Os batalhões de Ação Integral e a construção da paz na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v12i2.1125

Palavras-chave:

Exército, ação abrangente, paz, pós-acordo, desenvolvimento

Resumo

Após a assinatura do Acordo de Paz entre o governo colombiano e as FARC, a estratégia desarmada do Exército tornou-se a chave no pós-acordo. Este artigo investiga as fraquezas, oportunidades, pontos fortes e ameaças enfrentados pelos batalhões de Ação Integral do Exército Nacional da Colômbia nos departamentos de Santander e Cundinamarca. Para isso, foi realizada uma revisão documental, oficiais, suboficiais, soldados e civis que compõem essas unidades foram entrevistados e os comandantes desses batalhões em ambos departamentos. Os resultados apontam para ratificar a importância da Ação Integral do Exército na construção da paz, a necessidade de fortalecer a articulação interinstitucional contra ações desarmadas e avançar em direção à força orçamentária, técnica, logística e profissional desses batalhões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Eugenia Bonilla Ovallos, Universidad Autónoma de Bucaramanga

    Economista. Doctora en Estado de Derecho y Gobernanza Global. Directora Instituto de Estudios Políticos.

  • Ana María Villada Gómez, Universidad Autónoma de Bucaramanga

    Comunicación Social y Periodismo. Magíster en Políticas Públicas y Desarrollo.

Referências

Cabrera, F. (2005). Relaciones civiles y militares durante el periodo comprendido entre 1994-2002 y su incidencia en la seguridad nacional (tesis de maestría). Universidad Javeriana, Bogotá. Recuperado de https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/265

CGFM (Comando General de las Fuerzas Militares). (2017). Manual de acción integral conjunta. Bogotá: Imprenta de las Fuerzas Militares.

Ejército Nacional. (2018). Ejército Nacional, Patria, Honor y Lealtad. Recuperado de https://www.ejercito.mil.co/conozcanos/mision_vision_362168

Guevara, R. (2016). El estado del arte en la investigación: ¿análisis de los conocimientos acumulados o indagación por nuevos sentidos? Revista Folios, 165-179.

Guevara, D. A., Silva, D. F., & Villegas, O. A. (2018). Las relaciones entre memoria histórica militar y educación. El caso de las Fuerzas Militares de Colombia en el posacuerdo. Reflexión Política, 20(39), 49-64. https://doi.org/10.29375/01240781.3294

López, H. (2018). Acción integral se fortalece para una Colombia en posconflicto. Revista Militar Diálogo las Américas. Recuperado de https://dialogo-americas.com/es/articles/accion-integral-se-fortalece-para-una-colombia-en-posconflicto/

Mejía, A. (2017). Batallón de acción integral y desarrollo. Ejército Nacional.

Muñoz, N. (2011). El estudio exploratorio. Mi aproximación al mundo de la investigación cualitativa. Revista Investigación y Educación en Enfermería, 29(3), 492-499.

Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación: una experiencia concreta. Revista Electrónica Educare, XI(1), 15-29.

Silva, M. (2014). La acción integral como una estrategia efectiva hacia la consolidación de la seguridad y la defensa nacional (trabajo de grado). Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá. Recuperado de https://repository.unimilitar.edu.co/handle/10654/13730

Suárez, J. (2010). Acción Integral 2006-2009. Bogotá: Universidad Javeriana.

Valencia, Á. (2006). Acción Integral: una historia de ayuda y gestión. Revista “Fuerzas Armadas”, 198(20), 15-32.

Publicado

2020-06-08

Edição

Seção

Artigos de pesquisa / Artigos Originais

Como Citar

Os batalhões de Ação Integral e a construção da paz na Colômbia. (2020). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 12(2), 70-83. https://doi.org/10.22335/rlct.v12i2.1125