Educação e ensino no contexto da nova Paradigma: Uma nova maneira de pensar e perceber o mundo para a formação da cidadania

Autores

  • Jesús Enrique Archila Guío Universidad Católica de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v5i1.12

Palavras-chave:

Complexidade, pedagogia, educação, investigação

Resumo

O documento que a seguir se propõe, pretende gerar algumas reflexões, (como se veio realizando os últimos 50 anos no pensamento ocidental) sobre a educação, a pedagogia e a investigação, desenvolvidas no marco das práticas sociais dos seres humanos e, sobretudo aquelas que recaem na materialização de cidadãos caracterizada pela convergência de diferentes elementos e múltiplas interações nas que o dinamismo é seu maior característica, as quais devem religar-se com os instrumentos orientadores do desenvolvimento de lineamentos educativos emergentes e complexos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jesús Enrique Archila Guío, Universidad Católica de Colombia

    Abogado. Ph.D © en Ciencias de la Educación. Magister en Derecho en Ciencias Penales y Criminológicas. Especialista en Derecho Probatorio. Especialista en Derecho Penal y Ciencias Forenses.

Referências

Anxo, M (2000). El pensamiento complejo y la pedagogía. Bases para una teoría holística de la educación. Estudios Pedagógicos, Nº 26, pp. 133-148.

CFI, Centro de formación integral (2011). Pensamiento complejo: Pedagogía de la Complejidad. Recuperado en: http://www.formacion-integral.com.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=191:pensamiento-complejo-pedagogiade-la-complejidad-b-&catid=21:pedagogia-ypsicologia&Itemid=3

Correa, C. (2004). Currículo dialógico, sistémico e interdisciplinar.Cooperativa Editorial Magisterio. Bogotá,Colombia.

______, (2010). Currículo, inclusividad y cultura de la certificación. Una mirada desde la otra orilla. Editorial la Marcha del Quijote, Barranquilla.

Escuela de Verano de Alicante, (2006). Nuevos paradigmas emergentes y educación. Recuperado en: http://colectivoeducadores.files.wordpress.com/2010/02/nuevos-paradigmas-emergentes-y-educacion.pdf

Flórez, R. (2005). Pedagogía del Conocimiento. Ediciones Mac Graw Hill.

Morín, E. (2000). Los siete saberes necesarios para la Educación del futuro. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.

Morín, E. (2003). Educar en la era planetaria. Gedisa,Barcelona.

Morín, E. (1999). La Cabeza bien puesta. Nueva Visión,Buenos Aires.

Santos Rego, M. A. (1990). Estructuras de aprendizaje y métodos cooperativos en educación. Revista Española de Pedagogía 190: 53-78.

Santos Rego, M. A. (1991). Por una pedagogía del pensamiento ante la coyuntura de reforma. PAD´E 1,2: 165-182.

Salas, R., Rojas, G., Jiménez, C. (1998). Un proyecto de educación holística. Revista Innovación Educativa 8: 71-82.

Souto, M. (1998). La clase escolar. Una mirada desde la didáctica de lo grupal. Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires: Paidós.

Publicado

2013-04-19

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

Educação e ensino no contexto da nova Paradigma: Uma nova maneira de pensar e perceber o mundo para a formação da cidadania. (2013). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(1), 139-149. https://doi.org/10.22335/rlct.v5i1.12