Estudo comparativo sobre a percepção da paz em famílias e escolas de municípios afetados pelo conflito armado
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v16i1.1886Palavras-chave:
Família, percepção, escola, paz, conflito armadoResumo
O presente estudo teve como objetivo descrever as diferenças nas percepções dos fatores de construção da paz em crianças, adolescentes, pais e professores de escolas públicas colombianas. Metodologicamente,
o estudo se baseou em uma abordagem quantitativa com escopo descritivo e desenho
transversal não experimental; o instrumento aplicado foi a escala Likert de Percepção de Paz, que avalia os seguintes fatores: mecanismos de participação, convivência social, comunicação, estratégias pedagógicas e institucionalismo. A população foi composta por 164 crianças, 214 adolescentes, 104
pais e 39 professores de escolas públicas. Os resultados indicam que há diferenças significativas nas percepções de todos os fatores de construção da paz.
Downloads
Referências
Arcos Guzmán, M. J. (2020). Participación ciudadana y construcción de paz. Reflexiones, estudios contemporáneos e intervención. Editorial Universidad Pontificia Bolivariana.
Arenas-Villamizar, V. V., Mora-Wilches, K. Y., & Medina-Mendoza, L. A. (2019). Familia y escuela como entidades fundamentales en la construcción de paz. AiBi Revista de Investigación, Administración e Ingeniería, 7(S1), 24-–31. https://doi.org/10.15649/2346030X.495
Asode (Asociados para el Desarrollo). (2009). Investigación sobre los mecanismos y grupos organizados de niñas, niños y adolescentes que participan en la formulación e implementación de las políticas públicas de los distritos de Lima y Callao. Aprendiendo & ayudando. https://www.mimp.gob.pe/files/direcciones/dgnna/investigacion_nna_limacallao.pdf
Boulding, E. (1992). The concept of peace culture. In Peace and conflict issues after the cold war, (pp. 107-133). Unesco.
Canche Arteaga, L. E. (2012). El niño y adolescente como ciudadano mexicano. Boletín Mexicano de Derecho Comparado, 45(135), 1023-1061.
Carreño, M., & Rozo García, H. (2020). Estrategias para desarrollar la convivencia y la paz desde la educación. Academia y Virtualidad, 13(2), 35–56. https://doi.org/10.18359/ravi.4501
Centro Nacional de Memoria Histórica. (2020). Llamado urgente del Centro Nacional de Memoria Histórica sobre las amenazas a líderes sociales de los Montes de María. CNMH. https://centrodememoriahistorica.gov.co/llamado-urgente-del-centro-nacional-dememoria-historica-sobre-las-amenazas-alideres-sociales-de-los-montes-de-maria/
De La Ossa Guerra, S. J., & Rendón Blanco, G. K. (2021). Iniciativas locales: herramienta de mediación para la construcción de paz, Ovejas - Sucre. Justicia, 26(39), 213-224. https://doi.org/10.17081/just.26.39.4723
Del Pilar Zuluaga, M. (2018). Lineamientos para la implementación de personas mayores en la Jurisdicción Especial para la Paz. Jurisdicción Especial para la Paz. JEP. https://acortar.link/0bzl6Q
Delgado, P. (2019, octubre 21). La importancia de la participación de los padres en la enseñanza. Observatorio / Instituto para el Futuro de la Educación. https://observatorio.tec.mx/edu-news/la-importancia-dela-participacion-de-los-padres-en-laeducacion/
Estefanía Lera, J. L. (2011). La participación en la formación y la práctica docente. CEE Participación Educativa, 16, 133-144 Gob.es. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/81508/00820113012827.pdf?sequence=1
Fernández, M. V. B. (2022, julio 22). Las cifras del conflicto en Sucre que halló la Comisión de la Verdad. El Heraldo. https://www.elheraldo.co/sucre/sucre-las-cifrasdel-conflicto-que-hallo-la-comision-de-laverdad-925121
Fisas, V. (2011). Educar para una cultura de paz. Quaderns de construcció Construcció de Pau, 20(1), 2-10.
Ford Woodward, N. (2017). Mapear las memorias: caracterización de los impactos inmateriales del conflicto armado en los Montes de María. https://repositorio.utb.edu.co/handle/20.500.12585/9770
Hernández, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. McGraw-Hill Interamericana.
Martínez, M. V. (2006). Mecanismos participativos en el diseño, formulación e implementación de leyes, políticas y programas sobre envejecimiento. CEPAL - Serie Población y Desarrollo. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/3624efbc-1107-4b28-91bc-5009147f35f6/content
Organización de Estados Americanos (OEA). (2022). Derechos humanos de las personas mayores y sistemas nacionales de protección en las Américas. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. https://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/2023/PersonasMayores_ES.pdf
Pabón Rodríguez, K. Y., & Peña Hernández, D. (2020). Pensar la educación para la paz desde las infancias: sentidos que le otorgan los niños y niñas a la categoría conceptual "conflicto". [Tesis de pregrado]. Universidad de los Llanos.
Palacios, P. W. (2021). La percepción de las infancias sobre el tejido comunitario y la paz en México. Revista de Paz y Conflictos, 14(1), 159-178. https://doi.org/10.30827/revpaz.v14i1.17856
Parra, S. (2021, septiembre 20). Una mirada a los daños del conflicto armado en la educación rural colombiana. Revista Pesquisa Javeriana. https://www.javeriana.edu.co/pesquisa/educacion-rural-en-colombiaconflicto-armado/
Rodríguez, V., & Del Pilar, M. (2017). Hombres y mujeres en la construcción de una cultura de paz: aportes desde la asociación sembrando semillas de paz. Subregión Montes de María (Sucre y Bolívar). Estudio de caso [Tesis de grado]. Pontificia Universidad Javeriana. http://hdl.handle.net/10554/35551
Tezón, M. I., & Daniels Puello, A. D. (2018). Papel de la de la comunidad internacional en pos de una educación con y para la paz en niños, niñas y adolescentes víctimas del conflicto armado en Montes de María. En Estudios sobre conflicto y educación en Montes de María. Cartagena de Indias, Colombia (pp. 82-90). Fundación Universitaria Tecnológico Comfenalco, Alpha Editores.
Torres Vega, N., Torres Martínez, F. J., & Mesa Manosalva, E. G. (2020). Estrategias para construir la paz en la región: contribuciones de la facultad de educación de la Universidad de Nariño. Boletâin Redipe, 9(6), 88-101. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i6.1004
Unidad de Víctimas. (octubre 31 de 2022, octubre 31). Víctimas del conflicto armado. https://www.unidadvictimas.gov.co/es/registro-unico-de-victimas-ruv/
Vidanes Díez, J. (2007). La educación para la paz y la no violencia. Revista Iberoamericana de Educación, 42(2), 1-12. https://doi.org/10.35362/rie4222424
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.