Assédio moral entre colegas em uma escola de formação de policía

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v9i1.316

Palavras-chave:

Bullying, vítimas, infratores, processo de formação, painéis de testemunhas

Resumo

A pesquisa "Peer Bullying em the escola de carabineiros Alejandro Gutierrez 2015," aborda um dos temas de ponta em contextos educacionais, de que as escolas de formação de polícia não são isentas. Bullying na escola Alejandro Gutierrez, ficou especialmente evidenciado por diferentes consultas realizadas pelos alunos da equipe profissional que integra a equipe de desenvolvimento humano, psicólogos, assistentes sociais e / ou sacerdote, um dos aspectos repetitivos da consulta. O alvo para o desenvolvimento da pesquisa foi a reconhecer o impacto que tem sobre o pessoal de estudantes durante a formação da polícia e do ambiente como tal bullying comportamento em unidades de polícia. Entre os principais resultados surgiram: causas de bullying entre pares, em ordem de prioridade: cultural diferenças, para desestressar estratégia, não aceitando as regras das rivalidades grupos, acadêmicas. Estes tipos de bullying entre os estudantes: apelidos, insultos, restringem a possibilidade de participação em atividades acadêmicas, as ameaças. E mais fortes consequências do assédio moral, agressão, insônia, perda de auto-confiança, doenças físicas, depressão, falta de apetite, mau desempenho acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Lucía Gallego Betancourth, Policía Nacional de Colombia

    Trabajo Social. Maestría Educación y desarrollo humano. Especialista en servicio de policía. Doctora en Educación

     

Referências

Abreu, L. E. (2016). Tradition, law, and politics. Dados, 59(1), 139. doi:10.1590/00115258201673

Albores-Gallo, Lilia, Sauceda-García, Juan Manuel, Ruiz-Velasco, Silvia, y Roque-Santiago, Eduardo. (2011). El acoso escolar (bullying) y su asociación con trastornos psiquiátricos en una muestra de escolares en México. Salud Pública de México, 53(3), 220-227. Recuperado en 21 de diciembre de 2015, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttextypid=S0036-36342011000300006ylng=esytlng=es.

Azaola, E. y Ruiz, M. (2009). Papeles policiales: abuso de poder y eufemismo punitivo en la Policía Judicial de la ciudad de México. Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social–Distrito Federal, México

Bandura, A. (1982). Teoría del aprendizaje social. España: Espasa Universitaria.

Bronfenbrenner U, (1987). La ecología del desarrollo humano. Cognición y desarrollo humano. España: Paidós.

Campos, P. (2013). La realidad del acoso escolar o bullying. Recuperado: https://aprendizdelguanteblanco.files.wordpress.com/2013/06/resec3b1a-acoso-escolar-o-bullying-por-k-paola-campos-anaya.pdf

Corredor, N., Salazar, M., Paniagua, G. W, Trejos, J. y Valencia, A. (2014), Factores psicosociales del Bullying y las estrategias de afrontamiento como factor diferencial.

Erazo, O. (2012), la intimidación escolar, actores y características. Revista Vanguardia psicológico clínica teórica y práctica. ISSN-e2216-0701, Vol. 3, Nº. 1, 2012 (Ejemplar dedicado a: Nuevos aportes para una comunicación transdisciplinar), págs.80-102 Recuperado: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4815149

García Peña, J.; Moncada Ortiz, R. y Quintero Gil, J. (2013). El Bullying y el suicidio en el escenario universitario. En: Revista Colombiana de Ciencias Sociales. Vol. 4. No. 2. Medellín. ISSN 2216 – 1201

Hernández Prados, M.A; Solano Fernández, MM.I. (2007). Ciberbullying, un problema de acoso escolar. Revista Iberoamericana de Estudios a Distancia. No. 10. Recuperado en http://www.biblioteca.org.ar/libros/141650. pdf.

López, V., Bilbao, M. Á., Ascorra, P., Moya, I.; Morales, M. (2014). Escala de Clima Escolar: adaptación al español y validación en estudiantes chilenos. Universitas Psychologica, 10(2). 15-25.

Moncayo, J. (2011). Análisis y vínculos entre matoneo y vida social en Colombia. Una mirada a dos instituciones educativas y al sector el codito. (Tesis de maestría) Universidad Nacional de Colombia. Bogotá, Colombia.

Paredes, María Teresa; et al. (2008). Estudio exploratorio sobre el fenómeno del bullying en la ciudad de Cali. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, niñez y juventud. 6. (1).

Paredes, O; Sanabria Ferrand, P; González Quevedo, L.A.; Moreno Rehalpe, S.P. (2010). Bullying en las facultades de Medicina de Colombia, mito o realidad. Revista de Medicina. 2(18).

Ruiz Torres, Miquel Á., y Azaola Garrido, Elena. (2014). Cuadrar el delito: Corrupción institucional y participación de policías en el secuestro en México. Perfiles latinoamericanos, 22(44), 91-112. Recuperado en 13 de enero de 2016, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttextypid=S0188-76532014000200004ylng=esytlng=es.

Valadez, I. y Vargas, V. (2012). Estrategias de afrontamiento de los alumnos implicados en la dinámica de la violencia entre iguales en escuelas de educación secundaria de la Zona Metropolitana de Guadalajara Jalisco, México Revista educarnos. 5. Recuperado de: http://www.revistaeducarnos.com/art%C3%ADculos/educaci%C3%B3n/estrategias-de-afrontamiento-de-los-alumnos-implicados-en-la-din%C3%A1mica-de-la-violencia-entre-iguales.

Vergel Ortega, M., Martínez Lozano, J. J., & Zafra Tristancho, S. L. (2016). Factores asociados al bullying en instituciones de educación superior. Revista Criminalidad, 58(2), 197-208. Retrieved May 10, 2017, from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-31082016000200008&lng=en&tlng=

Weisburd, D. & Braga, A. (2006). Police Innovation: Contrasting Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press

Zimring, F. E. (2013). The city that became safe: New York's lessons for urban crime and its control (Studies in crime and public policy) New York: Oxford University press.

Publicado

2017-07-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Assédio moral entre colegas em uma escola de formação de policía. (2017). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 9(1), 24-34. https://doi.org/10.22335/rlct.v9i1.316