Método científico e pensamento complexo para a pesquisa no ensino superior atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v15i2.1780

Palavras-chave:

método científico, pensamento complexo, metodologia de pesquisa, paradigma, ensino superior

Resumo

A importância do método científico hoje, a determinação do que mudou, do que permanece e do que é acrescentado, do que é corrigido, do que não é aceito, e a identificação de como as estratégias de pesquisa podem ser geradas a partir da complexidade para melhorar as práticas acadêmicas atuais tornam-se o problema central a ser abordado neste artigo. Com base no exposto, vale a pena propor projetos de pesquisa que integrem os princípios básicos do método científico, mas também novas abordagens e ferramentas que permitam a compreensão da complexidade e da diversidade dos fenômenos educacionais. Isso implica uma mudança na forma como a pesquisa e o conhecimento são concebidos, bem como maior abertura e flexibilidade no processo de pesquisa. Portanto, a compreensão do método científico em sua generalidade, analisando as oportunidades oferecidas pela complexidade, facilitará a incorporação de abordagens e ferramentas alternativas de pesquisa para compreender a diversidade dos fenômenos educacionais universitários, sem renunciar os princípios básicos do método científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Asensi, V., & Parra, A. (2002). El método científico y la nueva filosofía de la ciencia. Anales de Documentación, (5), 9-19. https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2251

De Micheli, A., & Iturralde, P. (2015). En torno a la evolución del pensamiento científico. Archivos de Cardiología de México, 85(4), 323-328. https://doi.org/10.1016/j.acmx.2015.06.003

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. d. (2010). Metodología de la investigación (5ª ed.). McGraw-Hill.

Hernández, J., & Salgado, S. (2010). El racionalismo de Descartes. La preocupación por el Método. Duererías - Cuadernos de Filosofía, 3-13.

Hoyos Vásquez, G. (2013). Participación del Estado, de la comunidad académica y de la sociedad en el mejoramiento de la calidad de la educación superior. Derecho y Realidad, 11(22), 310–330. https://doi.org/10.19053/16923936.v1.n22.2013.4780

Kuhn, T. S. (1962). La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica de México. https://materiainvestigacion.files.wordpress.com/2016/05/kuhn1971.pdf

Martínez, S. (1993). Método, evolución y progreso en la ciencia. Revista Hispanoamericana de Filosofía, 25(73), 37-69. https://doi.org/10.22201/iifs.18704905e.1993.880

Morin, E. (1984). Ciencia con consciencia. Anthropos, Editorial del Hombre.

Morin, E. (1992). El Método IV. Ediciones Cátedra.

Morin, E. (2001). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. (l. C. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, (Ed.). Cooperativa Editorial Magisterio.

Morin, E. (2011). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa.

Pineda, D. A. (2008). La construcción del oficio de investigador: una perspectiva sherlockiana. Bilineata Publishing.

Romero Pérez, C. (2003). Paradigma de la complejidad, modelos científicos y conocimiento educativo. Universidad de Huelva, 1-10. http://hdl.handle.net/10272/3518

Sandí, J., & Cruz, M. (2016). Propuesta metodológica de enseñanza y aprendizaje para innovar la educación superior. InterSedes, 17(36), 153-189. https://doi.org/10.15517/isucr.v17i36.27100

Weston, A. (2001). Las claves de la argumentación. Ariel, S. A.

Zepeda, S., Abascal, R., & López, E. (2016). Integración de gamificación y aprendizaje activo en el aula. Revista Ra Ximhai, 12(6), 315-325. https://doi.org/10.35197/rx.12.01.e3.2016.21.sz

Zuluaga, O. L., Molina, A., Velásquez, L., & Osorio, D. B. (1994). La pedagogía de John Dewey. Revista Educación y Pedagogía, 5(10-11), 20-30. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/5697

Publicado

2023-07-28

Edição

Seção

Artigos teóricos

Como Citar

Método científico e pensamento complexo para a pesquisa no ensino superior atual. (2023). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 15(2), 147-160. https://doi.org/10.22335/rlct.v15i2.1780