Qualidade e professor da universidade de perfil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v6i1.212

Palavras-chave:

ensino, qualidade, produtividade, sistema e indicadores

Resumo

A pesquisa desenvolve os aspectos teóricos do perfil construções de professores, no âmbito da qualidade construção no ensino. Objectivo geral para projetar e implementar um sistema de medição da qualidade no ensino universitário. A pesquisa é conduzida em uma abordagem mista, combinando paradigma quantitativo, a fim de alcançar padrões de regularidade e qualidade no nível de captura de informação técnica e estratégica com entrevistas em profundidade, e também no nível de análise de dados e interpretação dos resultados na redução, transformação e disposição dos mesmos, com a finalidade de se obter a experiência dos quatro grupos formadores de idade; A pesquisa foi realizada com 120 professores da Universidade Nacional Experimental de Táchira. Conclusão: A implementação do sistema permitiu a formulação, implementação e monitorização de programas que visam a formação de docentes para ajudar a melhorar a qualidade do ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Vicente Sánchez Frank, Universidad Nacional Experimental del Táchira
    Licenciado en Matemáticas y Física. Magister en Estadística. Doctor en Educación. Rector, Universidad Nacional Experimental del Táchira - UNET.
  • Sandra Liliana Zafra Tristancho, Policía Nacional de Colombia
    Licenciada en Biología y Química. Magister en prácticas Pedagógicas.
  • Mawency Vergel Ortega, Universidad Francisco de Paula Santander
    Licenciada en Matemáticas y Física. Especialista en Informática Educativa. Especialista en Estadística Aplicada. Magíster en Gerencia Educativa. Doctora en Educación.

Referências

Acevedo, D. (2004). Metodología para la generación e interpretación de indicadores de gestión y resultados. Caracas, Venezuela: Ministerio de Educación Cultura y Deportes.

Alarcón, N. & Méndez, R. (2000). Calidad y productividad en la docencia de la educación superior. Recuperado el 2 de septiembre de 2003, de http://www.monografias.com/trabajos10/ponenc/ponenc.shtml

Albornoz, O. (1997). La cuestión de la productividad, rendimiento y competitividad académica del personal docente y de investigación en América Latina y el Caribe. En L. Yarsabal (Ed.), Educación Superior en el siglo XXI: Visión de América Latina y el Caribe (pp. 391-421). La Habana, Cuba: CRESAL/UNESCO.

Beltrán, J. (1998). Indicadores de gestión. Santafé de Bogotá, Colombia: 3R editores.

Campbell, D. & Stanley, J. (1995). Diseños experimentales y cuasiexperimentales en la investigación social (M. Kitaigoradzki & J. C. Orries e I. Bars, Trads.). Buenos Aires, Argentina: Amorrortu. (Trabajo original publicado en 1966).

Contreras Bello, Y. (2012). Bases de la Investigación Cualitativa, técnicas y procedimientos para desarrollar una teoría fundamentada. Autores: Anselm Strauss y Juliet Corbin. Universidad de Antioquia, Colombia, 2012. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 3(2), 172-173. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v3i2.166

Correa de Molina, C. (2010). Auto-organización curricular en el contexto de la emergencia de una ética global: formación del estudiante y calidad de la educación. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 1(2), 86-94. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v1i2.51

Hernández, R. (2002). Contribuciones al análisis estadístico. Merida, enezuela: Universidad de Los Andes, Facultad de Ciencias Jurídicas.

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2001). Metodología de la investigación (2a. ed.) México: Esfuerzo.

Padrón, J. (2000). Seminario de epistemología y educación. Manuscrito no publicado, Universidad Pedagógica Experimental Libertador. Rubio, Venezuela.

Martínez. M. (1999). Método hermenéutico-dialéctico en las ciencias de la conducta. Anhtropos, 10(18), 85-111

Rey, D. (2004). La gestión tradicional y la gestión por procesos. Recuperado el 25 de julio de 2005, de http://www.gestiopolis.com/recursos4/docs/ger/gestitra.htm

Rusque, A. (1999). De la diversidad a la unidad en la investigación cualitativa. Caracas, Venezuela: FACES/UCV.

Salkind, N. (1999). Métodos de investigación (3a. ed.). (R. Escalona, Trad.). México, México: Prentice Hall Hispanoamericana. (Trabajo original publicado en 1998).

Sánchez, J. (2001). Apuntes de estadística. Manuscrito no publicado. Universidad Nacional Experimental del Táchira. San Cristóbal, Venezuela.

Scheaffer, R., Mendenhall, W. & Ott, H. (1987). Elementos de muestreo. (G. Sánchez & J. Gómez, Trads.). México, México: Grupo Editorial Iberoamérica. (Trabajo original publicado en 1986).

Publicado

2014-08-17

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Qualidade e professor da universidade de perfil. (2014). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 6(1), 161-174. https://doi.org/10.22335/rlct.v6i1.212