Globalização e culturas tecnociências Relacionais
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v4i1.173Palavras-chave:
techno ciência, representações sociais, contexto, alfabetização científica e tecnológica, valoresResumo
Este artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa intitulada "Globalização e Culturas Relacional tecnociências". a partir do estudo e análise crítica dos cenários que podem reconstruir como tecnociência afeta as sociedades contemporâneas, no contexto da globalização, e como novas formas culturais surgem em mudanças correspondebcia tecnológicos que levam as sociedades. Para efeitos do presente estudo utilizou uma metodologia qualitativa com um projeto básico descritivo inspirado abordagens teóricas e metodológicas desenvolvidas por autores como Ruiz (2001), Silva (2004), Abric (1994), Banchs (2000 ), Taylor e Bogdan (1992). As abordagens desses autores permitem tecnociência reconhecido como alterado, não só a estrutura das práticas científicas e tecnológicas, mas social e individual criando imaginarios novas, significados, valores e configurações no século XXI.
Downloads
Referências
ABRIC, J.C. (1994). Metodología de recolección de las representaciones sociales. En Practiques sociales et Représentations. Traducción al español por José Dacosta y Fátima Flores (2001). Prácticas Sociales y Representaciones Sociales. México, Ediciones Coyoacán.
ARANDA, D. (2012). La neurociencia social y cultural. En Revista dels estudis de ciencias de la informació i de la comunicación; Barcelona, UOC.
BAEZA, M. A. (2000). Los caminos invisibles de la realidad social. Ensayo de la sociología profunda sobre los imaginarios sociales. Santiago de Chile, RIL Editores.
BANCHS, M. A. (2000). Aproximaciones procesuales y estructurales al estudio de las representaciones sociales. Paper on social representations. Textes sur les representations sociales. Vol. 9.
BAZÚA, F. (1997). Estado, mercado e interés público: En MUNGARAY, A et VALENTI, G. (coord). Políticas Públicas y educación superior. ANUIES, México, pp. 25-88.
BERGER, P. & LUCKMANN, T. (1991). La construcción social de la realidad. Buenos Aires, Amorrortu.
CASTELLS, M. (2000). La era de la información: economía, sociedad y cultura, Vol. 1 La sociedad red. Nueva edición, Madrid, Alianza.
CARNOY, M. (2000). Sustaining the New Economy. Work, Family and Community in the Information Age. Cambrigde, Massachusetts.
FREEMAN, R. (2002). The Labour Market in the New Information Economy, NBER Working. Paper 9254. [On-line]. Disponible en URL: <http://www.nber.org/ papers/w9254>
GARCÍA CANCLINI, N. (1990). Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México, Grijalbo.
GIBBONS, M. (1998). Pertinencia de la educación superior en el siglo XXI, UNESCO, París.
KENT, R. (comp). (1996). Los temas críticos de la educación superior en América Latina I, vol. 1. Estudios comparativos, México, FCE, FLACSO, UAA.
LAVOLPE, F. (2007). Las nuevas ciudadanías de la globalización En HOLOGRAMÁTICA –Facultad de Ciencias Sociales– UNLZ, Año V, Número 8, V 6 (2008), pp. 47- 65.
MARTÍNEZ RIZO, F. (2008). La distribución de la matrícula en las Instituciones de Educación Superior, consultada el día 15 de septiembre del 2008.
MEDINA, M. (2008). La cultura de la tecnociencia. Universidad de Barcelona http://ctcs.fsf.ub.es/prometheus21/
MEDINA, M. (2000). "Ciencia-tecnología-cultura del siglo XX al XXI", en Medina, M. Y. Kwiatkowska, T. (Eds.),
Ciencia, tecnología /naturaleza, cultura en el siglo XXI. Barcelona, Anthropos.
MEDINA, R., HUERTAS, D. (2010). El desarrollo de e-learning en Colombia., Barranquilla, Corporación Universitaria Americana –Uniediciones.
MOSCOVICI, S. (2001). Why a theory of social representations? In: Deaux, K& Philogène, G. (2001) Representations of the social. USA, Blackwell Publishers Ltda.
MOSCOVICI, S. (1981). La era de las Multitudes. Un tratado histórico de psicología de masas. México, Fondo de Cultura Económica.
MOSCOVICI, S. (986). Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales. Psicología social II. Barcelona, Paidós.
MOSCOVICI, S. & HEWSTONE, M. (1986). "De la ciencia al sentido común". 80 En Moscovici, S. Psicología Social II, pp. 679-7 0. Barcelona, Paidós.
OIT. (2010a). Tendencias Mundiales del Empleo, Enero, Ginebra.
OIT. (20114b). Tendencias Mundiales del Empleo Juvenil. Agosto, Ginebra.
RIFKIN, J. (1994). El fin del trabajo: el declive de la fuerza de trabajo global y el nacimiento de era posmercado. Barcelona, Paidós.
RUIZ, J. I. (2001). "Representaciones sociales teoría y métodos de investigación". En Ruiz, J., Ponce, E. & otros. Avances en medición y evaluación en psicología y educación: cinco lecturas selectas, serie aula de psicología, 3. Bogotá, Kimpres.
SILVA, A. (2004). Metodología de imaginarios urbanos: hacia el desarrollo de un urbanismo ciudadano. Bogotá, Convenio Andrés Bello.
SILVA, A. (2007). Imaginarios Urbanos en América Latina: Urbanismos Ciudadanos, Barcelona, Fundación Antonio Tápies.
TAYLOR, S., BODGAN, R. (1992). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de los significados. Barcelona- Buenos Aires.- México, Paidós.
VERGARA, M. (2008). La naturaleza de las representaciones sociales: En, Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv 6 (1): 55-80.
VILASECA, J. (2004). Trabajo en red y teletrabajo. Hacia una nueva tendencia global del trabajo.
WALLERSTEIN, E. (1999) Abrir las ciencias sociales, 2a. ed,. Trad. Stella Mastrángelo, México, Siglo XXI.
WEISS, A. (2007). La empresa colombiana entre la tecnocracia y la participación del taylorismo a la calidad total. Bogotá, Universidad Nacional.
ZULETA, E. (1985). Educación y democracia: Un campo de combate. Bogotá, Omega.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.