Na busca por novas formas de interação social e discursiva em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Maritza Elena Turizo Arzuza Policía Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v5i2.123

Palavras-chave:

interação sócio discursiva, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), formação profissional, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), eixos do papel docente

Resumo

Na sociedade contemporânea, a tecnologia proporciona grandes benefícios para os processos de ensino e gestão do conhecimento. Dada a avalanche de produtos de mídia, a educação na América Latina recebe a virtualidade, como um complemento à atividade de sala de aula ou como metodologia a distância, cuja característica é o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Assim, temos novas formas de interação social e discursiva que dão dinâmica aos processos de ensino e pesquisa, fortalecendo a inteligência coletiva enriquecido pelas experiências dos usuários. Como professores ou alunos, temos de nos preparar para aceitar com responsabilidade, as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maritza Elena Turizo Arzuza, Policía Nacional de Colombia

    Docente investigadora. Asesora metodológica para la gestión investigativa en la Escuela de Policía Antonio Nariño, adscrita al Grupo ESANA – DINAE. Doctorando en Ciencias de la Educación. Diploma de Estudios Avanzados (DEA) en Lengua Española (Doctorado en Literatura Española, Lengua Española e Hispanoamericana, Lingüística General y Teoría de la Literatura). Magíster en Docencia e Investigación Universitaria. Licenciada en Educación, Especialidad en Lenguas Modernas.

Referências

Andrada, A. (2008). El triángulo de la educación virtual: tecnología, contenidos y docente- tutor. En Módulo La tutoría en entornos virtuales, Unidad 1, p.p. 5-6. Buenos Aires: Virtual Educa, OEI.

Ausubel, D., Sullivan, E. (1991). El desarrollo infantil, aspectos lingüísticos, cognitivos y físicos. México: Paidós.

Ausubel, D.P., Novak, J.D., & Hanesian, H. (1997). Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. Décima reimpresión. México: Trillas

Beltrán Llera, J.A. (Abril, 2003). Enseñar a aprender. En Fundación Telefónica (Organizador), Enseñar a aprender[ conferencia de clausura llevada a cabo en el II Congreso Internacional de EducaRed, Madrid, España]. Recuperado de

http://pendientedemigracion.ucm.es/info/psicevol/CURRICULUMS/ENSENAR%20A%20APRENDER.htm

Cobo Romaní, l., Pardo Kuklinski, H. (2007). Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food. México D.F./Barcelona: Universitat de Vic. Flacso.

Coll, C. (2000). Aprendizaje escolar y construcción del conocimiento. Buenos Aires: Paidós.

Lafrancesco, G. (2004). La evaluación integral y del aprendizaje. Bogotá: Magisterio.

López, M., Padilla, S. (2004). Evaluación de la interacción docente-discente en la Licenciatura de Educación a Distancia de la Universidad de Guadalajara. Apertura, 4(1), 70-79.

Ovelar, M. (2008, 24 de julio). Internet 3.0: ¿La Red se vuelve inteligente? Man. Recuperado de http://www.revistaman.es/Man_Selecciona/Internet-30-La-Red-07-2008-64891.html

Turizo Arzuza, M. (2005). Desarrollo de competencias cognitivas básicas en el estudiante universitario: punto de partida para recontextualizar la investigación formativa. Ensayos Disciplinares, 5, 58-65.

Turizo Arzuza, M. (2010). Implicaciones de la web 2.0 en la Educación y la gestión del conocimiento. México: UNAM

Vergel, M. & Gallardo, H. (2007). Modelación en un museo interactivo. En X Reunión de la RED POP y IV Taller, Ciencia, Comunicación y Sociedad. Recuperado en: http://www.cientec.or.cr/pop/2007/CO-MawencyVergel.pdf

Villaveces, J. L. (Junio, 2009). Competencia: cultura científica, tecnológica y manejo de la información. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-189357_archivo_pdf_cientifica.pdf

Publicado

2014-01-02

Como Citar

Na busca por novas formas de interação social e discursiva em ambientes virtuais de aprendizagem. (2014). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(2), 263-273. https://doi.org/10.22335/rlct.v5i2.123