Formação de professores nas instituições educacionais multiculturais e vulnerável. Base para a construção da cidadania inclusiva e intercultural

Autores

  • Iván Manuel Sánchez Fontalvo Universidad del Magdalena
  • Norma Vera Salazar Universidad del Magdalena
  • Omar Huerta Díaz Universidad Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v6i1.154

Palavras-chave:

Professores, multiculturalismo, diversidade e interculturalidade, libertação

Resumo

Educação para a cidadania inclusiva e intercultural deve entrar em todas as instituições de ensino, pois a natureza da realidade sociocultural em suas solicitações diárias para maneira urgente a formação de cidadãos competentes para se envolver com a diversidade de indivíduos e grupos que fazem e construir comunidades locais, políticas e culturais. Ele está ao alcance troca mútua de bens e valores culturais, com base no respeito e na promoção activa de interdependência que permite o desenvolvimento de projetos que beneficiem o bem comum, onde as pessoas diferentes envolvidos. É preciso, objetivo e realizar processos de formação de professores em suas próprias instituições que são dimensões do desenvolvimento de juízo crítico para os problemas que impedem o bem-estar social, permitindo sensibilizar as pessoas para assumir e fazer introspecção suspeita e evidência de exclusão e exclusão. Nesta linha altruísta que é necessário para aprender ou despertar a capacidade de identificar as vozes das pessoas e grupos envolvidos nos processos de injustiça social e atraso sócio-cultural, econômico e educacional, ser flexível e colocar-nos com eles em sua emancipação justificado em investigação em curso para atingir a sua dignidade e liberdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iván Manuel Sánchez Fontalvo, Universidad del Magdalena

    Licenciado en Necesidades Educativas Especiales. Doctor en Pedagogía. Máster en Educación Especial.

  • Norma Vera Salazar, Universidad del Magdalena

    Licenciada en necesidades educativas especiales. Especialista en derechos humanos y derecho internacional humanitario. Directora de desarrollo social. Directora de la red de mujeres del Magdalena.

  • Omar Huerta Díaz, Universidad Nacional de Colombia

    Abogado. Ph.D en Derecho. Especialista en Derecho Penal. Máster en Educación. Máster en Derechos Humanos, Estado de Derecho y Democracia en Iberoamérica. Maestría en Derecho Penal. Ph.D en Ciencias de la Educación.

Referências

Archila Guío, J. (2013). Educación y pedagogía en el contexto del paradigma emergente: una nueva forma de pensar y percibir el mundo para la formación de ciudadanía. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(1), 139-149. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v5i1.12

Bartolomé, M. (Coord.), Cabrera, F., del Campo, J., Espín, J.V., Marín, M.A., del Rincón, D., Rodríguez, M., Sandín, M.P. (1997). Diagnóstico a la Escuela Multicultural. Barcelona: CEDECS Editorial SL.

Bartolomé, M. y Cabrera, F. (2003). Sociedad multicultural y ciudadanía: Hacía una sociedad y ciudadanía interculturales. Revista de Educación, 33-56.

Colectivo AMANI. (1994). Educación Intercultural. Análisis y resolución de conflictos. Madrid: Popular.

Correa de Molina, C. (2013). Complejidad del adolescente: tensiones y emergencias de otros tipos de bucles formativos inclusivos. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 21-32. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v4i2.187

Del Campo, J. (2002). La gestión positiva del conflicto: un camino para la convivencia intercultural. En Bartolomé y otros. Identidad y ciudadanía. Un reto a la educación intercultural. Madrid: Narcea.

Delors, J. (1996). La Educación encierra un tesoro. París: Ediciones Unesco.

Espín, J.V y Santamarta, A. (1996). Diversidad y escuela comprensiva. Vías de respuesta. En Álvarez, M. Manual de orientación y tutoría(pp. 213-236). Barcelona: Praxis.

Jordán, J.A. (1994). La Escuela Multicultural, un reto para el profesorado. Barcelona: Paidós

Krueger, R. (1991). El Grupo de Discusión, guía práctica para la investigación aplicada. Madrid: Pirámide.

La Torre, del Rincón y Arnal (1996). Bases metodológicas de la investigación educativa. Barcelona: Hurtado.

Maldonado, C. (2013). Un problema fundamental en la investigación: Los problemas P vs. NP. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 4(2), 10-20. doi:http://dx.doi.org/10.22335/rlct.v4i2.186

Puig, J. (1996). La escuela, comunidad participativa. Cuadernos de Pedagogía, 253, 28-34.

Rodríguez, A., Buenaventura, N., López, I.C. (2000). Educación para la democracia. Santafé de Bogotá D.C.: Cooperativa Editorial Magisterio.

Sánchez Fontalvo, I. (2006). Educación para una ciudadanía democrática e intercultural en Colombia.[Tesis]. Barcelona, Universidad de Barcelona.

Sánchez Fontalvo, I., Sánchez Buitrago, O., Ortiz, O. (2013). Educación para una ciudadanía inclusiva. Diagnóstico de necesidades formativas del profesorado de básica secundaria y media académica. Revista Logos Ciencia y Tecnología, 4(2).

Vergel-Ortega, M. Imagen, educación que queremos y Bachelard. Iberciencia. Organización de Estados Iberoamericanos. Recuperado de: http://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/?Imagen-educacion-que-queremos-y

Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

Formação de professores nas instituições educacionais multiculturais e vulnerável. Base para a construção da cidadania inclusiva e intercultural. (2014). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 6(1), 57-67. https://doi.org/10.22335/rlct.v6i1.154