

  • María Yackelín Díaz Rodríguez Universidad Militar Nueva Granada

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v7i3.415

Palavras-chave:

sociedade, tradicional, moderna, bioética, ética, valores, cultura

Resumo

A pesquisa continua um enfoque qualitativo, documental. Su objetivo era analizar do campo teórico da bioética como a transformação que é dado passo da sociedade tradicional da sociedade moderna. Resultado indicando como implicado grandes mudanças na forma em que as pessoas perciben a vida, e na forma como agir em conformidade com os argumentos. Se ha dejado de lado a vida em sociedade, as regras e princípios éticos e morales que rigen a convivência e a definição de limites para instaurar un orden social. O ser humano moderno é individualista, sus interesses pessoais, seja o único importante, não é uma responsabilidade para os problemas sociais e se preocupa só por ele mesmo, deixando um lado ao que está sucedendo no entorno. Ante este panorama surge la bioética, como uma disciplina que representa as relações na vida em sociedade e solidariedade, e que abarca aspectos da convivência e supervivencia. Se conclude que su objetivo supera a delimitação dos valores éticos que devem conformar a cultura na sociedade moderna, e crie uma orden social que permita um cada individuo adaptado à globalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Assalone, E. (2012). Characterization of bureaucracy in the outlines of the philosophy of right by G.W.F. hegel: The beginning of the philosophical reflection on public administration. Revista de Humanidades, (25), 29-44.

Bastías Saavedra, M. (2015). A new generation of statesmen: Law, university, and the social question in Chile, 1860-1925. [Una nueva generación de estadistas. Derecho, Universidad y la Cuestión Social en Chile, 1860-1925]. Revista Austral De Ciencias Sociales, 15(29), 33-47

Beltrán, j. (1993). Procesos, estrategias y técnicas de aprendizaje. Madrid: Síntesis.

Colás, A., Beltrán, J.; García, E.; Moraleda, M.; Calleja, G. Ysantiuste, V. (1987). Psicología de la Educación. Madrid: EUDEMA

Córdoba Rey, E. M., Cadavid Ruíz, N., & Quijano Martínez, M. C. (2015). Reading Habits and Expectations of Parents of Children with Reading Difficulties. CES Psicología, 8(2), 31-46.

Fajuri, A. Z. (2011). The right to life and the right to health care in the constitution: A necessary relationship. Estudios Constitucionales, 9(1), 37-64

García Cívico, J. (2010). La integración social de la persona inmigrante en España: Norma y realidad. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 2(1), 25-39. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v2i1.65

León, F. (2005). Una bioética social para lationamérica. Revista Marplatense de Filosofía 11(1). 57

Martínez Lozano, J., Guzmán Gutiérrez., W., & Vergel, M. (2016). Prácticas pedagógicas para la paz, realidades de la implementación en el enfoque por competencias. Pedagogical practices for peace, facts of implementation in competences focus. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 8(1), 33-44. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v8i1.365

Molina, N. (2013). La moral ¿Innata o adquirida? Revista Colombiana de Bioética, vol. 8, núm. 1, p. 89-106.

Pérez, H., & Lima, R. (2015). Moral, ética y bioética. Un punto de vista práctico. Medicina e investigación.. Bogotá: Universidad Javeriana.

Monsalve, M. (2011). Implementación de las tics como estrategia didáctica para generar un aprendizaje significativo de los procesos Celulares en los estudiantes de grado sexto de la institución Educativa san Andrés del municipio de Girardota.” tesis de maestría de la universidad Nacional de Colombia. Bogotá: Universidad nacional. Recuperado de: http://www.bdigital.unal.edu.co/5936/1/43666105.2012.pdf

Ortega, M. V., Lozano, J. J. M., & Leal, O. L. R. (2016). Validez de instrumento cala para evaluar asesorías académicas virtuales. Revista horizontes pedagógicos, 18(1), 26-33.

Salas, A. L. C. (2011). Implicaciones educativas de la teoría sociocultural de Vigotsky. Revista Educación, 25(2), 59-65.

Sapag, M. (2009). Bioética: el encuentro de una conciencia. Escritos de bioética. 3(2). 88

Universidad Pontificia Comillas. (2016). La bioética global y la ética de la responsabilidad: una mirada fenomenológica a los orígenes y a los desafíos para el futuro. Revista Iberoamericana de bioética. 6(1). 78

Valdomir, Z. (2009). Crisis de los valores morales y éticos en la sociedad actual. Posmodernismo. 3(2). 45

Williamson, G., & Navarrete, S. (2014). Cooperación internacional y educación intercultural bilingüe en Chile: cuatro casos en la educación superior. Revista Mexicana de investigación educativa, 19(60), 19-43.

Yáñez, J. O. (2014). Democracy at school: Let us starts with the right to speak. [Democracia en la escuela: Comencemos con el derecho a la palabra] Signos Filosóficos, 16(31), 97-124.

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

Bioética social: uma solução para a erosãodos valores éticos na sociedade de hoje. (2018). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 7(3), 25-30. https://doi.org/10.22335/rlct.v7i3.415