A ética e a sua importância na implementação de políticas públicas no setor defesa colombiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v16i3.1947

Palavras-chave:

convivência, ética, implementação, políticas públicas, segurança

Resumo

Este artigo é o produto do trabalho monográfico intitulado La ética y su importancia en la implementación de políticas públicas del sector defensa colombiano [A ética e a sua importância na implementação de políticas públicas no setor defesa colombiano], laureado no programa de mestrado em Segurança Pública da Escola da Polícia “Miguel Antonio Lleras Pizarro”. Nesse contexto, foi estruturada uma estratégia pedagógica para contribuir para o desenvolvimento da ética na formulação e implementação de políticas públicas no setor defesa colombiano, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos territórios e ter impacto positivo na segurança e no respeito pela vida dos seus residentes. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa foi realizada com uma estrutura documental descritiva, acompanhada pelo método misto, no qual foi necessário abordar cenários com caraterísticas homogêneas e não homogêneas. Em ambos os casos, a informação valiosa foi coletada com o devido rigor; para isso, foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas a pessoal especializado nessa matéria. Por fim, graças ao trabalho de campo e ao exercício de referenciação profissional, foi possível definir uma estratégia de aplicação e avaliação a partir do contexto educacional para otimizar o comportamento ético dos funcionários públicos responsáveis pela formulação de políticas públicas no setor defesa

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexánder Obando Sánchez, Policía Nacional de Colombia

    Administrador policial egresado de la Escuela de Cadetes de Policía General Santander, Abogado, Doctorado en educación con mención en el aprendizaje social, especialización en informatica para la gestión del talento humano en la institución educativa, especialización en seguridad. 

  • Sergio Delgado Salazar, Policía Nacional de Colombia

    Docente en las áreas de administración, pedagogía, investigación social, didáctica, habilidades comunicativas, Manual de Publicaciones APA, metodología científica de investigación y trabajo de grado, asesor metodológico, director de tesis y jurado de trabajos de grado a nivel de maestría, conocimientos en gestión y gerencia educativa, experiencia en formación de competencias, pensamiento complejo, valoración crítica, evaluación y metacognición, herramientas didácticas basadas en las TIC y la participación en su entorno social. Capacidad de gestión y organización de actividades académicas, relacionadas con la disciplina de las ciencias administrativas y educativas; debates, foros y/o modelos Intercolegiados, así como en el manejo de plataformas virtuales tipo B Learning y E Learning (Google Classroom, Blackboard, Moodle, entre otros). 

Referências

Arias Henao, D. P. (2020). La implementación del acuerdo de paz y la transformación del conflicto armado en Colombia. Revista Científica General José María Córdova, 18(31), 565–584. https://doi.org/10.21830/19006586.621

Asamblea Nacional Constituyente. (1991). Constitución Política de Colombia. Imprenta Nacional de Colombia.

Assman, A. (2002). Reflexiones sobre el lenguaje y la cultura. Trotta.

Bautista, O. D. (2022). Ética pública y transparencia: un enfoque educativo. Revista de Ética y Transparencia, 10, 15- 30 HAL-SHS.

Boof, J. (2017). El secreto del tiempo. (s.d.).

Canel, M. J., & Sanders, K. (2020). Comunicación de gobiernos y administraciones públicas: fundamentos. Editorial UOC.

Castillo-Esparcia, A Álvarez-Nobell (2014). Evaluación en comunicación estratégica. McGraw Hill Education

Cayo Rojas, F., & Miranda Dávila, A. S. (2021). Comunicación afectiva e intercultural en la profesionalidad. Revista Habanera de Ciencias Médicas

Comando Fuerzas Militares de Colombia. (2016). Manual de generalidades éticas para la vocación militar. Imprenta y Publicaciones de las Fuerzas Militares. https://www.septimadivision.mil.co/enio/recurso_user/doc_contenido_pagina_web/800130633_4/613450/1._manual.pdf

Congreso de la República de Colombia. (1992). Ley 30 de 1992, “por la cual se organiza el servicio público de la educación superior”. Diario Oficial 40.700.

Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 de 1994, “por la cual se expide la ley general de educación”. Diario Oficial 41.214.

Congreso de la República de Colombia. (2014). Ley 1712 de 2014, “por medio de la cual se crea la ley de transparencia y del derecho de acceso a la información pública nacional”. Diario Oficial 49.084.

Cortina Orts, A. (2023). La necesidad de la ética pública en la administración moderna. Revista Internacional de Ética Pública, 8, 45- 60.

Elizalde, L., & Riorda, M. (2013). Comunicación gubernamental 360°. La Crujía.

Elizalde, L., & Riorda, M. (2021). La gestión de la comunicación de riesgo a través de Facebook: análisis exploratorio de las estrategias iniciales de 12 gobiernos de América Latina frente a la pandemia de COVID-19. Revista de Comunicación, 20, 73-91. https://doi.org/0.26441/RC20.2-2021-A4

Escobar, S., Muniz, J., Sanseviero, R., Saín, M., & Zachi, J. M. (2004). La seguridad ciudadana como política de Estado. Friedrich Ebert Stiftung. Fundación Víctor Grifols. (2019). Pedagogía de la bioética.

Fundación Víctor Grifols.

García Peña, J. L. (2021). El profesional de la educación en su dimensión ética y política. Dialnet.

Garro Mena, L., Calderón Castro, J. A., & Láscarez Smith, D. (2018). La intersubjetividad como base epistémica de las disciplinas tecnocientíficas. Reflexiones. https://doi.org/10.15517/rr.v98i1.33060

González Hernández, D. (2020). La praxis de los estudios sobre cultura (vol. XXV). Época III.

González Lucini, F. (1995). Temas transversales y áreas curriculares. Anaya.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de investigación (6ª ed.). McGraw-Hill.

Jares, X. R. (2020). Educación para la paz: teoría y práctica. Revista de Educación para la Paz, 5, 15-30.

Jozami, E. (2020). La gestión ética en la administración pública: base para la construcción de una cultura organizacional ética. Revista de Ética y Administración Pública, 12, 45-62.

Lederach, J. P. (2007). ¿Conflicto y violencia? ¡Busquemos alternativas creativas! Semilla.

Martínez Ruiz, H. (2012). Metodología de la investigación. Cengage Learning. http:// latinoamerica.cengage.com

Maturana, R. (2002). Biología de la realidad. Ediciones Universitarias de Valparaíso.

Mejía, M., Jaramillo, D., Herrera, D., Muñoz, O., Ruiz, L., Tovar, J., …, & Ortega, P. (2001). Conflicto y convivencia en la escuela, perspectivas. Instituto Popular de Capacitación (IPC) de la Corporación de Promoción Popular.

Najmanovich, D. (2011). La construcción de la subjetividad en la cultura digital. Paidós.

París Albert, S. (2019). Educación para la paz, creatividad atenta y desarrollo sostenible. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 8(1), 27-41.

Pineda, A., & Ramos, M. (2021). La comunicación gubernamental en tiempos de crisis: el caso de la pandemia de COVID-19 en España. Revista de Comunicación, 20, 73-91. https://doi.org/10.26441/RC20.2-2021-A4

Presidencia de la República de Colombia. (2017). Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022: pacto por Colombia, pacto por la equidad. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=93970

Ramírez Alujas, A. V. (2018). Gobierno abierto y modernización de la gestión pública: tendencias actuales y el (inevitable) camino que viene y el resto de datos. Revista Enfoques: Ciencia Política y Administración Pública, 9(15), 99-125. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=96021303006

Rincón Morera, A. (2018). Abordajes teóricos sobre la relación entre seguridad ciudadana y violencia urbana en Colombia: una lectura crítica/ Theoretical approaches on the relationship between Citizen Security and Urban Violence in Colombia: a critical reading. URVIO - Revista Latinoamericana de Estudios de Seguridad, 22, 86–100. https://doi.org/10.17141/urvio.22.2018.3149

Salas García, A. (2023). Lecciones y retos para el diseño de políticas de educación para la paz en Colombia. Pontificia Universidad Javeriana. https://doi.org/10.11144/Javeriana.papo28.lrdp

Torres Obregón, O. E. (2021). Análisis de la implementación de la política de seguridad, convivencia y justicia en Barranquilla. Escuela Superior de Administración Pública.

Tudela, P. (2009). Conceptos y orientaciones para políticas de seguridad ciudadana. Centro de Investigación y Desarrollo Policial.

Velasco, V., Martínez, V., Hernández, J., Huazano, F., & Nieves, A. (2003). Muestreo y tamaño de muestra. Una guía práctica para el personal de salud que realiza investigación. Velasco Rodríguez (Ed.). El Cid Editor.

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Categorias

Como Citar

A ética e a sua importância na implementação de políticas públicas no setor defesa colombiano. (2024). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 16(3). https://doi.org/10.22335/rlct.v16i3.1947