Concepção e construção de um ecossistema digital: estratégias para articular informação e formação
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v13i3.1417Palavras-chave:
Design tecnológico, ecossistema digital, informação, treinamento policialResumo
Este artigo apresenta os resultados de um projecto destinado à concepção e construção de um ecossistema digital que contribui para a consolidação e unificação da informação relacionada com os processos e serviços de formação oferecidos pela Direcção Nacional de Escolas (DINAE) da Polícia Nacional da Colômbia, como mecanismo ou estratégia de solução contra a desarticulação ou fragmentação ocorrida na disseminação dos vários processos e serviços oferecidos aos utilizadores. Neste sentido, o objectivo era definir a estrutura relevante para a concepção, elaboração e desenvolvimento do ecossistema digital, com base na informação fornecida pelos utilizadores dos serviços tecnológicos das escolas, que serão também os potenciais utilizadores finais do ecossistema. Como produto da análise dos resultados, sobre a percepção inicial dos utilizadores, o ecossistema digital foi concebido e implementado. O ecossistema conseguiu a convergência de oito componentes alojados no portal educativo institucional, permitindo uma melhor integração e articulação entre os serviços académicos oferecidos.
Downloads
Referências
Aguado, J., & Navarro, H. (2013). Comunicación móvil, ecosistema digital e industrias culturales. En J. Aguado, C. Feijoó, & I. Martínez (coord.) La comunicación móvil. Hacia un nuevo sistema digital pp. 57-78. Gedisa.
Barrios, L., & Chaves, M. (2016). El proyecto de aula como estrategia didáctica en el marco de la enseñanza para la comprensión. Avances en Educación y Humanidades, 1(1), 39-54.
Cáceres, M., Brändle, G., & Ruiz, J. (2016). Sociabilidad virtual: la interacción social en el ecosistema digital. Historia y Comunicación Social, 22(1), 233-247. https://doi.org/10.5209/HICS.55910
Carrera, P., Limón, N., Herrera, E., & De Baranda, C. (2013). Transmedialidad y ecosistema digital. Historia y Comunicación Social, 18, 535-545.
Coll, C. (2013). El currículo escolar en el marco de la nueva ecología del aprendizaje. Aula de Innovación Educativa, (219), 31-36.
Díaz, D. (2016). Diseño de un proyecto integrador que incorpora TIC desde el enfoque pedagógico sociocrítico con los docentes de ciclo cuatro de la Institución Educativa Distrital Eduardo Umaña Mendoza [Tesis de maestría, Universidad de La Sabana]. https://intellectum.unisabana.edu.co/handle/10818/29979?show=full
Fundación Telefónica. (2016). Las reglas del juego en el ecosistema digital. https://www.fundaciontelefonica.com/arte_cultura/publicaciones-listado/pagina-itempublicaciones/itempubli/501/
Hernández, R., Fernández, C.,& Baptista, M. (2015). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Interaction Design Foundation. (2019). What is Flat Design? https://www.interaction-design.org/literature/topics/flatdesign
Islas, C. (2017). La implicación de las TIC en la educación: alcances, limitaciones y prospectiva. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 861-876. https://doi.org/10.23913/ride.v8i15.324
Islas, C. (2019). Los ecosistemas de aprendizaje y estudiantes universitarios: una propuesta de abordaje sistémico. Revista de Psicología y Ciencias del Comportamiento, 10(2), 172-186.
ITU (2017). Estudios de caso: el ecosistema digital y la masificación de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TIC) en Panamá. https://www.itu.int/dms_pub/itu-d/opb/pref/D-PREF-EF.CS_PANAMA-2017-PDF-S.pdf
Jenkins, H., Ford, S., & Green, J. (2013). Spreadable media. Creating value and meaning in a networked culture. NYU Press. https://www.jstor.org/stable/j.ctt9qfk6w
Jiménez, I. (2015). Pedagogía de la creatividad viable: un camino para potencializar el pensamiento crítico. Opción, 31(2), 632-653.
Jiménez, I. (2018). Didácticas innovadoras mediadas por TIC: retos a partir de la ecología del aprendizaje [Proyecto de investigación, Universidad de La Sabana].
Jiménez, I. (2020). El triángulo lógico: una ecuación didáctica emergente para aprender metodología de la investigación. Ed. Universidad de La Sabana.
López, G. (2005). El ecosistema digital: modelos de comunicación, nuevos medios y público en internet. Ed. Universitat de València.
Magro, C., Salvatella, J., Álvarez, M., Herrero, O., Paredes, A., & Vélez, G. (2014). Cultura digital y transformación de las organizaciones. Roca Salvatella.
MinTIC (2018a). Plan TIC: 2018-2020. Ministerio de las Tecnologías de la Información y la Comunicación.
MinTIC (2018b). Subdirección de Cultura Digital. https://mincultura.gov.co/areas/comunicaciones/cultura-digital/paginas/default.aspx
MinTIC (2019). Ecosistema Digital. https://mintic.gov.co/portal/vivedigital/612/w3-propertyvalue-634.html
Morales, S. (2018). Nuevos ecosistemas digitales en el nivel universitario : el caso MOOC : una aproximación al aprendizaje en los estudios de nivel superior [Trabajo final integrador, Universidad Nacional de Quilmes]. https://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/911
Motz, R., & Rodés, V. (2013). Pensando los Ecosistemas de Aprendizaje desde los Entornos Virtuales de Aprendizaje. Conferencias LACLO.
Ortiz, M., Muñoz, J., Canul, J., & Broisin, J. (2017). Análisis de uso de un ecosistema digital como apoyo a niños con problemas de aprendizaje en lectura y matemáticas básicas. Campus Virtuales, 6(2), 91-105.
Ospina, Y., & Galvis, J. (2017). Un diseño novedoso de un ecosistema digital para educación virtual. Tekhnê, 14(1), 55-60.
Pineda, E., & Orozco, P. (2017). Ecosistemas de aprendizaje con gestión de TIC. Una estrategia de formación desde la pedagogía praxeológica. Revista Docencia Universitaria, 17, 71-95.
Policía Nacional de Colombia (2015). Plan estratégico institucional: comunidades seguras y en paz. https://www.policia.gov.co/sites/default/files/descargables/plan-estrategico-institucional-2015-2018.pdf
Policía Nacional de Colombia (2019). Página de la Policía Nacional de Colombia. https://www.policia.gov.co/direcciones/educacion-policial
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, 9(5), 1-6. https://doi.org/10.1108/10748120110424816
Ramírez, M., & Chacón, C. (2018). Inmersión en los ecosistemas digitales, una forma de mejora de la educación en las áreas rurales en Colombia. Realidades y Visiones Sobre Latinoamérica, 8, 60-67.
Rey, G. (2013). Del ecosistema mediático al ecosistema digital en Colombia. Telos. Revista de Pensamiento sobre Comunicación, Tecnología y Sociedad, 97, 16-25.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.