Representação social sobre a gestão educativa na Universidade Militar“Nueva Granada”
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v7i2.253Palavras-chave:
Educação superior, gestão educativa, investigação, virtualidade, representações sociaisResumo
No presente estudo, derivado do projeto de pesquisa: As representações sociais na investigação formativa nos grupos de pesquisas da Faculdade de Estudos à Distância da Universidade Militar “Nueva Granada” (DIS 1507), se analisam os processos de investigação desenvolvidos desde a Teoria das Representações Sociais. Ao inter-relacionar os grupos de pesquisa da Faculdade, através do método de comparação constante, se estabelecem critérios para um modelo de gestão educativo. Concluise que os docentes buscam com a investigação projeção pessoal, que se faz necessário um modelo de gestão e contar com políticas para desenvolver os processos investigativos.Downloads
Referências
Abric, J. (2001). Metodología de recolección de las representaciones sociales. En Practiques sociales et Representations (J. D. Flores, Trad., Coyoacán ed.). México.
Acuerdo 4. (16 de Abril de 2004). Por el cual se establece el Reglamento del Personal Docente de la Universidad Militar Nueva Granada. Bogotá, Colombia: Universidad Militar Nueva Granada.
Colciencias. (20 de marzo de 2013). Más de 8 mil investigadores categorizados hay en el país. Recuperado el 26 de octubre de 2015, de Portal Colciencias: http://www.colciencias.gov.co/noticias/m-s-de-8-mil-investigadores-categorizados-hay-en-el-pa-s.
Fortich Navarro, M. (2013). Sociología, Historiografía, Semiótica y Cultura del Libro Una apuesta metodológica para la lectura sobre la identidad del discurso jurídico en América Latina. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 70-80. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v4i2.192.
Huertas Díaz, O. (2013). Educación y pedagogía desde la perspectiva del paradigma emergente. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 53-61. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v4i2.190
Martínez, J. (Julio de 2011). Métodos de investigación cualitativa. Silogismo - Revista de la Corporación Internacional para el Desarrollo Educativo(8), 1-33. Recuperado el 28 de octubre de 2015, de http://www.cide.edu.co/doc/investigacion/3.%20metodos%20de%20investigacion.pdf.
Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires, Argentina: Huemul, S. A.
Recio, A. (2003). El qué y para qué de la investigación en la universidad. Revista Investigación y Desarrollo Social, 12(25-26), 80-103.
Rodríguez, E., Cohen, W., Pedraja, L., Araneda, C., & Rodríguez, J. (2014). La gestión del conocimiento y la calidad de la docencia de posgrado en las universidades: un estudio exploratorio. Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales, 24(52), 59-66
Salinas, J. (30 de septiembre de 2012). La investigación ante los desafíos de los escenarios de aprendizaje futuros. RED Revista de Educación a Distancia(32), 1-23. Recuperado de http://www.um.es/ead/red/32/.
Silvera Sarmiento, A., & Sacker García, J. (2013). Proyecto educativo de ciudad: desarrollo del ser social de cara a la vida global. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 62-69. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v4i2.191
Sancho, J., Creus, A., & Padilla, P. (febrero de 2011). Docencia, investigación y gestión en la Universidad: una profesión tres mundos. Praxis Educativa, XVI(14), 17-34. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=153115865003.
Valencia Puentes, A., & Trejos García, J. (2013). Los primeros auxilios psicológicos en el servicio de atención al ciudadano desde un enfoque humanista. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 49-52
Vicerrectoría de Investigaciones. (2012). La investigación formativa en la Universidad Militar Nueva Granada. Bogotá.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.