Bullying escolar "programa de prevenção e intervenção

Autores

  • Dayana Fonseca Hernández Universidad Autónoma de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.194

Palavras-chave:

bullying escolar, adolescência, delitos, agressão

Resumo

O bullying escolar é uma das problemáticas que geram impacto em nossa sociedade, no entanto através da recopilação teórica e prática que se evidenciara no artigo a importância e os resultados do programa piloto em pró da prevenção, intervenção e avaliação deste fenômeno. É por isto que este projeto foi implementado num colégio do distrito da Localidade de Rafael Uribe Uribe de Bogotá, em população heterogênea em idades compreendidas entre 13 a 15 anos, gerando como resultados mudanças em escalas importantes para o desenvolvimento social de um adolescente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayana Fonseca Hernández, Universidad Autónoma de Colombia

    Psicóloga. Maestría de Criminología y Victimología.

Referências

Alba, J; Alcázar, M; Burges, M; Morales, J & Baró, V. (2006). Menores infractores y Medio Abierto. La rehabilitación basada en el pensamiento prosocial. Una nueva aplicación del programa. Obtenido el 7 de febrero de 2011. Desde: http://www.meridianos.org/simposio/comunicaciones/sevill Gilligan, C.(1985). La moral y la teoría. Psicología del desarrollo femenino». FCEa/TC_a2_malcaz

Avilés, J. M. (2003). Bullying. Intimidación y maltrato entre el alumnado.

Cerezo, H. (2006). Corrientes pedagógicas contemporáneas. Revista Electrónica de Pedagogía . México. Año 4, núm. 7.

Fuensant, C. (2009). Bullying: análisis de la situación en las aulas españolas. International Journal of Psycholo gy and Psychological Therapy. Vol. 9. Págs. 367-378.

Garrido, E. (2005). Principios de criminología. Valencia: Tirant lo Blanch.

Garrido, V; López, M; Alba, J. (2005). Manual de Intervención Educativa en Readaptación Social Vol. 2 los Programas del Pensamiento Prosocial. Madrid: Tirant lo Blanch, S. L.

Gómez, P. (2002). Estrategias didácticas para trabajar las habilidades sociales en el contexto escolar. En C. Roja, Estrategias educativas para la prevención de la violencia: mediación y diálogo (págs. 133-158). Barcelona: Cruz Roja.

Goppinger, H. (1975). Criminología. Ed. Reus.

Huertas Díaz Ómar (2010). Las garantías a la educación, la salud y el trabajo en el derecho internacional de los derechos humanos. Editorial Ibáñez. Bogotá, Colombia.

Informe mundial sobre la violencia y la salud. (2003). La violencia juvenil. Obtenido el 7 de febrero de 2011. Desde: http://www.paho.org/Spanish/AM/ PUB/capitulo_2.pdf.

Morales, L. A. (2001). Adaptación y validación de un cuestionario de observación ambiental para la realización del análisis espacial y ambiental del delito de homicidio en Bogotá (Pilotaje). Acta Colombiana de Psicología. Bogotá. Págs. 9-27. Vol. 6.

Muñoz, L. (2003). Introducción a la Psicología Jurídica. México: Trillas.

Olweus, (2001). Acoso escolar, "bullying", en las escuelas: hechos e intervenciones. Centro de Investigación para la Promoción de la Salud, Universidad de Bergen. Noruega.

Soria, M. (1998). Psicología y práctica jurídica. Barcelona: Ariel.

Tapias, A. (2010). Aportes de la psicología jurídica a la criminología y al derecho. Obtenido el 6 de octubre de 2010. Disponible en: http://psicologiajuridica.org/archives/tag/angela-tapias-psicologia-jurídica-forense-asociacion-Latinoamericanade-psicologia.

Publicado

2013-01-02

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Bullying escolar "programa de prevenção e intervenção. (2013). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 90-99. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.194