Ventagem competitiva para a diferenciação de Zona de Livre Comércio de Pereira

Autores

  • Paola Andrea Echeverri Gutiérrez Universidad Libre Seccional Pereira
  • Sara María Gómez Caicedo Universidad Libre Seccional Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v5i2.118

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva, Diferenciação, Zonas de Livre Comércio

Resumo

A melhor maneira de saber se uma empresa está no coração do sucesso é, determinando a sua vantagem competitiva. Por Zona de Livre Comércio de Pereira, plataforma de comércio exterior e implementação recente projeto, é importante identificar a sua vantagem competitiva, para que possa desenvolver estratégias para entrar e permanecer no mercado. Nesta pesquisa, uma análise das zonas francas industriais cinco forças foi realizada, a cadeia de valor da Zona de Livre Comércio de Pereira definido, finalmente os fatores que influenciam a sua vantagem competitiva é determinado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paola Andrea Echeverri Gutiérrez, Universidad Libre Seccional Pereira

    Magíster en Administración Económica y Financiera.

  • Sara María Gómez Caicedo, Universidad Libre Seccional Pereira

    Estudiante de Ingeniería Comercial.

Referências

Alvarado, I. J., Méndez, J. C. (2008). Plan de negocio para la creación de la Zona Franca Permanente de la Sabana[Trabajo de Grado de Administración de Empresas]. Universidad Pontificia Javeriana, Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas, Bogotá D.C..

Banco Mundial. (2008). Reporte Doing Business en Colombia. Washington, D.C.

Comisión Intersectorial de Zonas Francas (CIZF). Informe zonas francas 2007 – 2012. Octubre 3 de 2012.

Consejo Privado de Competitividad, Universidad del Rosario. (2013). Índice Departamental de Competitividad 2013. Bogotá.

Correa, K. A., Bustamante, M., Toro, L. M. (2006). Implicaciones de la Política Tributaria en las Zonas Francas de Colombia.[Trabajo de Grado en Especialización en Políticas y Legislación Tributaria]. Universidad de Medellín, Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas, Medellín.

Departamento Nacional de Planeación. (2012). Anuario de Competitividad Mundial. Institute for Management Development – IMD. Resultados para Colombia – 2012. Bogotá.

Departamento Nacional de Planeación. (2012). Reporte Global de Competitividad 2012-2013. Foro Económico Mundial. Síntesis de resultados para Colombia. Bogotá.

Esser, K., Hillebrand, W., Messner, D., Meyer-Stamer, J. Competitividad Sistémica. Disponible en: journal.ufsc.br/index.php/economia/article/download/6235/5897. [Consultado el 23 de mayo de 2013].

Fernández, M. D., Mejía, L. (2010) Plan de negocio para el montaje de una zona franca permanente especial en servicios de salud. Bucaramanga.[ Trabajo de Grado]. Universidad Industrial de Santander, Escuela de Estudios Industriales y Empresariales, Facultad de Ingenierías Físico-Mecánicas, Bucaramanga.

Forero, D., Rojas, N., Steiner, R. (2012). Resumen del trabajo titulado “Los limitantes al crecimiento en Colombia: una mirado macroeconómica”. Bogotá, FEDESARROLLO.

Ley 1004 de 30 de Diciembre de 2005. Bogotá: Congreso de Colombia.

Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. Proyecto de decreto por el cual se modifica el régimen de zonas francas Disponible en: http://www.mincit.gov.co/descargar.php?id=66313. [Consultado el 18 de noviembre de 2013].

Ministerio de Hacienda y Crédito Público. Decreto 4051 de 2007. Tipos de usuarios de las Zonas Francas. En Diario del Otún. Fecha:14-10-07: 14.

Ortiz, F. G., García, M. P.(2012). Metodología de la investigación: el proceso y sus técnicas. México, DF: Editorial Limusa.

Pahón, E. Zonas Francas no necesitan competencia. Disponible en: http://www.eldiario.com.co/seccion/ECONOMICA/zonas-francas-no-necesitan-competencia-110712.html. [Consultado el 31 de agosto 18 de 2013].

Porter, M.(1980). Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. The Free Press, New York, 1980:4.

Porter, M.(2008). Las cinco fuerzas competitivas que le dan forma a la estrategia. Harvard Business Review, 86(1), 58 – 77.

Porter, M.(1991). Ventaja Competitiva: Creación y Sostenimiento de un Rendimiento Superior. Buenos Aires: Editorial Rei Argentina s.a.

Zona Franca Internacional de Pereira. Quiénes Somos. Disponible en: http://zonafrancapereira.com/content/somos. [Consultado el 3 de mayo de 2013].

Publicado

2014-01-02

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Ventagem competitiva para a diferenciação de Zona de Livre Comércio de Pereira. (2014). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 5(2), 274-288. https://doi.org/10.22335/rlct.v5i2.118