Mal-estar docente e violência escolar, uma relação a ser definida: revisão documental desde os anos 90 até a atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1045Palavras-chave:
violência, escola, professor, doença profissional, estudantetasResumo
Os fenômenos da violência escolar e do desconforto dos professores são contemporâneos. O primeiro foi delimitado por Olweus em 1978, enquanto o segundo foi delimitado por Esteve em 1987. Poucos estudos colocaram a relação entre os dois como objeto de investigação; No entanto, desde o início do século XXI, situações de abuso e agressão a professores começaram a ser reconhecidas. A partir de uma revisão documental dos estudos sobre o assunto, incluindo elementos legislativos, foram elaborados um banco de dados e um arquivo de referência, o que permitiu uma análise de conteúdo que levou à identificação do papel das mudanças no sistema educacional e na profissão docente, como determinantes de uma relação pedagógica na qual o professor é retirado do lugar do conhecimento pedagógico, gerando vitimização por seus alunos, com consequências para a saúde e até o surgimento de doenças ocupacionais
Downloads
Referências
Abraham, A. (2000). El enseñante es también una persona: Conflictos y tensiones en el trabajo docente. Gedisa: Barcelona.
Abril, C. (2013). Educación-IDEP. Premio a la Investigación e Innovación Educativa y Pedagógica 2012. Recuperado de http://www.idep.edu.co/sites/default/files/libros/Premioala InvestigacioneInnovacionEducativayPedagógica2012.pdf
Bautista-Macía, M. (2009). La profesionalización docente en Colombia. Revista Colombiana de Sociología. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15446/rcs
Blaya, C., Debarbieux, E., & Alamillo, R. (2006). Clima y violencia escolar . Un estudio comparativo entre España y Francia. Observatory.
Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2019). Prevalence and predictors of burnout syndrome among public elementary school teachers. Analise Psicologica, 37(2), 135-146. https://doi.org/10.14417/ap.1471
Castro Villarraga, J., Pulido Cortés, O., Peñuela Contreras, D., & Rodríguez Murcia, V. (2007). Maestro: condición social y profesión docente en Colombia 1991-2002 (I. para la I. E. y D. P. Universidad Pedagógica Nacional, Ed.). Recuperado de http://hdl.handle.net/20.500.11788/478
Cepal-UNESCO. (1992). EDUCACION Y CONOCIMIENTO: ejes de la transformación productiva con equidad propuesta de la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)
Cherniss, C. (1980). Burnout del personal - Estrés laboral en los servicios humanos (I. Sage Publications, Ed.). Retrieved from https://www.ncjrs.gov/App/abstractdb/AbstractDBDetails.aspx?id=75618
Cornejo, R. (2006). El trabajo docente en la institución escolar. La apropiación-enajenación del proceso de trabajo docente en el contexto de las reformas educativas neoliberales. Revista de Psicología. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2006.18390
Cornejo, R., & Quiñónez, M. (2007). Factores asociados al malestar/bienestar docente. Una investigación actual. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio En Educación. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/5471/5909
D’Angelo, L., & Fernández, D. (2011). Clima, conflictos y violencia en la escuela Buenos Aires: Unicef Flacso. Congreso de Investigación y Pedagogía. Buenos Aires.
Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2012). Encuesta de convivencia escolar y circunstancias que la afectan, para estudiantes de 5.º a 11 de Bogotá 2011. Climate Change 2013 - The Physical Science Basis. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Diazgranados, S., González, C., & Jaramillo, R. (2006). Aproximación a las problemáticas psicosociales y a los saberes y habilidades de los docentes del distrito. Revista de Estudios Sociales. https://doi.org/10.7440/res23.2006.04
Eljach, S. (2011). Violencia escolar en América Latina y el Caribe, Superficie y fondo. Unicef. Recuperado de https://www.unicef.org/costarica/docs/cr_pub_Violencia_escolar_America_Latina_y_Caribe.pdf
Esteve, J. (1984). Profesores en conflicto; repercusiones de la práctica profesional sobre la personalidad de los enseñantes. Recuperado de http://www.sidalc.net/cgi-bin/wxis.exe/?IsisScript=UACHBC.xis&method=post&formato=2&cantidad=1&expresion=mfn=001212
Esteve, J. M. (1994). El malestar docente. Barcelona: Paidós.
Esteve, J. M., Zarazaga, J. M. E., Franco, S., & Vera, J. (1995). Los profesores ante el cambio social: repercusiones sobre la evolución de la salud de los profesores (vol. 4). Barcelona: Anthropos Editorial.
Frandsen, M. G. (2014). La tarea docente frente al proceso de (des) subjetivació... - Google Academic. Diálogos Pedagógicos XII. Recuperado de https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=La+tarea+docente+frente+al+proceso+de+%28des%29+subjetivación+a+través+de+las+culturas+escolares&btnG=
Fundación Proservanda. (2019). Análisis de incapacidades 2017, 2018 y 2019.
Galdames, A. M., & Pezoa, C. (2015). Violencias hacia profesores de enseñanza media en la región metropolitana de Chile/Violence towards secondary school teachers in the Metropolitan Region of Chile. Revista Rumbos TS. Un Espacio Crítico para la Reflexión en Ciencias Sociales, 14, 155-172. Recuperado de http://revistafacso.ucentral.cl/index.php/rumbos/article/view/40
Gallardo-López, J., & … F. L.-N. (2019). Análisis del síndrome de burnout en docentes de educación infantil, primaria y secundaria para su prevención y tratamiento. Revista Electrónica Educare. Recuperado de https://revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/10475
García Castro, C. M., & Muñoz Sánchez, A. I. (2013). Salud y trabajo de docentes de instituciones educativas distritales de la localidad uno de Bogotá. Avances en Enfermería, 31(2), 30-42. https://doi.org/10.15446/av.enferm
García Hernández, L. (2017). El malestar docente en educación básica y media superior (un estudio comparativo entre los niveles de preescolar, primaria, secundaria y preparatoria). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=228430.
García Sánchez, B. Y., Barón Guerrero, F. J., & Ortiz Molina, B. I. (2012). La violencia escolar en Bogotá desde la mirada de las familias. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
García Sánchez, B. Y., & Ortiz, B. (2012). Los maestros ante la violencia escolar. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas. https://doi.org/10.14483/9789588782942
Gómez-Restrepo, C., Rodríguez, V., Padilla, A. C., & Avella-García, C. B. (2009). El docente, su entorno y el síndrome de agotamiento profesional (SAP) en colegios públicos en Bogotá (Colombia). Revista Colombiana de Psiquiatría, 3, 38, 279-293. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80615421005
Gómez Nashiki, A. (2014). La violencia de alumnos hacia maestros en escuelas secundarias de Colima, México. Revista Pensamiento Educativo. https://doi.org/10.7764/PEL.51.2.2014.2
Guidetti, G., Viotti, S., Badagliacca, R., & Converso, D. (2015). Looking for a specific measure for assessing sources of stress among teachers: A proposal for an italian context. Turkish Online Journal of Educational Technology, 386-393. Recuperado de https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84957573491&partnerID=40&md5=32d8571d6130d45cfb23f1d255cb392d
Guzmán V., C. (2005). Reformas educativas en América Latina: un análisis crítico. Revista Iberoamericana de Educación. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie3682779
Hidalgo López, N., Guil Bozal, V. Amar Rodríguez, A., Falls, V.M. Mestre Navas, T., Guil Bozal, J.M. López, R., Martos, R Rivas Flores, R., Dodero Fuejo, J. I., & Vázquez Domínguez, M. V. V. (2013). Dossier y guía de autoayuda para la mejora del malestar docente. Recuperado de http://hdl.handle.net/10498/15550
Huang, F. L., Eddy, C. L., & Camp, E. (2017). The role of the perceptions of school climate and teacher victimization by students. Journal of Interpersonal Violence. https://doi.org/10.1177/0886260517721898
Hué García, C. (2012). Bienestar docente y pensamiento emocional. Revista Fuentes. Recuperado de http://hdl.handle.net/11441/32947
Krauskopf, D., & Maddaleno, M. (2006). Estado del arte de los programas de prevención de la violencia en ámbitos escolares. Recuperado de http://iris.paho.org/xmlui/bitstr. Recuperado de http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/2732/Estadodel artedelosprogramasdeprevenciondelaviolenciaenambitosescolares.pdf?sequence=1
León Paime, E. F. (2009). Angustia docente: una revisión de la investigación del malestar y la violencia docente en Latinoamérica. Innovar: Revista de Ciencias Administrativas y Sociales, (Edición Especial 2009), 91. Retrieved from http://ez.urosario.edu.co/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsdoj&AN=edsdoj.103bac2c42a0428c875c7e9ae9d45621〈=es&site=eds-live&scope=site
Lestage, P., & Bergugnat, L. (2019). Effects of mindfulness on mental health of teachers: A non-randomised controlled pilot study. Journal de Therapie Comportementale et Cognitive, 29(3), 101-118. https://doi.org/10.1016/j.jtcc.2019.02.001
López, N. (2015). Las leyes generales de educación en América Latina. El derecho como proyecto político. Recuperado de https://redclade.org/wp-content/uploads/Las-Leyes-Generales-de-Educación-en-América-Latina-y-el-Caribe-El-derecho-como-proyecto-político.pdf
Macuka, I., Burić, I., & Batur, I. (2017). Emotional determinants of exhaustion and job satisfaction of elementary school teachers. Drustvena Istrazivanja, 26(2), 227-248. https://doi.org/10.5559/di.26.2.05
Maphal, M. C. (2014). The manifestation of occupational stress in the teaching profession: The unheeded voices of teachers. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5(1), 77-88. https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n1p77
Martínez Boom, A., & Tiana Ferrer, A. (2004). De la escuela expansiva a la escuela competitiva. dos modos de modernización educativa en América Latina. Recuperado de http://ez.urosario.edu.co/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat05358a&AN=crai.304096〈=es&site=eds-live&scope=site
Martínez, D. (2001). Abriendo el presente de una modernidad inconclusa: treinta años de estudios del trabajo docente. Recuperado de http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010114346/abriendo.pdf
Martínez, D., Collazo, M., & Liss, M. (2009). Dimensiones del trabajo docente: una propuesta de abordage del malestar y el sufrimiento psíquico de los docentes en la Argentina. Educação & Sociedade, 30(107), 389-408. https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000200005
Martinic, S. (2001). Conflictos políticos e interacciones comunicativas en las reformas educativas en América. Revista Iberoamericana de Educación, 17-33. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie270967
Maslach, C. & Jackson, S. E. (1981). Maslach Burnout Inventory Manual. Palo Alto, California: Consulting Psychologists Press. Palo Alto, California.
Maslach, C. (1976). Burn-Out. Comportamiento Humano, V, 16-22.
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2002). Decreto 1278. Bogotá.
Montoya Betancur, J. A. (2016). Las emociones y los efectos que se suscitan en los maestros al ser violentados. Recuperado de http://tesis.udea.edu.co/dspace/bitstream/10495/8945/1/MontoyaJulieth_2016_MontoyaMestrosviolentados.pdf
Morales Pinochet, M., Álvarez, J. P., Ayala del Castillo, A., Ascorra Costa, P., Bilbao B, M. de los Á., Carrasco Aguilar, C., … Villalobos Parada, B. (2014). Violencia escolar a profesores: conductas de victimización reportadas por docentes de enseñanza básica. School Violence Towards Teachers: Victimization Behaviors in Elementary-School Teachers Paula Ascorra Costa iv María de los Ángeles Bilbao v. Revista de Estudios Cotidianos, 2(2), 91-116.
Murillo Estepa, P., & Becerra Peña, S. (2009). Las percepciones del clima escolar por directivos, docentes y alumnado mediante el empleo de «redes semánticas naturales». Su importancia en la gestión de los centros educativos. Revista de Educación, 350, 375–399.
Ortiz-Molina, B. I. (2012). Violencia escolar: La mirada de los maestros sobre las relaciones de colegaje. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 4 (8), 369–382. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/344513
Organización Mundial de la Salud (OMS). (2001). Fortaleciendo la promoción de la salud mental. Hoja Informativa 220. Recuperado de https://www.who.int/mental_health/evidence/promocion_de_la_salud_mental.pdf
Parra Sandoval, R., González, A., & Moritz, O. (1992). La escuela violenta. Fundación FES. Bogotá.
Pérez Márquez, D. L. (2013). Reflexiones en torno a la violencia de género hacia los docentes de educación básica. La Ventana. Revista de Estudios de Género, 4(38). Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-94362013000200013
Popkewitz, T. S. (1994). Política, conocimiento y poder: algunas cuestiones para el estudio de las reformas educativas. Revista de Educación, 305, 103-137. https://doi.org/10.4438/1988-592X-0034-8082-RE
Quaas, C., Born, M. M., Davis, C., & Young, F. (2002). Salud mental de los docentes: Investigaciones realizadas sobre el síndrome de burnout. Psicoperspectivas, 1, 1-23. Recuperado de https://search.proquest.com/docview/866550756?accountid=150292
Quintero, J. I. P. (2019). Prevalencia del síndrome de burnout en docentes: factores asociados al estatuto de vinculación laboral en Colombia. Revista Interamericana de Psicología Ocupacional, 37(2). Recuperado de http://209.97.135.77/index.php/RPO/article/view/237
Quintero Quintero, A. D. P. (2014). El malestar en el docente: estado del arte desde los aportes teóricos psicoanalíticos publicados en Argentina, México, Colombia, Brasil, Chile y Paraguay, entre 1983 y 2013 (Tesis de maestría). Universidad de Antioquia, Medellín. Recuperado de http://tesis.udea.edu.co/handle/10495/6581
Restrepo Ayala, N., Colorado Vargas, G., & Cabrera Arana, G. (2006). Desgaste emocional en docentes oficiales de Medellín, Colombia, 2005. Revista de Salud Pública, 8, 63-73. Recuperado de https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0124-00642006000100006&script=sci_arttext&tlng=en
Robalino Campos, M., & Korner, A. (2005). Condiciones de trabajo y salud docente: estudios de casos en Argentina, Chile, Ecuador, México, Perú y Uruguay. Ciencia y Enfermería, 12(2). https://doi.org/https://doi.org/10.4067/S0717-95532006000200007
Rodríguez Molano, A. (2014). Entre luces y sombras: convivencia escolar y malestar docente. Popayán: Universidad del Cauca.
Sarramona López, J., Noguera Arrom, J., & Vera Vila, J. (1998). ¿Qué es ser profesional docente? What it means to be a profesional teacher? Biblid, 10, 95-144. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.14201/ted.2812
Servisalud. (2019). Panorama de la incapacidades por psiquiatría. Bogotá.
Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2017). Still motivated to teach? A study of school context variables, stress and job satisfaction among teachers in senior high school. Social Psychology of Education, 20(1), 15-37. https://doi.org/10.1007/s11218-016-9363-9
Tenti Fanfani, E. (2007). Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, 28(99). https://doi.org/10.1590/s0101-73302007000200003
UNESCO. (1993). Necesidades básicas de aprendizaje: Estrategias de acción. Reporte quinta reunión del comité intergubernamental del proyecto principal en la esfera de la educación en América Latina y el Caribe. Retrieved from http://www.unesco.org/education/pdf/11_170_s.pdf
Velandia, P. (2014). La salud mental docente como enfermedad profesional. Instituto Latinoamerícano de Altos Estudios, 35. Retrieved from www.ilae.edu.co/Ilae_Files/Libros/20140724132148313892066.pdf
Zavala, J. (2008). Estrés y burnout docente: conceptos, causas y efectos. Educación, XVII (32), 67-86. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/1817
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Logos Ciencia & Tecnología
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages), sob o princípio de que fazer disponível gratuitamente pesquisa ao público apoia a um maior intercâmbio de conhecimento global. Isto significa que os autores transferem o Copyright à revista, para que possam realizar cópias e distribuição dos conteúdos por qualquer meio, sempre que se mantenha o reconhecimento de seus autores, não faça uso comercial das obras e não realize nenhuma modificação delas.