O fenômeno do bullying na Colômbia

Autores

  • Ángela Paola Contreras Álvarez Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.195

Palavras-chave:

Bullying, assédio escolar, intimidação

Resumo

Este artigo descreve o fenômeno sinistro da violência e assédio no ambiente escolar chamado Bullying (matanças nas escolas), o qual tinha sido usado desde finais dos anos setenta nos países escandinavos, em Colômbia cresceu no ano de 2000, ganhando força e permanência com o uso de redes sociais, evidenciando assim a falta de politicas educativas nacionais para a atenção e a intervenção do problema, igual do que o abandono da educação em direitos humanos e a resolução pacífica de conflitos nas escolas. Esta problemática se desenvolve através do significado do bullying, descrevendo a sua origem, o seu fenômeno, a relação dos deveres do estado em face do tema, a concepção do fenômeno a partir da perspectiva do Tribunal Constitucional, concluindo com algumas sugestões para abordar o tema da problemática escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ángela Paola Contreras Álvarez, Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca

    Abogada. Licenciada en Sociales. Estudiante de la maestría en DD. HH.

Referências

Andrinal, J. (2010) Bullying: Acoso escolar. España: Acoso escolar.

Alcaldía de Bogotá (2009). Proyecto de acuerdo 214 de 2009. Exposición de motivos. Concejo de Bogotá.

Bastar, M. (1997). La agresividad de nuestros hijos. Madrid: Espasa.

Borg, M. G. (1998). The emotional reactions of school bullies and their victims. Educational Psychology, 18, 433-443.

Cárdenas, Y. (2009). Agresividad escolar en entornos rural y urbano . Cuadernos de la maestría en docencia e Investigación universitaria vol. 2. Págs. 55-96. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda.

Chaux, E. (2003). Agresión reactiva, agresión instru mental y el ciclo de la violencia. Revista de Estudios Sociales, 15, 47-55.

Cerda, H. (2005). Los elementos de la investigación. Bogotá: Editorial El Búho.

Cerezo, F. y Esteban, M. (1992). "La dinámica Bullyvictim entre escolares. Diversos enfoques metodológicos". Revista de Psicología Universitas terraconensis. Vol. XIV, 2. págs. 131-145.

Cerezo, F. (1997). Conductas agresivas en la edad es colar. Madrid. Pirámide.

Cerezo, F. (2002). La violencia en las aulas. Madrid: Pirámide.

Colombia. Corte Constitucional. Sentencia T-390 de 2011. Magistrado ponente: Jorge Iván Palacio Palacio.

Colombia. Corte Constitucional. Sentencia T-905 de 2011. Magistrado ponente: Jorge Iván Palacio Palacio.

Defensor del Pueblo (1999). Informe sobre violencia escolar. Disponible en: http://www.defensordelpueblo.es.

Farrington, D. P. ( 1993 ): "Understanding and preventing bullying in crime and justice". Vol. 17. M. Tonry (Ed.) Chicago. University Press, págs. 381-458.

Huertas D. Ó. (2010). Las garantías a la educación, la salud y el trabajo en el derecho internacional de los derechos humanos. Editorial Ibáñez. Bogotá, Colombia.

Huertas D. Ó. et al. (2008). Manual pedagógico y didáctico para la formación en derechos humanos. Tomo I (1215-1948). Editorial Ibáñez. Bogotá, Colombia.

Marín, I. y Pérez, S. (1985). Pedagogía social y sociología de la educación. Madrid: UNED.

Oñederra, J. (2008). Bullying: Concepto, causas, consecuencias, teorías y estudios epidemiológicos. Disponible en: http://www.sc.ehu.es/ptwgalam/ meriales%20docentes%20curso%20verano%20 2008/1.%20Bullying%20aproximacion%20al%20fenomeno%20Onederra.pdf .

Ortega, P. y Minués, R. (1996). La tolerancia en la es cuela. Barcelona. Ariel.

Ortega, R. (1994): "Violencia interpersonal en los centros educativos de enseñanza secundaria. Un estudio sobre el maltrato y la intimidad entre compañeros". Revista de Educación, 304, págs. 55-67.

Ortega, R. y Cols. (1998). La convivencia escolar: Qué es y cómo abordarla. Sevilla: Consejería de Educación y Ciencia.

Olweus, D. (1993). Bullying at school. What we know and what can do . Oxford: Blackwell.

Olweus, D. (1998). Conductas de acoso y amenazas entre escolares . Madrid: Morata.

Olweus, D. (2008 ). Conductas de acoso y amenazas entre escolares. Madrid: Morata.

Owens, L.; Shute, R. y Slee, P. (2000). 'Guess what I just heard!': Indirect aggression among teenage girls in Australia. Aggressive Behavior, 26, 67-83.

Robertexto, Portal de recursos para estudiantes. (2010) Violencia escolar: Fenómeno bullying. Consultado en 20 de enero de 2013. Disponible en: http://www.robertexto.com/archivo9/bullying.htm.

San Martín, J. (2003). La mediación escolar. Un camino para la gestión del conflicto escolar. Madrid: CCS.

Tresgallo, E. (2006). Trabajo de Investigación: El "bullying". Análisis de dicho fenómeno en una muestra de cincuenta discentes de primero de E.S.O. Consultado en 12 de diciembre de 2012. Disponible en http.//www.acosomoral.org/indexbully.htm.

Vanguardia, (2012). Colombia es uno de los países con mayores cifras de 'matoneo'. Consultado en: 13 de enero de 2013. Disponible en: http://www.vanguardia.com/actualidad/colombia/148157-colombia-esuno-de-los-paises-con-mayores-cifras-de-matoneo.

Publicado

2013-01-02

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

O fenômeno do bullying na Colômbia. (2013). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 100-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.195