O discurso e a prática dos direitos fundamentais frente ao livre desenvolvimento da personalidade na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22335/rlct.v2i1.64

Palavras-chave:

Discurso, prática, direitos fundamentais, livre desenvolvimento da personalidade

Resumo

O presente artigo reflete sobre o discurso e a prática do direito ao livre desenvolvimento da personalidade na colômbia a partir das principais teorias jurídicas, políticas e filosóficas, levando-se me conta a problemática que ocorre na escola pela aplicação de normas contidas nos manuais de convivência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Huertas Díaz, Universidad Nacional de Colombia
    Abogado. Máster en Derechos Humanos, Estado de Derecho y Democracia. Mg. en Derecho Penal. Mg. en Educación ©. Profesor.

Referências

ANÓNIMO (2010). República. Diccionario Manual de la Lengua Española Vox. Larousse Editorial, S.L. En http:// es.thefreedictionary.com/rep%C3%BAblica, consultado el 25 de agosto de 2010.

AGUILÓ R., J. (2000). Teoría general de las fuentes del Derecho (y del orden jurídico). Barcelona: Ed. Ariel S.A.

ALEXY, R. (1993). Teoría de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de estudios constitucionales.

ALEXY, R. (1995). Teoría del discurso y Derechos Humanos, [trad. castellana de Luis Villar Borda]. Bogotá D. C.: Universidad Externado de Colombia.

ALEXY, R. (1997). Teoría de la argumentación jurídica. La teoría del discurso racional como teoría de la fundamentación jurídica, [trad. castellana de Manuel Atienza e Isabel Espejo]. Madrid.

BAUMAN, Z. (2003). Modernidad líquida. México: Fondo de Cultura Económica.

BAUMAN, Z. (2007). Tiempos líquidos. Barcelona: Tusquets Editores.

BETEGÓN, J. y otros. (1997). Lecciones de Teoría del Derecho. Madrid: Ed. McGraw Hill.

BÖECKKENFÖRDE, E. (1993). Escritos sobre derechos fundamentales, [trad. castellana de Juan Luis Requejo Pajés e Ignacio Villaverde Menéndez]. Baden-Baden: Nomos.

BOVERO, M. (1993). Individuo, Modernidad, Historia ("Modernidad"), [trad. castellana de Pedro Aragón]. Madrid: Ed. Tecnos.

CASTILLEJO, J. L. (1994). Teoría de la educación ("La educación como fenómeno, proceso y resultado"). Madrid: Ed. Taurus.

Constitución Política de Colombia, 1991.

CORREA, M. (2003). La limitación de los derechos fundamentales. Bogotá D. C.: Instituto de estudios constitucionales Carlos Restrepo Piedrahita, Universidad Externado de Colombia.

CORTE CONSTITUCIONAL (1998). Sentencia SU-642 de 1998. Magistrado ponente: Eduardo Cifuentes Muñoz.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia T-516 de 1998, Magistrado ponente Dr. Antonio Barrera Carbonell.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia T-386 del 31 de agosto de 1994, Magistrado Ponente Dr. Antonio Barrera Carbonell.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia T-366 de 1997, Magistrado Ponente Dr. José Gregorio Hernández Galindo.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia T-211 de 1995. Magistrado Ponente Dr. Alejandro Martínez Caballero.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia T-889 de 2000, Magistrado ponente Dr. Alejandro Martínez Caballero.

CORTE CONSTITUCIONAL, Sentencia C-1064 de 2001, Magistrados ponentes Dr. Manuel José Cepeda Espinosa y Dr. Jaime Córdoba Triviño.

ELÍAS, N. (1990). La sociedad de los individuos. Barcelona: Ed. Península, traducido por José Antonio Alemany Barbero.

FERRAJOLI, L. (2000). El garantismo y la filosofía del derecho, [trad. castellana de Gerardo Pisarello, Alexei Estrada y José Manuel Díaz]. Serie teoría jurídica y filosofía del derecho No. 15. Bogotá D. C.: Universidad Externado de Colombia.

HABERMAS, J. (1989). El discurso de la modernidad, [trad. castellana de Taurus]. Madrid: Ed. Taurus.

HABERMAS, J. (1998). Facticidad y Validez. Sobre el derecho y el Estado Democrático de Derecho en términos de teoría del discurso, [trad. castellana de Manuel Jiménez]. España: Ed. Trotta.

HOHFELD, W. (1913). "Some fundamental conceptions as applied in judicial reasoning", en 23 Yale Law Journal.

JARAMILLO, I. (2003). La crítica de los derechos Wendy Brown y Patricia Williams. Bogotá D. C.: Universidad de los Andes, Instituto Pensar, Siglo del Hombre Editores.

Ley 270 de 1996.

LYOTARD, J. F. (1994). La condición postmoderna [trad. castellana de Mariano Antolín Rato]. Madrid: Ed. Cátedra.

MARÍAS, J. (1961). Historia de la filosofía. ("La filosofía existencial de Heidegger"). Bogotá D.C.: Ed. Planeta.

MARX, K. (1982). "Sobre la cuestión judía". En Escritos de juventud, [trad. castellana de Wenceslao Roces]. México: Fondo de Cultura Económica.

MATEO G., J. Zygmunt Bauman: una lectura líquida de la posmodernidad. Revista Académica de Relaciones Internacionales, No. 9. México: Universidad Autónoma de México.

NINO, C. S. (1991). The Ethics of Human Rights. Oxford.

OSUNA, N. (1998). Tutela y amparo: derechos protegidos. Bogotá D. C.: Universidad Externado de Colombia.

PRIETO, L (1990). Estudios sobre derechos fundamentales. Madrid: Ed. Debate.

PECES-BARBA, G. (1995). Curso de derechos fundamentales. Teoría general. Madrid: Universidad Carlos III de Madrid.

PECES-BARBA, G. (2006). La Constitución y los derechos. Serie Teoría Jurídica y Filosofía del Derecho No. 39. Bogotá D.C.: Universidad Externado de Colombia.

RAWLS, J. (2000). Debate sobre el liberalismo político ("Réplica a Habermas") [trad. castellana de Gerard Vilar Roca]. Barcelona: Ed. Paidós.

RAWLS, J. (2002). La justicia como equidad. Una reformulación, [trad. castellana de Andrés de Francisco]. Barcelona: Ed. Paidós.

SARRAMONA, J. (2000). Teoría de la educación. Reflexión y normativa pedagógica. Barcelona: Ed. Ariel Educación.

SCHNEIDER, H.-P. (1979). Revista de Estudios Políticos ("Peculiaridad y función de los derechos fundamentales en el Estado constitucional democrático").

UPRIMNY Y., R. (1995). La motivación de las sentencias y el papel del juez en el Estado social y democrático de derecho. Bogotá: Ed. Universidad Nacional, Pensamiento Jurídico No. 4.

VAN DIJK, T. A. (1997). Discurso, cognición y sociedad. Revista Signos. Teoría y práctica de la educación. Octubre-Diciembre, pp. 66-74.

Publicado

2010-07-02

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

O discurso e a prática dos direitos fundamentais frente ao livre desenvolvimento da personalidade na Escola. (2010). Revista Logos Ciencia & Tecnología, 2(1), 10-24. https://doi.org/10.22335/rlct.v2i1.64