Desenvolvimento de competências em educação econômica e financeira para tomada de decisões informadas no cidadão comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1103

Palavras-chave:

desenvolvimento de habilidades, educação econômico-financeira, formação de professores, prática pedagógica, tomada de decisão

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver competências dos professores em Educação Econômica e Financeira (EEF), buscando capacitar jovens estudantes como cidadãos que tomam decisões informadas sobre questões econômicas e financeiras que impactam seus projetos de vida com qualidade e sustentabilidade. A pesquisa faz uso da metodologia da Pesquisa-Ação. As informações coletadas com revisão documental, observação, diário de campo e pesquisas com professores mostraram a ausência dessas habilidades. Como produto de pesquisa, são propostas orientações para professores para a articulação desse conhecimento na tomada de decisões informadas, em consideração ás diretrizes do Ministério da Educação Nacional da Colômbia (MinEducación) sobre a EEF, alcançando impacto por meio de um Programa de 13 escolas no Atlântico- Colômbia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Valbuena Duarte, Universidad del Atlántico

    Docente investigadora.

Referências

Aflateen, M. (2008). Manual aflateen 1.

Aflatoun. (2006). Manual para Voluntarios Facilitadores Aflatoun.

Alto endeudamiento de los hogares: La cruda realidad. (2018). Retrieved October 31, 2019, from https://www.semana.com/economia/articulo/alto-endeudamiento-de-los-hogares-la-cruda-realidad/554143

Asobancaria. (2016). Experiencias y aprendizajes de la educación financiera. Asobancaria, 13–29. Retrieved from http://www.asobancaria.com/sabermassermas/wp-content/uploads/2016/08/Cartilla-Educacion-Financiera-Asobancaria-Mayo-Sin-lineas-de-Impresion.pdf

Calderón, S. M, & Suarez, D. F. (2015). Cuadernillo de prueba ejemplo de preguntas Saber 9° Educacion Economica y Financiera Matemáticas. Bogota D.C. Ministerio de Educación Nacional de Colombia.

Calderón, S. M, Pulido, T. A. & Pulido, M. C., (2016). Derechos Básicos de Aprendizaje.

Castro y Garcia. (2010). Digitalizado por la del Banco de la República, Colombia. Una Vision General Del Sistema Financiero Colombiano, 1, 204.

Comisión Intersectorialpara la Educación Económica y Financiera, (CIEEF). (2017). Estrategia Nacional de educación económica y financiera de Colombia (ENEEF), 64. Retrieved from file:///C:/Users/natha/Downloads/estrategia_nacional_educacion_economica.pdf

Congreso de la República. (2009). Ley 1328 de 2009.

Creswell, J. (2012). Educational research Planing, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson, 4ª edición.

Cristancho Prada, M. M., Cruz, Y. X., Echeverry, Y. P., Rojas, D. R., & Urrego Bedoya, M. E. (2017). Educación financiera para estudiantes de media vocacional del Colegio Pablo Neruda en Bogotá, DC (Doctoral dissertation, Corporación Universitaria Minuto de Dios). 549, 40-42.

Denegri, M., del Valle, C., Gonzalez, Y., Etchebarne, S., Mieres, M., Sandoval, D., … Ojeda, X. (2014). Educacion economica y financiera para la formacion inicial de profesores: herramientas conceptuales y didacticas.

Domínguez, J. (2015). La educación financiera: inventario de cuestiones planteadas. EXtoikos, 17, 1–5. Retrieved from http://www.extoikos.es/n17/pdf/extoikos17.pdf

El Heraldo. (n.d.). Retrieved November 27, 2019, from https://www.elheraldo.co/noticias/economia/en-barranquilla-comienza-programa-nacional-de-educacion-financiera-115293

Gamboa, H. Hernández G. & Avendaño F. (2018). La importancia de la educación financiera para niños en edad escolar. Retrieved November 1, 2019, from https://www.revistaespacios.com/a19v40n02/a19v40n02p06.pdf

Godino, J., Batanero, C., & Font, V. (2003a). Didactica de las matematicas para maestros. https://doi.org/10.2146/ajhp040346.p2

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2003b). Fundamentos de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas para maestros. Manual para el estudiante. Retrieved from http://www.ugr.es/local/jgodino/edumat-maestros/

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación (Sexta ed.). México, México: McGRAW-HILL.

Hernández Madroñero, I. H., Londoño Cardozo, J. L., & Mazo, L. M. S. (2019). El pensamiento crítico y sus beneficios en la Administración [Critical thinking and its benefits for the practice of management]. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(1), 61-76.

ISER. (2015). Plan de formacion y capacitacion docente, Vicerrectoría Académica. Retrieved from http://www.iser.edu.co/iser/hermesoft/portalIG/home_1/recursos/documentos_generales/29072015/plan_forma_capac_doc_2015_2020.pdf

MEN. (1998). Estándares Básicos De Competencias En Mátemáticas, 50. Retrieved from http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles-116042_archivo_pdf2.pdf

Medina Pulido et al, (2016) Resultados básicos de aprendizaje (DBA) Matemáticas V2. . Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional de Colombia.

Mineducacion. (2014). Orientaciones Pedagogicas para la educacion financiera ( mi plan, mi vida y mi futuro. Retrieved from https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-343482_archivo_pdf_Orientaciones_Pedag_Educ_Economica_y_Financiera.pdf

Ministerio de Hacienda. (2011). Agenda – 2 8 Feb 2011 1. Power, 2011–2011.

Mogollón, M. & M. (2017). Una mirada a la educación económica y financiera en. Retrieved from https://revistas.uptc.edu.co/index.php/pensamiento_accion/article/view/8446

Murillo. J. M., & Cáceres C. G., (2013). Business intelligence y la toma de decisiones financieras: una aproximación teórica. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 5(1), 119-138. https://doi.org/10.22335/RLCT.V5I1.11

OCDE. (2005). Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness - Financial Stability Board, (July). Retrieved from http://www.financialstabilityboard.org/2005/06/cos_050622/

OCDE. (2007). El programa PISA de la OCDE., 34. https://doi.org/10.2514/1.39738

Ortega M. M., Pino A. C., Merino G. M., & Ledrado G. M (2009). Educación Financiera en Enseñanza Secundaria Obligatoria nivel-I guia para el profesorado. Banco de España, Ministerio de Educacion.

Peña, Q. (2006). Metodología de Investigación científica cualitativa. Recuperado de http://cienciasociales.webcindario.com/PDF/Cualitativa/Inv quintana.pdf, 05/10/2019.

PIDFA. (2012). Programa institucional de formación docente, 0–29.

Stufflebeam, D.L. y Shinkfield, A.J., (1987). Evaluación sistemática.Guía teórica y práctica. Barcelona: Paidós-MEC

Zuñiga. (2002). Los programas de formación docente: una visión más allá del aula. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, XII(2), 207–218.

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Estudo de caso

Como Citar

Desenvolvimento de competências em educação econômica e financeira para tomada de decisões informadas no cidadão comum. (2019). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 12(1), 95-109. https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1103