Educação na arquitetura e regulamentos visões Hegemônicas do local ao contexto global

Autores

  • Pedro Arturo Martínez Osorio Corporación Universitaria del Caribe CECAR

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v4i1.174

Palavras-chave:

Legislação, educação superior na Colômbia, o Eurocentrismo

Resumo

Este artigo discute aspectos da legislação colombiana para o ensino da arquitectura, respondendo perguntas sobre a existência de normas por meio de diretrizes, estratégias e orientações relevantes para a formação no domínio da arquitectura, abordando as questões locais do século XXI, em conformidade com a Constituição de 1991, em relação aos objetivos e fins da educação. A tese desenvolve trabalhos colocados pela presença de visões no discurso hegemônico adotado pela Academia colombiana, na ausência de normas, que adoptar uma posição crítica em relação ao caminho a seguir para o ensino de arquitetura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Arturo Martínez Osorio, Corporación Universitaria del Caribe CECAR

    Arquitecto. Candidato a Magíster en Educación. Docente de tiempo completo.

Referências

Carta UNESCO/UIA de la formación en la arquitectura. Recuperado de: http://issuu.com/johnbreton/ docs/scasantander_editorial

CASTRO-GÓMEZ, S. (2005). "El capítulo faltante del imperio, la reorganización posmoderna de la colonialidad en el capitalismo postfordista". En Multitudes # 26, revue politique, artistique, philosohique. Trabajo presentado en el simposio internacional "¿Uno solo o varios mundos posibles?", organizado por el Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos (IESCO). Bogotá, junio 7-10 de 2005. Recuperado de : http://multitudes.samizdat.net/El-capitulofaltante-de-imperio-la

CASTRO-GÓMEZ, S., GROFOSGUEL, R. (comp.). (2007). El giro decolonial, reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del hombre editores, Universidad central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, Bogotá.

DE SOUSA SANTOS, B. (1998). La globalización del derecho, los nuevos caminos de la regulación y la emancipación, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales, Instituto Latinoamericano de Servicios Legales, ILSA, Bogotá.

FALS BORDA, O. (2008). Globalización y Segunda República. En publicación: Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano No. 10. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires.

LANDER, E. (1993) (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires.

Ley 30 de 1992. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86437_Archivo_pdf.pdf

Ley 115 de 1994. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

MORA, R. (2008). Análisis, implementación y desarrollo de la ley general de educación, ediciones Universidad Simón Bolívar, Barranquilla.

QUIJANO, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En libro: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (comp.) CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina. Julio de 2000. p. 246. Recuperado de: http://bibliotecavirtual.clacso.org. ar/ar/libros/lander/quijano.rtf

WALLERSTEIN, I. (1995). La reestructuración capitalista y el sistema mundo. Conferencia magistral en el XX congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, México, 2 al 6 de octubre de 1995.

WALLERSTEIN, I. (2002). El eurocentrismo y sus avatares: los dilemas de la ciencia social, en "Conocer el mundo, saber el mundo: el fin de lo aprendido, una ciencia social para el siglo XXI. Siglo XXI Editores, S. A de C. V, México.

Publicado

2012-07-02

Como Citar

Educação na arquitetura e regulamentos visões Hegemônicas do local ao contexto global. (2012). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(1), 121-129. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i1.174