Percepção da ciência e museu em estudantes universitarios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v8i2.387

Palavras-chave:

ciência, museu, percepção

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar as percepções e museologia sobre a ciência em estudantes universitários, bem como descrever características sociais e culturais de estudantes universitários na fronteira Colombo-venezuelana em termos de desenvolvimento social e suas características culturais. A metodologia é enquadrada no paradigma quantitativo através de inquéritos semi-estruturados, mapas de percepção e análise multivariada. A amostra é composta por estudantes universitários que estão visitando o Centro na Fronteira Interativo de Ciência e Tecnologia, pela primeira vez. Os resultados fornecem elementos essenciais para consolidar o desenvolvimento de programas que estimulam a criatividade ea capacidade de inovação nos estudantes

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henry de Jesús Gallardo Pérez, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctor en Educación. Licenciado en Matemáticas y Física. Especialista en Estadística. Magíster en Economía. Profesor del Departamento de Matemáticas y Estadística.

  • Mawency Vergel Ortega, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctora en Educación. Licenciada en Matemáticas y Física. Especialista en Estadística Aplicada e Informática  Educativa.

  • José Joaquín Martínez Lozano, Universidad Francisco de Paula Santander

    Doctor en Educación. Licenciado en Biología y Química. Especialista en Biomatemáticas. Especialista en Computación para la Docencia. Magíster en educación mención Gerencia Educativa. Grupo de investigación Quetelet

Referências

Bonilla, E. y Rodríguez P. (2005). Más Allá del Dilema de los Métodos: la Investigación en Ciencias Sociales. Bogotá: Norma.

Chiurazzi, R., Cinquetti, M., Gambari, F. M., Ricchiardi, P., & Seglie, D. (2012). Cave paintings of pinerolo area. repertoire and museology. Preistoria Alpina, 46(2), 171-172.

Costoya, D. C., & Jubany, M. S. (2011). The museum of the cercle literari de vic (1879-1888). A landmark in the origins of museology in catalonia. Ausa, 25(167), 131-172. Retrieved from www.scopus.com

Cristiani, M. L. T., De Felice, A., Russo, R. I., Angelini, G., Cocchi, P., Gurrieri, F., & Sbriziolo, E. (2009). Museology and museography of globalization. Critica d'Arte, (39-40), 7-14. Retrieved from www.scopus.

Dallas J. (2000). Métodos Multivariados Aplicados al Análisis de Datos. México: Thompson Editores.

Daza, S. y M. Lozano. (2014). Percepciones de las ciencias y las tecnologías en Colombia. Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología. Bogotá.

FECYT. (2014). Percepción Social de la Ciencia y la Tecnología en España. España: FECYT.

Gallardo, H. (2014). El Modelo Pedagógico Dialógico Crítico en la Educación. Revista Respuestas 19 ( 2). 34-46

Gallardo, H. y M. Vergel. (2010). Una Alternativa Educativa: Los Museos de Ciencias. Revista Eco-Matemático. 1 (1). 56-68

Goldstein, E. B. (1999). Sensación y Percepción (5ª Ed). Madrid: Debate.

Gómez, R. (2002). Evolución Científica y Metodológica de la Economía: Escuelas de Pensamiento. En La Economía de Mercado, Virtudes e Inconvenientes. México: Universidad Autónoma de Nuevo León.

Gómez, J. & Hidalgo, M. (2001). La validez de los Tests, Escalas y Cuestionarios. Centro de Estudios de Opinión. Medellín: Universidad de Antioquia.

Guisasola, J., R. Azcona, M. Etxaniz, E. Mujika y M. Morentin. (2005). Diseño de estrategias centradas en el aprendizaje de las visitas escolares a los museos de ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 1(Sn). 10-15

Guisasola, J. y M. Morentin. (2007). ¿Qué papel tienen las visitas escolares a los museos de ciencias en el aprendizaje de las ciencias? Una revisión de las investigaciones. Rev. Enseñanza de las Ciencias. 25(1). 23-35.

Härdle W, Simar L. (2007). Applied Multivariate Statistical Analysis. Berlin: Springer.

Hurtado-de Barrera J. (2010). Metodología de la investigación, guía para la comprensión holística de la ciencia. Caracas: Quirón Ediciones

Hurtado I. y Toro J. (1977). Paradigmas y métodos de investigación. Venezuela: Episteme Consultores Asociados.

Koffka, K. (1963) Principles of Gestalt Psychology Harcourt, Brace & World, Inc. New York.

León, G. (2014). Percepción social de la ciencia y la tecnología en teólogos católicos, protestantes y pentecostales. Universidad Javeriana. Bogotá.

Lorente, J. P. (2015). Current museological strategies related to critical museology. Complutum, 26(2), 111-120. doi:10.5209/rev-CMPL.2015.v26.n2.50422

Mairesse, F. (2015). Museology at the crossroads. Complutum, 26(2), 29-37. doi:10.5209/rev-CMPL.2015.v26.n2.50414

Martínez, J. y Martínez, L. (2009). Los Test Estadísticos y la Valoración de Escalas. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa. 15(2), 15-24.

Medina-González, I. (2014). The fifth anniversary of intervención, revista internacional de conservación, restauración y museología: A retrospective review and a prospective view. Ge-Conservacion, 2014(6), 19-25. Retrieved from www.scopus.com

Mairesse, F. (2015). Museology at the crossroads. [La muséologie à la croisée des chemins: La museología en la encrucijada de los caminos] Complutum, 26(2), 29-37. doi:10.5209/rev-CMPL.2015.v26.n2.50414

Morales, P. (2007). La Fiabilidad en los Test y Escalas. Estadística Aplicada a las Ciencias Sociales. Madrid Universidad Pontificia Comillas.

Naciones Unidas. (2009). Diseño de Muestras para Encuestas de Hogares, Directrices Prácticas. Nueva York. Documento en línea. Disponible en: http://unstats.un.org/unsd/publication/seriesf/Seriesf_98s.pdf

Nisbet R, Elder J, Miner G. (2009). Handbook of statistical analysis and data mining applications. Canadá: Academic Press.

Pardo A, San-Martín R, Ruíz, M. (2010). Metodología de las Ciencias del Comportamiento y de la Salud. Madrid: Síntesis.

Pérez, C. (2005). Métodos Estadísticos Avanzados con SPSS. Madrid: Thompson Editores.

Pérez, C. (2005). Muestreo Estadístico. España: Pearson Educación.

Piaget, J. (1973). Seis estudios de psicología. Barcelona: Barral Editores.

Pozo, J., M. Gómez, M. Limón y A. Sanz. (1991). Procesos cognitivos en la comprensión de la ciencia. Madrid Ministerio de Educación y Ciencia.

Sánchez, M. (2005). Introducción a la Teoría de Respuesta al Ítem, una Herramienta para el Análisis de Variables Latentes: Aplicación a la Medición de la Calidad de Vida de la Infancia. Universidad de Extremadura: Departamento de Economía Aplicada y Organización de Empresas.

Scheaffer R, Mendenhall W, Ott R. (2007). Elementos de Muestreo. 6a ed. España: Paraninfo.

Scheiner, T. (2015). The 'museum' event: Considerations on the theoretical field of museology (1955-2015). Complutum, 26(2), 77-86. doi:10.5209/rev-CMPL.2015.v26.n2.50419

Sepich, J. (2012). The interdisciplinary as a key value enhancement strategy in the museum. dialogs between the archivist, the museology, the curatorship and the conservation in the documentary archive (typologies: Audiovisual-visual-audible- textual) and the Buenos Aires modern art museum collection. Kepes, (8), 121-139.

Vergel, M. y H. Gallardo. (2009). Modelación en un Museo Interactivo, Revista Evaluación e Investigación. 2(4) 58-67

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Percepção da ciência e museu em estudantes universitarios. (2017). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 8(2), 48-59. https://doi.org/10.22335/rlct.v8i2.387